Pular para o conteúdo principal

FROTA VERDE DA GASMIG CHEGA A BARBACENA

Parceria entre Companhia de Gás de Minas Gerais e Prefeitura de Barbacena compreende na conversão de um veículo da frota do município com o kit de 5ª geração para uso do GNV


O projeto Frota Verde da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) chegou à Barbacena, nas Vertentes. 

Os benefícios do gás natural serão experimentados em um dos veículos da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), que, durante três meses, podendo estender por mais nove, vai testar uma pick-up convertida com o kit de 5ª geração (injeção eletrônica de gás) para uso do GNV. 

A cidade, localizada na região da Mantiqueira, é a terceira no estado a firmar uma parceria como essa com a GASMIG, que contribui para a redução de 20% dos índices de CO2 na atmosfera.

O Termo de Cooperação Técnica entre Companhia de Gás De Minas Gerais e a Prefeitura de Barbacena foi assinado nessa quinta-feira, 30, e contou com a presença do prefeito do município, Toninho Andrada (PSB), e do diretor de Fomento Econômico da cidade, Felipe Alvim, que vieram à sede administrativa da GASMIG, em Belo Horizonte, para a celebração.

Para Alvim, a parceria, que, inicialmente, tem o objetivo de realizar testes com o Gás Natural Veicular (GNV) em um dos veículos da frota da SUTRAM - órgão da Prefeitura -, é mais uma das ações, que estão em curso na cidade, para reduzir as emissões de gases nocivos e de material particulado. 

“A parceria foi desenhada durante a Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (FEICOB) em 2015 e se concretizou na FEICOB de 2016”, lembra o diretor de Fomento Econômico.

Segundo o diretor Comercial da GASMIG e diretor-presidente em exercício, Sérgio da Luz Moreira, levar uma opção de combustível mais econômica e sustentável às prefeituras do Estado, que possuem postos de GNV disponíveis em seus municípios, é uma das diretrizes estratégicas da Companhia.

“Nossa estratégia também está alinhada com as diretrizes estabelecidas pelos Fóruns Regionais do Governo do Estado.” 

Já a diretora administrativa da companhia, Ana Paula Lycurgo, reforçou os ganhos econômicos e ambientais obtidos pela GASMIG com o uso do GNV na frota de veículos próprios, que fica sob a gestão da diretoria liderada por ela. “Com o avanço da tecnologia dos Kits de 5ª geração, foi possível até mesmo a substituição das caminhonetes 4X4, que antes eram movidas a diesel, por caminhonetes com as mesmas especificações, mas que agora utilizam o GNV”, ressalta.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, lembra que o Projeto Frota Verde tem como metas reduzir em até 60% os gastos com combustível e em mais de 20% as emissões de CO2. 

“Os resultados nos projetos que temos com outras prefeituras têm sido extremamente positivos e a nossa expectativa é que, após comprovados os resultados, possamos converter mais veículos da frota da Prefeitura de Barbacena. E, claro, chegarmos à implantação do projeto em grande escala no Estado”, afirma.

Frota Verde em MG
Além de Barbacena, o projeto Frota Verde da GASMIG foi implementado em Andradas, no Sul de Minas, que, ao concluir os testes, converteu 19 veículos de sua frota para o gás natural veicular. 

Juiz de Fora, na Zona da Mata, está realizando testes em um dos veículos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.