Pular para o conteúdo principal

PASSOS: ESCOLA JALILE BARBOSA É TEMA DE PROGRAMA DA REDE GLOBO


A Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto, localizada no Bairro Penha II, em Passos, no Sul de Minas, foi tema de uma reportagem no programa “Como Será?”, da Rede Globo, exibido em rede nacional na manhã do último sábado, 4. 

A matéria mostra como os alunos desenvolveram um fogão que funciona à luz solar. O projeto já havia vencido a etapa sudeste do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado na cidade de Santos, em novembro do ano passado.

Com apresentação da jornalista Sandra Annenberg, a reportagem é de Ariella Bersan, que mostrou o passo a passo da montagem do fogão e até experimentou um suspiro (doce a base de clara de ovos e açúcar) assado no aparelho.

O trabalho dos alunos da equipe “Lego Dream” foi desenvolvido sob a orientação da professora de matemática Dulce Helena Alves. Para construir o fogão à luz solar, a equipe usou materiais recicláveis, como caixas de leite, papelão, lata de tinta vazia e jornal.

De acordo com Rosemeire Assis Lobato Borges, diretora da escola, alguns dos alunos que participaram da construção do fogão são do fundamental II, outros já deixaram a escola e estão cursando o 1º ano do ensino médio em escolas estaduais. 

No entanto, eles ainda frequentam a “Jalile” para ter acesso às aulas de robótica, porque o estado não disponibiliza o conteúdo.

“Para nós, é um grande orgulho ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente! O orgulho maior é ver a transformação que esse projeto proporciona na vida dos alunos, que passaram a se sentir mais confiantes, mais empreendedores e abertos a novas perspectivas. E foi um grande presente para nossa escola, que comemorou 22 anos no dia 31 de maio”, destaca a diretora.

A Escola Municipal Professora Jalile Calixto Barbosa é uma das escolas da rede municipal de ensino em que implantou o programa 'Mais Educação', do Ministério da Educação (MEC). É por meio desse programa que são desenvolvidas as atividades da escola de tempo integral para alunos das escolas municipais de Passos.

O “Como Será?” é o antigo “Globo Cidadania”. O programa é exibido aos sábados, às 7h, pela TV Globo, e abrange conteúdos de educação, ecologia e ciência, sempre mostrando experiências exitosas em todo Brasil nessas áreas. 

Para quem não assistiu o programa e deseja ver a reportagem, ela está disponível no portal G1, na página do “Como Será”: http://g1.globo.com/como-sera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.