Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL PRESIDENTE SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DOM PEDRO II

Foram agraciadas 79 personalidades durante ato que marca o Dia Nacional do Bombeiros


Em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu na última sexta-feira, 1º, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II e da Comenda Bombeiro Honorário 2016. 

Este ano, foram 79 agraciados com a medalha. O vice-governador do Estado, Antônio Andrade (PMDB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes (PMDB), receberam a comenda de Bombeiro Honorário.

Pimentel ressaltou que o trabalho dos Bombeiros Militares de Minas Gerais é referência para o Brasil. 

“Tenho certeza de que essa corporação, se não é a mais querida, é uma das mais queridas, não do Estado, mas do Brasil inteiro. Acho que, em qualquer lugar, o Bombeiro é reconhecido como aquele que arrisca a sua vida para salvar a vida do próximo. Nada mais justo que vocês tenham esse reconhecimento”, afirmou.

O governador relembrou a atuação da corporação no atendimento às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana. 

“No caso de Minas, nós temos um exemplo recente, que já está fazendo quase um ano, que foi a tragédia em Mariana e depois ao longo do rio Doce. Fui testemunha porque estive lá pelo menos quatro vezes e vi o que os Bombeiros fizeram todo o tempo. E aí, ao agraciar com a medalha Dom Pedro II os voluntários que prestaram um serviço ali, naquele dia, os Bombeiros mostram que, além de desempenharem a sua função, sabem também reconhecer o trabalho da população civil ao seu lado”, completou.

Uma das agraciadas foi a auxiliar de serviços gerais Paula Geralda Alves, moradora de Bento Rodrigues, que ajudou a avisar a população no momento da tragédia. 

“A nossa querida Paula está aqui recebendo a medalha. Ela, que saiu na sua moto e avisou a população de Bento Rodrigues do rompimento da barragem, certamente evitando, com isso, que a tragédia fosse ainda maior”, lembrou Pimentel.

"Em meio ao medo e ao desespero, saí correndo para avisar as pessoas e, graças a Deus, deu certo. Eu queria salvar o maior número de vidas que eu conseguisse. Era viver ou morrer e eu decidi viver. É tudo muito triste, mas o mais importante é a vida. O resto a gente vai correr atrás”, disse Paula Geralda, que foi recebida por Pimentel.

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, agraciado com a comenda de Bombeiro Honorário, também ressaltou o papel da Corporação. 

"Hoje é um dia especial, de homenagear uma corporação exemplar, com valorosos serviços prestados ao País. Em Minas, são 105 anos de história de prevenção, combate ao incêndio e, sobretudo, zelo pela vida. Para mim, receber a comenda de Bombeiro Honorário é motivo de grande honra. Pude me sentir parte desta instituição tão respeitada pelos mineiros", afirmou.

Ações
O governador lembrou algumas das ações realizadas pelo Estado em prol do Corpo de Bombeiros. 

“Nós temos nos esforçado, apesar de toda a dificuldade financeira, para dotar a corporação com equipamentos e apoio necessários para desempenhar bem o seu serviço. Esse ano, já entregamos 63 viaturas novas e, até o fim do ano, mais 100 serão entregues. Em agosto, vamos inaugurar a academia nova dos Bombeiros em Contagem”, completou.

Criada em 2002, a honraria Dom Pedro II homenageia personalidades civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, além de instituições que, por suas atividades profissionais e sociais, contribuíram para o engrandecimento da corporação do Bombeiro Militar de Minas Gerais.

Também participaram do evento o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, os secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Menezes, e de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima (PT), o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista Júnior, deputados federais e estaduais, prefeitos e bombeiros militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...