Pular para o conteúdo principal

HORTA COMUNITÁRIA DA UNIFAL-MG PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR EM ALFENAS

Projeto de extensão abre as portas para parcerias em iniciativas sustentáveis
Desde 2014, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desenvolve um projeto de extensão que incorpora práticas de agroecologia, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, envolvendo moradores dos bairros Santa Clara e Pinheirinho, em Alfenas, no Sul de Minas.

Trata-se da Horta Comunitária para promoção de Educação Ambiental, e Segurança Alimentar e Nutricional, projeto idealizado pelo aluno do 8º período do curso Geografia, Nathan Pereira Dourado, que sob a coordenação dos professores, Breno Regis Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Naiara Franco Baroni (Faculdade de Nutrição), vem promovendo interação entre os membros da comunidade acadêmica e do entorno.

Segundo os coordenadores, a horta comunitária tem aproximado a comunidade da universidade e de suas propostas educativas, promovendo articulação dos alunos e professores com a sociedade. 
“A proposta do projeto é reestabelecer as práticas de manutenção e produção da horta comunitária de base agroecológica no ambiente da Universidade e incentivar a garantia da condição de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias moradoras dos bairros”, frisa a professora.
Atualmente, o projeto conta com 15 estudantes de diferentes áreas do conhecimento - Geografia, Ciências Biológicas e Nutrição - que desenvolvem oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional com a comunidade; constroem canteiros para produção de alimentos a partir dos princípios da Permacultura e Agroecologia; promovem o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem, entre outras atividades.

Profa. Naiara explica que as ações iniciaram na Unidade Educacional Santa Clara e, por meio de parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro, recentemente, também se estenderam para a creche, envolvendo as crianças na criação de jardim de plantas medicinais e aromáticas; na horta Mandala; no minhocário; na horta vertical e outras iniciativas. “As crianças adotam um canteiro e são incentivadas a preservar o ambiente, aproveitando integralmente os alimentos”, conta.
Na Unidade Educacional, as atividades no momento se voltam para a recuperação do solo, onde será realizada a prática de adubação verde e implantação de um S.A.F – Sistema Agroflorestal. 
“O projeto prevê o aproveitamento do ‘lixo’ orgânico gerado dentro dos campi da universidade, oriundo do Restaurante Universitário e serviços de jardinagem, para produção de composto orgânico a partir do processo de compostagem na Unidade Educacional”, explica a professora.

Além de agregar alunos de diferentes cursos na execução da ação extensionista e de acompanhar as condições de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias da comunidade do entorno da Unidade Educacional Santa Clara, o projeto tem interface com a pesquisa, uma vez que também fundamenta temas de trabalhos científicos. 
Vale a pena destacar, por exemplo, os trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado na cidade de Ouro Preto, no mês de setembro: “Gestão comunitária de resíduos sólidos orgânicos via metodologia de compostagem: relato de experiência em uma comunidade do município de Alfenas-MG” e “Horta comunitária para promoção da Educação Ambiental e Segurança Alimentar: experiências e perspectivas futuras”.
De acordo com professora Naiara Baroni, para ampliar as ações que são desenvolvidas por acadêmicos junto à comunidade, o projeto está de portas abertas para parcerias. 
“Pretendemos aprimorar as atividades e para isso necessitamos de materiais como ferramentas de jardinagem, materiais de construção para a casinha de ferramentas, arame e estrutura para a cerca da área, sementes e mudas”, comenta, ressaltando a importância de poder contar com parceiros para atender às famílias em condições sociais mais vulneráveis de Alfenas.

Conforme a vice-coordenadora do projeto, as doações de recursos materiais, entre ferramentas, insumos e, prestação de serviços de terceiros, ajudarão não apenas os estudantes envolvidos, mas também a comunidade alfenense. 
“A possibilidade de participação de empresas e outras instituições nessa iniciativa evidencia a responsabilidade social da cidade em prol da comunidade alfenense. Quem ajuda, acaba sendo ajudado”, conclui.

Os interessados em participar das iniciativas sustentáveis do projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1110 ou pelo e-mail naiara_baroni@hotmail.com.
da assessoria - UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...