Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS MARCA PRESENÇA EM NOVO RANKING DE STARTUPS DO BRASIL

Cerca de 10% das startups mais atraentes do país são mineiras


Lançado em maio, o ranking nacional 100 open startups elencou onze empresas de Minas Gerais entre as cem melhores avaliadas do Brasil. 

Ao todo, 1,5 mil startups brasileiras foram analisadas, levando em conta a participação em uma das 20 áreas de atuação do ranking, como cidades inovadoras, educação do futuro, fármacos, cosméticos, entre outras.  

O movimento 100 Open Startups conecta propostas de startups com a estratégia de inovação das grandes empresas em busca de soluções e oportunidades para os desafios da sociedade e do mercado. 

O movimento é conduzido por empreendedores, empresas e investidores e visa identificar as 100 startups mais atraentes do país que farão parte do principal evento corporativo de inovação aberta do país, a Open Innovation Week. 

Atualmente, Minas Gerais está presente no levantamento com 9 startups de Belo Horizonte, uma de Janaúba e uma de Lavras, no sul do estado. As empresas mineiras presentes no ranking definitivo são: 

Leva Eu 
Fundada em 2014, é a 19ª do levantamento. É uma plataforma de gestão de demanda de viagens que otimiza a infraestrutura de transportes. É da cidade de Lavras, no Sul do estado. 

PickMeApp 
Lançada em 2015, a startup está em 22º lugar. Oferece soluções de carona gratuita e transporte para eventos. 

Solides 
Fundada antes de 2011, a Solides é uma das empresas mais veteranas do levantamento. Oferece tecnologias para mapeamento do comportamento humano e está no 23º lugar geral. 

Sun Block 
Em 25º lugar, sediada em Janaúba, a Sun Block é um wearable que confecciona sensores vestíveis para monitorar a exposição excessiva de crianças ao sol. 

LogPyx 
Em 33º lugar no levantamento, a LogPyx otimiza fluxos logísticos internos com uma plataforma de Internet das Coisas (IoT). A empresa foi fundada em 2014 e já foi lançada no mercado. Atualmente, a startup participa do Seed, o programa de aceleração do estado.  

POP Recarga 
A 35ª colocada no ranking é uma moeda eletrônica para pagamentos em dinheiro na internet, que está em funcionamento desde 2013, e está testando pilotos para lançar o produto ao mercado. 

NetBEE 
43ª colocada, a NetBEE ganhou recentemente prêmios internacionais com um dispositivo inovador para rastrear carros roubados. 

TI.Mob 
É um sistema inteligente para gestão de estacionamentos públicos e aparece em 56º lugar na lista do movimento. Fundada em 2013, já está operando no mercado. 

Bluelux 
60ª colocada, conecta o smartphone a todo o sistema de iluminação de uma casa. 

CellSEQ 
A 66ª da lista oferta metodologias alternativas e inovadoras que resultam em informações mais completas e assertivas. O objetivo é gerar valor na cadeia produtiva de pequenas e grandes indústrias. Já foi acelerada pelo Seed. 

Construct APP 
Está em 70º lugar. É um aplicativo de gestão de obras que conecta o trabalho de campo ao escritório da empresa. 

Ecossistema de Minas Gerais 
Minas vem se tornando um estado propício para o surgimento e crescimento de startups e empresas de base tecnológica pois oferece um forte ecossistema para o empreendedor. 

O ambiente mineiro conta com regiões que são polos de TI, universidades que promovem boa formação e investimento em pesquisa e desenvolvimento, espaços de coworking e de troca de experiências e conhecimento entre os atores do mercado, que criam uma cultura de empreendedorismo e inovação no estado. 

O ecossistema de Minas Gerais prospera, pois conta com uma forte associação entre empresas, universidades e órgãos de governo. 

Hoje, Minas é o segundo estado em número de startups do Brasil, com mais de 400; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; além de clusters como Santa Rita do Sapucaí, Viçosa e o parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). 

Também conta com mais de 15 incubadoras distribuídas pelas cidades mineiras e é o segundo maior estado em número de empresas de TI e biotecnologia do Brasil.  

O estado ainda pretende desenvolver mais seu ecossistema, se tornando polo de tecnologia e inovação da América Latina.

Competição em 2016 
O novo ciclo de startups de 2016 do movimento 100 open startups está recebendo inscrições até 15 de agosto por meio do site da organização


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...