A Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto, localizada no Bairro Penha II, em Passos, no Sul de Minas, foi tema de uma reportagem no programa “Como Será?”, da Rede Globo, exibido em rede nacional na manhã do último sábado, 4.
A matéria mostra como os alunos desenvolveram um fogão que funciona à luz solar. O projeto já havia vencido a etapa sudeste do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado na cidade de Santos, em novembro do ano passado.
Com apresentação da jornalista Sandra Annenberg, a reportagem é de Ariella Bersan, que mostrou o passo a passo da montagem do fogão e até experimentou um suspiro (doce a base de clara de ovos e açúcar) assado no aparelho.
O trabalho dos alunos da equipe “Lego Dream” foi desenvolvido sob a orientação da professora de matemática Dulce Helena Alves. Para construir o fogão à luz solar, a equipe usou materiais recicláveis, como caixas de leite, papelão, lata de tinta vazia e jornal.
De acordo com Rosemeire Assis Lobato Borges, diretora da escola, alguns dos alunos que participaram da construção do fogão são do fundamental II, outros já deixaram a escola e estão cursando o 1º ano do ensino médio em escolas estaduais.
No entanto, eles ainda frequentam a “Jalile” para ter acesso às aulas de robótica, porque o estado não disponibiliza o conteúdo.
“Para nós, é um grande orgulho ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente! O orgulho maior é ver a transformação que esse projeto proporciona na vida dos alunos, que passaram a se sentir mais confiantes, mais empreendedores e abertos a novas perspectivas. E foi um grande presente para nossa escola, que comemorou 22 anos no dia 31 de maio”, destaca a diretora.
A Escola Municipal Professora Jalile Calixto Barbosa é uma das escolas da rede municipal de ensino em que implantou o programa 'Mais Educação', do Ministério da Educação (MEC). É por meio desse programa que são desenvolvidas as atividades da escola de tempo integral para alunos das escolas municipais de Passos.
O “Como Será?” é o antigo “Globo Cidadania”. O programa é exibido aos sábados, às 7h, pela TV Globo, e abrange conteúdos de educação, ecologia e ciência, sempre mostrando experiências exitosas em todo Brasil nessas áreas.
Para quem não assistiu o programa e deseja ver a reportagem, ela está disponível no portal G1, na página do “Como Será”: http://g1.globo.com/como-sera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário