Pular para o conteúdo principal

VARGINHA LANÇA CAMPANHA PARA ESCOLHA DO NOME DO FILHOTE DE JAGUATIRICA

Felina nasceu em cativeiro, no Zoológico de Varginha


Varginha, no Sul de Minas, lança hoje, segunda-feira, 6, em parceria com o Via Café Garden Shopping, uma campanha para a escolha do nome do filhote de jaguatirica. A felina nasceu no Zoológico, no dia 10 de janeiro.

A campanha é uma das ações comemorativas dos 50 anos do Parque Zoobotânico Doutor Mário Frota e também uma das comemorações, por parte do Shopping, do Mês do Meio Ambiente.

A abertura da campanha será às 18h, do dia 6, com um estande dentro do Via Café. 

O espaço tem cenário projetado pela artista plástica e paisagista Cristina Marchiori. Funcionários do Zoológico, incluindo o diretor e veterinário Marcos Mina e a bióloga Jaara Cardoso vão apresentar vídeos e conversar com o público sobre como é o funcionamento no dia-a-dia desse espaço turístico de Varginha. Jaara explica que a população poderá participar votando pelas redes sociais, urnas no Shopping e no Zoológico. 

Uma comissão escolherá três nomes que irão à votação popular. “Teremos urnas confeccionadas especialmente para a votação e ainda um quizz para crianças, com brindes, além de uma exposição de fotos do filhote de jaguatirica”, completa.

A “menina” nascida em janeiro está sob os cuidados da feroz mamãe “Isabella”, que também nasceu no Zoológico varginhense em 2007 e hoje está com 9 anos. 

O pai chegou ao zôo em março de 2015. Os dois iniciaram o “namoro” em setembro de 2015 e após o romance e uma gestação com duração de 72 a 80 dias, nasceu a nova jaguatirica. 

O parto ocorreu naturalmente e nos primeiros dias ela ficou sempre sob a proteção da mamãe, sendo amamentada por ela o tempo todo. 

Agora que está com 5 meses, o filhote já está se alimentando de carne, assim como os pais, que cuidam dela o tempo todo, como uma verdadeira família, ensinando-a a viver. 

Além do pai e da mãe, ela tem também vivendo no zôo a vovô, que tem 17 anos e mais duas titias, a “Isadora” de 9 anos e outra de 6 anos.

A jaguatirica é um pequeno felino, de hábitos noturnos e um grande escalador de árvores. De dia costuma dormir em tocas ou escondida no meio da vegetação. Ela é um felino típico do continente americano, sendo o mais comum dos felinos brasileiros.

Tem o porte médio, e pesa até 16 kg. Pode chegar até os 20 anos de vida. Classificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como animal ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat natural.

A campanha será em três etapas:
1ª - sugestões de nomes pelas redes sociais: 06 a 12/06.
2ª - votação popular para escolha do nome: 13 a 18/06.
3ª - “batizado” da jaguatirica no zôo: em data a ser definida
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.