Pular para o conteúdo principal

VARGINHA LANÇA CAMPANHA PARA ESCOLHA DO NOME DO FILHOTE DE JAGUATIRICA

Felina nasceu em cativeiro, no Zoológico de Varginha


Varginha, no Sul de Minas, lança hoje, segunda-feira, 6, em parceria com o Via Café Garden Shopping, uma campanha para a escolha do nome do filhote de jaguatirica. A felina nasceu no Zoológico, no dia 10 de janeiro.

A campanha é uma das ações comemorativas dos 50 anos do Parque Zoobotânico Doutor Mário Frota e também uma das comemorações, por parte do Shopping, do Mês do Meio Ambiente.

A abertura da campanha será às 18h, do dia 6, com um estande dentro do Via Café. 

O espaço tem cenário projetado pela artista plástica e paisagista Cristina Marchiori. Funcionários do Zoológico, incluindo o diretor e veterinário Marcos Mina e a bióloga Jaara Cardoso vão apresentar vídeos e conversar com o público sobre como é o funcionamento no dia-a-dia desse espaço turístico de Varginha. Jaara explica que a população poderá participar votando pelas redes sociais, urnas no Shopping e no Zoológico. 

Uma comissão escolherá três nomes que irão à votação popular. “Teremos urnas confeccionadas especialmente para a votação e ainda um quizz para crianças, com brindes, além de uma exposição de fotos do filhote de jaguatirica”, completa.

A “menina” nascida em janeiro está sob os cuidados da feroz mamãe “Isabella”, que também nasceu no Zoológico varginhense em 2007 e hoje está com 9 anos. 

O pai chegou ao zôo em março de 2015. Os dois iniciaram o “namoro” em setembro de 2015 e após o romance e uma gestação com duração de 72 a 80 dias, nasceu a nova jaguatirica. 

O parto ocorreu naturalmente e nos primeiros dias ela ficou sempre sob a proteção da mamãe, sendo amamentada por ela o tempo todo. 

Agora que está com 5 meses, o filhote já está se alimentando de carne, assim como os pais, que cuidam dela o tempo todo, como uma verdadeira família, ensinando-a a viver. 

Além do pai e da mãe, ela tem também vivendo no zôo a vovô, que tem 17 anos e mais duas titias, a “Isadora” de 9 anos e outra de 6 anos.

A jaguatirica é um pequeno felino, de hábitos noturnos e um grande escalador de árvores. De dia costuma dormir em tocas ou escondida no meio da vegetação. Ela é um felino típico do continente americano, sendo o mais comum dos felinos brasileiros.

Tem o porte médio, e pesa até 16 kg. Pode chegar até os 20 anos de vida. Classificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como animal ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat natural.

A campanha será em três etapas:
1ª - sugestões de nomes pelas redes sociais: 06 a 12/06.
2ª - votação popular para escolha do nome: 13 a 18/06.
3ª - “batizado” da jaguatirica no zôo: em data a ser definida
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.