Pular para o conteúdo principal

SAÚDE & BEM ESTAR: POMADA CICATRIZANTE FEITA COM URUCUM CHEGA AO MERCADO

Fitoterápico a base de urucum reduz o tempo de cicatrização e custa menos que medicamentos usados em lesões da pele

Pomada cicatrizante da Profitus feita com extrato de urucum

A partir de junho, começa a ser comercializada a pomada fitoterápica feita com extrato de urucum (coloral) que acelera a cicatrização de lesões na pele.  

Desenvolvida por pesquisadores mineiros, o produto tem eficácia em ferimentos causados pelo diabetes e no tratamento dermatológico de psoríase, escara, peles debilitadas e até em queimaduras.

O urucum é conhecido como um corante natural na gastronomia. Porém, seu uso como como medicamento foi descoberto acidentalmente, quando Aloísio dos Reis, pesquisador de Viçosa,  trabalhava no desenvolvimento de uma resina para uma empresa multinacional. 

“Pesquisava sobre formas de estabilização da madeira para a produção de lápis. Ao manipular o extrato de urucum com a mão machucada, observei que as lesões cicatrizaram mais rapidamente”, explica Aloísio.

Foi assim que em 2006 foi criada a Profitus, empresa vinculada a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia própria para obter o extrato de urucum com mais eficiência e com menor custo para ser usado como pomada.

No início da pesquisa, que também contou com a participação do especialista em corantes naturais e compostos bioativos, Paulo César Stringhet, hoje também sócio da Profitus, a pomada apresentou resultados satisfatórios nas lesões de pele causadas em pessoas com diabetes. 

“Atualmente, o tratamento desse tipo de ferimento é feito com o uso de pomadas alopáticas que não produzem o efeito desejado, o que tem feito aumentar o número de amputações, causadas pela falta do tratamento adequado”, justifica Aloísio.

Porém, o pesquisador percebeu que a variação da concentração do extrato do urucum poderia ajudar no tratamento de outras lesões dermatológicas. 

Assim foram desenvolvidos quatro tipos de pomadas: a Millitusderm: usada por diabéticos portares de lesões dermatológicas, Newderm: eficaz no tratamento de escara (feridas que aparecem na pele de indivíduos que permanecem muito tempo na mesma posição), psoríase, dermatite entre outros problemas cutâneo; GoldenAge, indicada para pessoas da terceira idade com peles sensibilizadas ou debilitadas; e Dermalive, usada em pequenas queimaduras.

Pelo resultado satisfatório e inédito da pesquisa,o Sebrae Minas e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) em  parceria com a UFV apoiaram a ideia e selecionaram o projeto para participar do Programa de Incentivo à Inovação (PII), iniciativa que estimula a criação de novas tecnologias, produtos e processos inovadores para o mercado, a partir do conhecimento gerado nas instituições de ensino. 

“O PII nos ajudou a transformar uma pesquisa em produto comercial”, explica.

As pomadas serão vendidas ao público em farmácias, lojas especializadas, para diabéticos, de produtos naturais e no site da Profitus (www.profitus.com.br), ao preço estimado de R$ 47.

Além de um preço mais viável, se comparado a outros produtos dermatológicos, as pomadas destacam-se pela eficácia na cicatrização. 

“Tivemos bons resultados em mais de 96% dos usuários que testaram o produto, reduzindo o intervalo de tempo da cicatrização. Em aplicações como escara, o paciente sente efeito em até 12h, e em 80% das pessoas com psoríase os resultados foram percebidos em 36h”, conta Aloísio.  

Agora, os pesquisadores da Profitus trabalham nos testes para viabilizar o licenciamento de novos produtos para tratamento de herpes, afta, acne, furúnculo e micoses, por exemplo.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERECE CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SETEMBRO NO SENAC EM LAVRAS

Oportunidades abrangem áreas como saúde, administração, gastronomia, tecnologia e serviços, com inscrições presenciais até o preenchimento das vagas O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional durante o mês de setembro. As formações atendem diferentes perfis e faixas etárias. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade. As turmas fazem parte dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) e têm o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e preparar a população para o mercado de trabalho. As opções incluem desde capacitações técnicas até oficinas voltadas à terceira idade e à gastronomia. Confira as turmas ofertadas · Assistente de Logística · Informática Básica com Internet para Maturidade · Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho · MS Excel - Recursos Avançados · Comida Natalina · Lei Lucas: Noções Básicas de Pri...