Pular para o conteúdo principal

DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS CELEBRA O ANIVERSÁRIO DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DO CAFÉ

Ambiente que colabora com o desenvolvimento da cafeicultura no país, comemorou no dia 27 de junho, dois anos de atuação


Mantendo a tradição e o pioneirismo na área de cafeicultura, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugurou no dia 27 de junho de 2014 a Agência de Inovação do Café (InovaCafé). 

Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e sediada no campus da universidade, a InovaCafé integra em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Para celebrar o seu aniversário de dois anos, a agência juntamente com os núcleos de estudos parceiros elaborou uma programação especial para compartilhar as inovações e tecnologias que são geradas dentro da organização. 

Cerca de quarenta estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Filosofia, Administração, Engenharia dos Alimentos e alguns cafeicultores, participaram do evento gratuito promovido nesta quinta-feira, 29.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a InovaCafé e participaram de minicursos na lavoura sobre: “Processo de Clonagem de Café Arábica por meio de estaquia” com o Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), “Implantação da lavoura com o uso de polímero hidrorretentor” com o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), “Deriva de herbicidas na cultura do café” com o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd),  “Colheita semi mecanizada” com o Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport).

No anfiteatro foram apresentados os processos de “Pós-Colheita do café” com o Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café), “Formas de preparo e padrão da bebida” com o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), “Terceira Onda do Café” com o Bureau de Inteligência Competitiva do Café. 

A programação foi finalizada com aplicação do teste de aceitabilidade de brigadeiro de café promovido pelo QI Café e sorteio de brindes.

“Achei bastante interessante o evento, uma vez que ele foi direcionado para um público que ainda não tem contato com o café, isso que me chamou atenção, pois não tive ainda nenhum contato com a área. Foi muito legal aprender sobre como diferenciar um café especial, analisando o sabor, o aroma e o modo de preparo, para conseguir diferenciar do café que estamos acostumados a beber, que não é tão bom”, explica o estudante do 6º período de Agronomia da UFLA, Alan Eduardo.

O estudante do 8º período de Engenharia de Alimentos da UFLA, Celso Rodrigues, teve o seu primeiro contato com o universo do café e acredita que o movimento caracterizado como a “terceira onda do café” apresenta um grande potencial de mercado e pode ser bastante explorado por diferentes profissionais, sendo uma excelente oportunidade para atuação.

O Cafeicultor e estudante do curso técnico em cafeicultura do Instituto Federal de Muzambinho, William Adriano da Silva, não conhecia a InovaCafé é acredita que a criação da agência foi algo necessário para impulsionar a cafeicultura uma vez que sua localização é estratégica. 

“Todo o conhecimento adquirido no evento vem enriquecer a minha atuação no campo, o estudo sobre a qualidade do café é algo bem sugestivo, uma tremenda necessidade para o produtor avaliar cada vez mais a qualidade do seu produto”, ressalta Wiliam.

O diretor da agência e professor da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro, avaliou o evento de forma positiva e afirma que outras ações como essas serão promovidas afim de disseminar informações sobre a cafeicultura na região, “acreditamos que a melhor forma de comemorar é compartilhando o que temos de melhor, o conhecimento, diante disso apresentamos aos participantes as tecnologias e inovações que foram geradas na universidade e que são aplicadas nas etapas de produção do café”, explica Gonzaga.

Agência
A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), UFLA e Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a atuação da Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café.
por Vanessa Trevisan - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...