Pular para o conteúdo principal

HORTA COMUNITÁRIA DA UNIFAL-MG PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR EM ALFENAS

Projeto de extensão abre as portas para parcerias em iniciativas sustentáveis
Desde 2014, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desenvolve um projeto de extensão que incorpora práticas de agroecologia, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, envolvendo moradores dos bairros Santa Clara e Pinheirinho, em Alfenas, no Sul de Minas.

Trata-se da Horta Comunitária para promoção de Educação Ambiental, e Segurança Alimentar e Nutricional, projeto idealizado pelo aluno do 8º período do curso Geografia, Nathan Pereira Dourado, que sob a coordenação dos professores, Breno Regis Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Naiara Franco Baroni (Faculdade de Nutrição), vem promovendo interação entre os membros da comunidade acadêmica e do entorno.

Segundo os coordenadores, a horta comunitária tem aproximado a comunidade da universidade e de suas propostas educativas, promovendo articulação dos alunos e professores com a sociedade. 
“A proposta do projeto é reestabelecer as práticas de manutenção e produção da horta comunitária de base agroecológica no ambiente da Universidade e incentivar a garantia da condição de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias moradoras dos bairros”, frisa a professora.
Atualmente, o projeto conta com 15 estudantes de diferentes áreas do conhecimento - Geografia, Ciências Biológicas e Nutrição - que desenvolvem oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional com a comunidade; constroem canteiros para produção de alimentos a partir dos princípios da Permacultura e Agroecologia; promovem o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem, entre outras atividades.

Profa. Naiara explica que as ações iniciaram na Unidade Educacional Santa Clara e, por meio de parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro, recentemente, também se estenderam para a creche, envolvendo as crianças na criação de jardim de plantas medicinais e aromáticas; na horta Mandala; no minhocário; na horta vertical e outras iniciativas. “As crianças adotam um canteiro e são incentivadas a preservar o ambiente, aproveitando integralmente os alimentos”, conta.
Na Unidade Educacional, as atividades no momento se voltam para a recuperação do solo, onde será realizada a prática de adubação verde e implantação de um S.A.F – Sistema Agroflorestal. 
“O projeto prevê o aproveitamento do ‘lixo’ orgânico gerado dentro dos campi da universidade, oriundo do Restaurante Universitário e serviços de jardinagem, para produção de composto orgânico a partir do processo de compostagem na Unidade Educacional”, explica a professora.

Além de agregar alunos de diferentes cursos na execução da ação extensionista e de acompanhar as condições de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias da comunidade do entorno da Unidade Educacional Santa Clara, o projeto tem interface com a pesquisa, uma vez que também fundamenta temas de trabalhos científicos. 
Vale a pena destacar, por exemplo, os trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado na cidade de Ouro Preto, no mês de setembro: “Gestão comunitária de resíduos sólidos orgânicos via metodologia de compostagem: relato de experiência em uma comunidade do município de Alfenas-MG” e “Horta comunitária para promoção da Educação Ambiental e Segurança Alimentar: experiências e perspectivas futuras”.
De acordo com professora Naiara Baroni, para ampliar as ações que são desenvolvidas por acadêmicos junto à comunidade, o projeto está de portas abertas para parcerias. 
“Pretendemos aprimorar as atividades e para isso necessitamos de materiais como ferramentas de jardinagem, materiais de construção para a casinha de ferramentas, arame e estrutura para a cerca da área, sementes e mudas”, comenta, ressaltando a importância de poder contar com parceiros para atender às famílias em condições sociais mais vulneráveis de Alfenas.

Conforme a vice-coordenadora do projeto, as doações de recursos materiais, entre ferramentas, insumos e, prestação de serviços de terceiros, ajudarão não apenas os estudantes envolvidos, mas também a comunidade alfenense. 
“A possibilidade de participação de empresas e outras instituições nessa iniciativa evidencia a responsabilidade social da cidade em prol da comunidade alfenense. Quem ajuda, acaba sendo ajudado”, conclui.

Os interessados em participar das iniciativas sustentáveis do projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1110 ou pelo e-mail naiara_baroni@hotmail.com.
da assessoria - UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.