Pular para o conteúdo principal

RECONDUZIDO, REITOR GARANTE ESFORÇOS PARA VIABILIZAR PROJETOS ESTRATÉGICOS DA UFLA

Na nova gestão, as mulheres são uma marca importante na equipe e ocupam cargos de destaque

Em meio a um cenário desafiador para o Brasil, reitor e vice seguem otimistas e pregam união em prol da universidade

Em meio a um cenário conturbado da política nacional e de recessão econômica, várias universidades federais no Brasil estão iniciando uma nova gestão ou tendo a continuidade de um projeto já em vigor. 

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), após um amplo processo democrático de consulta interna, os professores José Roberto Soares Scolforo e Édila Vilela de Resende Von Pinho foram reconduzidos aos cargos de reitor e vice, respectivamente.

Com uma nova equipe de trabalho, o reitor não fugiu de comentar sobre os novos desafios. “Teremos que reinventar a UFLA. Vamos trabalhar de maneira incessante, ser mais criativos, otimizar os recursos, aproveitar ainda mais o nosso potencial como seres humanos e profissionais", disse José Roberto Scolforo durante a solenidade posse ocorrida no último dia 2. 

Na nova gestão, as mulheres são uma marca importante na equipe e ocupam cargos de destaque. Além da vice-reitora reconduzida e da pró-reitora de Planejamento e Gestão (PROPLAG), a servidora Patrícia Maria Silva, que também foi reconduzida para um dos cargos mais importantes e estratégicos da universidade, a professora Ana Paula Piovesan Melchiori, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) assumiu a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Além delas, a professora Débora Cristina de Carvalho, do novato Departamento de Ciências Humanas (DCH) assumiu a Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP). A professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), Ana Carla Marques Pinheiro deixou a chefia de gabinete e assumiu a do Reitor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos.

Em seu lugar, assumiu a chefia de gabinete a professora do recém-criado Departamento de Ciências da Saúde (DSA), Joziana Muniz de Paiva Barçante. Na Secretaria dos Conselhos Superiores, foi reconduzida ao cargo a servidora Ione Dias Bertolucci.

Os dirigentes da UFLA tem pela frente entre seus maiores desafios a implantação do Hospital Universitário, que dará suporte ao recém-criado curso de medicina da instituição e que vai impactar toda a população de Lavras e região, o Parque Tecnológico e a garantia da continuidade dos projetos da universidade, em um cenário econômico desfavorável.

“Neste momento de dificuldades, minha confiança está na nossa persistência. No momento de dificuldades, muitas instituições desistem dos grandes projetos e nós não vamos abdicar de nossos sonhos. Nós vamos trabalhar em conjunto, vamos perseverar e vamos avançar”, enfatizou.

Scolforo reforçou o compromisso com a comunidade de Lavras e região e disse que os esforços serão mantidos no sentido de iniciar e concretizar a obra do Hospital Universitário, mesmo que a crise enfrentada pelo País exija um redimensionamento do projeto e do cronograma de execução. 

Também destacou o compromisso de finalizar no curto prazo a obra do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), colocando-o em condições adequadas de funcionamento, com empresas de base tecnológica que vão fortalecer o ensino e a pesquisa na universidade.

O dirigente apresentou também alguns projetos estratégicos que são estratégicos para a universidade para a gestão. 

Entre eles ampliar significativamente o número de vagas na pós-graduação, incluindo a oferta de novos cursos e a criação e aparelhamento de novos laboratórios multiusuários, será uma das metas. 

Ele apontou também um projeto ousado de transformação para os cursos de graduação, incluindo a preocupação com a inserção de tecnologias digitais voltadas para uma formação mais participativa e abrangente.

“Que os resultados esperados com o trabalho de todos sejam alcançados para o bem desta Universidade. Desejamos uma gestão participativa, envolvendo o esforço responsável de todos. À Direção Executiva cabe coordenar esses esforços, procurando sempre somá-los, zelando ao mesmo tempo para que ela permaneça fiel às suas raízes e princípios inspiradores”, disse a vice-reitora reconduzida Édila Vilela de Resende.

Com o crescimento acelerado nos últimos anos, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) passa por grandes transformações. E a diversidade no campus é hoje um dos temas mais importantes e polêmicos.

O dirigente reconduzido destacou que é precisar respeitar as diferenças e que somente com a união da comunidade acadêmica será possível alcançar os resultados esperados.

"Respeitando as diferenças e unidos na busca permanente de levar esta instituição a ser reconhecida como uma das mais conceituadas do País. Estamos motivados para romper os desafios e não tenho dúvida de que essa equipe, com o comprometimento de toda a comunidade, será capaz de deixar uma marca de grandes evoluções no ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão pública, lastreada nos princípios de solidariedade e amor ao próximo”, considerou.

Recondução
A indicação do professor Scolforo e da professora Édila para o segundo mandato foi referendada pelo Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, em dezembro de 2015. Scolforo e Édila receberam 76,7% dos votos válidos de estudantes (77,5% de graduação e 72,5% de pós-graduação), 66,6% dos votos válidos de professores e 53,4% de votos válidos de técnicos administrativos. 

O reitor foi empossado oficialmente em Brasília, na sede do Ministério da Educação (MEC), em cerimônia realizada no dia 4 de maio.

Leia também: Reeleição histórica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...