Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA O TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO


Após três meses de tramitação e discussão, foi aprovado em segunda e última votação na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 7, o Projeto de Lei nº 768/2016 que regulamenta o transporte público em Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A proposta, enviada pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT) à Câmara, recebeu algumas emendas, após discussões em reuniões e Audiência Pública com a população. 

As sugestões vêm do Parlamento Jovem e da Câmara do Idoso, grupos ligados à Escola do Legislativo da Câmara, da comunidade e dos vereadores, além de duas emendas à Lei Orgânica do Município. 

Os textos seguem agora para sanção da prefeitura e a empresa terá, após isso, 90 dias para regularizar o serviço.

O objetivo do Executivo ao criar o Projeto, foi atender as solicitações dos usuários do transporte público coletivo e buscar a qualificação do serviço prestado pela concessionária, garantindo mais conforto, pontualidade, eficiência e segurança.
  
A proposta foi apresentada pelo prefeito durante coletiva de imprensa no dia 1º de março, quando apresentou a proposta. 

Na ocasião ele fez a assinatura do Projeto e explicou que as definições inscritas no PL já estavam previstas no contrato de concessão do serviço, porém, a partir da aprovação do documento, seria feita a formalização do gerenciamento por meio de um contrato mais adequado, para atender as necessidades da população. 

No PL estão incluídas notificações e multas, caso a concessionária não cumpra com as determinações do Poder Executivo. 

Caso haja infração cometida pela concessionária, ocorrerão penalidades. A multa pode variar de 100 UFMs (Unidade Fiscal Municipal) a 2.000 UFMs, sendo o máximo equivalente a R$6.400 por infração, podendo chegar ainda à rescisão do contrato caso seja descumprida a legislação.

Os valores das multas serão destinados especificamente na aplicação da sinalização, educação para o trânsito, vistoria e fiscalização, visando melhorar os trabalhos na área.

De acordo com o PL, será criada ainda uma ouvidoria para reclamação direta do usuário, que funcionará na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Dentre as determinações para qualificar os serviços, estão exigidas a estruturação do Terminal Urbano, o chamado Ponto Final, situado à Praça João Pinheiro e a instalação de painéis eletrônicos informativos nos terminais, GPS nos ônibus, novas linhas de ônibus e a colocação de microônibus para melhoria na circulação do trânsito no centro da cidade.

Emendas à Lei Orgânica do Município
O texto 020/2016 foi proposto como emenda à Lei Orgânica do Município, aprovado pelos vereadores e subscrito pela Mesa Diretora, que estabelece que “a concessão ou permissão de exploração do serviço de transporte coletivo urbano e rural não poderá ser outorgada a apenas uma empresa”, atendendo a uma das principais solicitações da população que avalia que a falta de concorrência acarreta no oferecimento do serviço desqualificado.

Além disso, a Lei Orgânica recebeu uma segunda emenda, de número 016/2015, dos vereadores. A proposta assinada por todos os parlamentares prevê a gratuidade no transporte público para pessoas acima de 60 anos, bastando apresentar documento oficial com foto.

As demais emendas propostas fazem referência a melhorias nos pontos de ônibus, fiscalização, transporte por micro-ônibus, Terminal Urbano (o chamado ponto final), dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/