Pular para o conteúdo principal

VARGINHA LANÇA CAMPANHA PARA ESCOLHA DO NOME DO FILHOTE DE JAGUATIRICA

Felina nasceu em cativeiro, no Zoológico de Varginha


Varginha, no Sul de Minas, lança hoje, segunda-feira, 6, em parceria com o Via Café Garden Shopping, uma campanha para a escolha do nome do filhote de jaguatirica. A felina nasceu no Zoológico, no dia 10 de janeiro.

A campanha é uma das ações comemorativas dos 50 anos do Parque Zoobotânico Doutor Mário Frota e também uma das comemorações, por parte do Shopping, do Mês do Meio Ambiente.

A abertura da campanha será às 18h, do dia 6, com um estande dentro do Via Café. 

O espaço tem cenário projetado pela artista plástica e paisagista Cristina Marchiori. Funcionários do Zoológico, incluindo o diretor e veterinário Marcos Mina e a bióloga Jaara Cardoso vão apresentar vídeos e conversar com o público sobre como é o funcionamento no dia-a-dia desse espaço turístico de Varginha. Jaara explica que a população poderá participar votando pelas redes sociais, urnas no Shopping e no Zoológico. 

Uma comissão escolherá três nomes que irão à votação popular. “Teremos urnas confeccionadas especialmente para a votação e ainda um quizz para crianças, com brindes, além de uma exposição de fotos do filhote de jaguatirica”, completa.

A “menina” nascida em janeiro está sob os cuidados da feroz mamãe “Isabella”, que também nasceu no Zoológico varginhense em 2007 e hoje está com 9 anos. 

O pai chegou ao zôo em março de 2015. Os dois iniciaram o “namoro” em setembro de 2015 e após o romance e uma gestação com duração de 72 a 80 dias, nasceu a nova jaguatirica. 

O parto ocorreu naturalmente e nos primeiros dias ela ficou sempre sob a proteção da mamãe, sendo amamentada por ela o tempo todo. 

Agora que está com 5 meses, o filhote já está se alimentando de carne, assim como os pais, que cuidam dela o tempo todo, como uma verdadeira família, ensinando-a a viver. 

Além do pai e da mãe, ela tem também vivendo no zôo a vovô, que tem 17 anos e mais duas titias, a “Isadora” de 9 anos e outra de 6 anos.

A jaguatirica é um pequeno felino, de hábitos noturnos e um grande escalador de árvores. De dia costuma dormir em tocas ou escondida no meio da vegetação. Ela é um felino típico do continente americano, sendo o mais comum dos felinos brasileiros.

Tem o porte médio, e pesa até 16 kg. Pode chegar até os 20 anos de vida. Classificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como animal ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat natural.

A campanha será em três etapas:
1ª - sugestões de nomes pelas redes sociais: 06 a 12/06.
2ª - votação popular para escolha do nome: 13 a 18/06.
3ª - “batizado” da jaguatirica no zôo: em data a ser definida
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/