Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE FOI A CIDADE QUE MAIS GEROU EMPREGOS NO SUL DE MINAS EM ABRIL E MAIO

Produto Interno Bruto da cidade era de 2,5 bilhões em 2009. Projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais


O Ministério do Trabalho divulgou o relatório mensal do Cadastro Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em Pouso Alegre, segunda maior cidade do Sul de Minas, a geração de empregos voltou a crescer. 

Nos últimos dois meses, a criação de postos de trabalho na cidade superou as demissões em 619 vagas, segundo relatório mensal divulgado pelo Ministério do Trabalho, através do  

Os dados são referentes aos meses de abril e maio e mostra que Pouso Alegre empregou mais que Varginha (495) e Poços de Caldas (140), que formam as três maiores cidades do Sul de Minas. 

Poços de Caldas é a que tem o pior saldo de geração de empregos entre as maiores. De acordo com a assessoria da prefeitura de Pouso Alegre, de janeiro de 2009 a maio de 2016, foram 179.680 novos registros com carteira assinada em Pouso Alegre. Descontando as demissões, o saldo na criação de empregos está em 8.575 novas vagas de trabalho.

Ainda comparando com os outros dois municípios mais populosos da região, o saldo de Pouso Alegre é superior ao de Poços de Caldas em 2.161 postos com carteira assinada e mais que Varginha em 3.426 vagas de trabalho.

Para a prefeitura de Pouso Alegre, a localização estratégica da cidade, que abrange cinco rodovias de fácil acesso aos grandes mercados consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da rede de serviços com importantes instituições de educação e saúde também tem contribuído para atrair investidores.

Entre 2009 e 2016 grandes indústrias e empreendimentos chegaram a Pouso Alegre como o Centro de Distribuição da Unilever, a chinesa XCMG, o shopping Serra Sul, a Rexam que reabriu a fábrica no município, novos hotéis como o Class e o Zii recém inaugurados.

Além disso, indústrias como CIMED, União Química, Prática e Providência, ampliaram suas plantas no município

A expectativa na cidade é que novos empreendimentos possam garantir a geração de centenas de empregos diretos e indiretos na cidade. 

Está em construção um hotel do grupo Ibis e um hipermercado do ramo do atacarejo. A inauguração do hipermercado está prevista para setembro com geração de 150 empregos diretos e mais 150 indiretos.

De acordo com dados da prefeitura, nos últimos anos Pouso Alegre deu um salto de desenvolvimento. Hoje, é a cidade que mais cresce no Sul de minas, entre as 10 maiores. Já são 143.846 habitantes, segundo dados do IBGE. 

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, que é a soma de toda a riqueza produzida era de 2,5 bilhões, em 2009. A projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.