Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA ONU VISITAM INSTALAÇÕES DE CAFÉ DO CAMPUS MACHADO DO IFSULDEMINAS


Dois consultores da Organização das Nações Unidas (ONU) Kleber Pettan e o japonês Shugo Hama visitaram as instalações do campus Machado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), na manhã da última quinta-feira, 16, para conhecerem a infraestrutura de pesquisa e produção de café. 

Ambos desenvolvem projetos na Ásia e África junto a comunidades produtoras de café orgânico (Fair Trade) por meio da Japan International Cooperation Agency (JICA). 

Shugo Hama é engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Tóquio, no Japão, e trabalha junto a pequenas comunidades no Vietnã, em parceria com a agência de pesquisa japonesa KRI. 

“O plantio lá é muito semelhante ao do Brasil, porém, eles não preservam as matas nativas no entorno, como ocorre aqui. A ideia é levar essa experiência do campus e da cooperativa de café orgânico de Poço Fundo ao sudeste asiático, mostrando que é possível preservar o meio ambiente produzindo com qualidade”, explica o agrônomo Kleber.

Famílias vietamitas e a cafeicultura
A comunidade local vietnamita vive no entorno de um parque nacional e sua principal cultura é o café. Segundo Shugo Hama “o parque vem sendo desmatado em função do plantio. 

O objetivo é encontrar o equilíbrio entre a produção e a preservação ambiental. Isso porque tanto lá quanto no Brasil os grãos mais plantados são o arábica e ocorrem em situações de topografia, clima e altitude semelhantes. 

O efeito da vegetação nativa tem impacto significativo na colheita. 

"A lavoura na Ásia, por não conviver com as plantas locais, sofre diretamente as intempéries do tempo, com diminuição da produção e qualidade que são afetadas pelas mudanças climáticas ocorridas, por não manterem seus microclimas”, destaca.

Shugo Hama disse que é importante a visita ao instituto federal pelo Know How do campus. 

“Essa colaboração pode construir parcerias futuras entre o IFSULDEMINAS e a Fadema com as instituições japonesas, numa troca de realidades e conhecimentos. Pretedo levar tais conhecimentos para a Universidade em Tóquio e propor um intercâmbio do IFSULDEMINAS junto ao Japão e ao Vietnã”.

Para o professor Ivan Franco Caixeta, que acompanhou os consultores durante sua estadia na região, “cada vez mais há o interesse exterior por nossas experiências, e é o que temos visto com esses pesquisadores. Isso nos proporcionará abrir um novo campo de parcerias, para que possamos também conhecer os trabalhos em países africanos e da Ásia.”

Encontro com estudantes do campus
Os visitantes farão uma palestra junto a estudantes de agronomia do campus Machado, na noite desta quinta, no salão pedagógico, a partir das 19h. A atividade também é aberta a comunidade local e regional.

Fair Trade
O Fair Trade, ou Comércio Justo, contribui para o desenvolvimento sustentável ao proporcionar melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados. 

A International Federation of Alternative Trade, Federação Internacional de Comércio Alternativo em português, define o Comércio Justo como uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito.

A iniciativa busca uma maior equidade no comércio internacional.

Os adeptos do Comércio Justo esperam contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado, principalmente no Hemisfério Sul.

O Fair Trade é uma alternativa concreta e viável frente ao sistema tradicional de comércio. 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.