Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA O TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO


Após três meses de tramitação e discussão, foi aprovado em segunda e última votação na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 7, o Projeto de Lei nº 768/2016 que regulamenta o transporte público em Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A proposta, enviada pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT) à Câmara, recebeu algumas emendas, após discussões em reuniões e Audiência Pública com a população. 

As sugestões vêm do Parlamento Jovem e da Câmara do Idoso, grupos ligados à Escola do Legislativo da Câmara, da comunidade e dos vereadores, além de duas emendas à Lei Orgânica do Município. 

Os textos seguem agora para sanção da prefeitura e a empresa terá, após isso, 90 dias para regularizar o serviço.

O objetivo do Executivo ao criar o Projeto, foi atender as solicitações dos usuários do transporte público coletivo e buscar a qualificação do serviço prestado pela concessionária, garantindo mais conforto, pontualidade, eficiência e segurança.
  
A proposta foi apresentada pelo prefeito durante coletiva de imprensa no dia 1º de março, quando apresentou a proposta. 

Na ocasião ele fez a assinatura do Projeto e explicou que as definições inscritas no PL já estavam previstas no contrato de concessão do serviço, porém, a partir da aprovação do documento, seria feita a formalização do gerenciamento por meio de um contrato mais adequado, para atender as necessidades da população. 

No PL estão incluídas notificações e multas, caso a concessionária não cumpra com as determinações do Poder Executivo. 

Caso haja infração cometida pela concessionária, ocorrerão penalidades. A multa pode variar de 100 UFMs (Unidade Fiscal Municipal) a 2.000 UFMs, sendo o máximo equivalente a R$6.400 por infração, podendo chegar ainda à rescisão do contrato caso seja descumprida a legislação.

Os valores das multas serão destinados especificamente na aplicação da sinalização, educação para o trânsito, vistoria e fiscalização, visando melhorar os trabalhos na área.

De acordo com o PL, será criada ainda uma ouvidoria para reclamação direta do usuário, que funcionará na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Dentre as determinações para qualificar os serviços, estão exigidas a estruturação do Terminal Urbano, o chamado Ponto Final, situado à Praça João Pinheiro e a instalação de painéis eletrônicos informativos nos terminais, GPS nos ônibus, novas linhas de ônibus e a colocação de microônibus para melhoria na circulação do trânsito no centro da cidade.

Emendas à Lei Orgânica do Município
O texto 020/2016 foi proposto como emenda à Lei Orgânica do Município, aprovado pelos vereadores e subscrito pela Mesa Diretora, que estabelece que “a concessão ou permissão de exploração do serviço de transporte coletivo urbano e rural não poderá ser outorgada a apenas uma empresa”, atendendo a uma das principais solicitações da população que avalia que a falta de concorrência acarreta no oferecimento do serviço desqualificado.

Além disso, a Lei Orgânica recebeu uma segunda emenda, de número 016/2015, dos vereadores. A proposta assinada por todos os parlamentares prevê a gratuidade no transporte público para pessoas acima de 60 anos, bastando apresentar documento oficial com foto.

As demais emendas propostas fazem referência a melhorias nos pontos de ônibus, fiscalização, transporte por micro-ônibus, Terminal Urbano (o chamado ponto final), dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.