Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE FOI A CIDADE QUE MAIS GEROU EMPREGOS NO SUL DE MINAS EM ABRIL E MAIO

Produto Interno Bruto da cidade era de 2,5 bilhões em 2009. Projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais


O Ministério do Trabalho divulgou o relatório mensal do Cadastro Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em Pouso Alegre, segunda maior cidade do Sul de Minas, a geração de empregos voltou a crescer. 

Nos últimos dois meses, a criação de postos de trabalho na cidade superou as demissões em 619 vagas, segundo relatório mensal divulgado pelo Ministério do Trabalho, através do  

Os dados são referentes aos meses de abril e maio e mostra que Pouso Alegre empregou mais que Varginha (495) e Poços de Caldas (140), que formam as três maiores cidades do Sul de Minas. 

Poços de Caldas é a que tem o pior saldo de geração de empregos entre as maiores. De acordo com a assessoria da prefeitura de Pouso Alegre, de janeiro de 2009 a maio de 2016, foram 179.680 novos registros com carteira assinada em Pouso Alegre. Descontando as demissões, o saldo na criação de empregos está em 8.575 novas vagas de trabalho.

Ainda comparando com os outros dois municípios mais populosos da região, o saldo de Pouso Alegre é superior ao de Poços de Caldas em 2.161 postos com carteira assinada e mais que Varginha em 3.426 vagas de trabalho.

Para a prefeitura de Pouso Alegre, a localização estratégica da cidade, que abrange cinco rodovias de fácil acesso aos grandes mercados consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da rede de serviços com importantes instituições de educação e saúde também tem contribuído para atrair investidores.

Entre 2009 e 2016 grandes indústrias e empreendimentos chegaram a Pouso Alegre como o Centro de Distribuição da Unilever, a chinesa XCMG, o shopping Serra Sul, a Rexam que reabriu a fábrica no município, novos hotéis como o Class e o Zii recém inaugurados.

Além disso, indústrias como CIMED, União Química, Prática e Providência, ampliaram suas plantas no município

A expectativa na cidade é que novos empreendimentos possam garantir a geração de centenas de empregos diretos e indiretos na cidade. 

Está em construção um hotel do grupo Ibis e um hipermercado do ramo do atacarejo. A inauguração do hipermercado está prevista para setembro com geração de 150 empregos diretos e mais 150 indiretos.

De acordo com dados da prefeitura, nos últimos anos Pouso Alegre deu um salto de desenvolvimento. Hoje, é a cidade que mais cresce no Sul de minas, entre as 10 maiores. Já são 143.846 habitantes, segundo dados do IBGE. 

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, que é a soma de toda a riqueza produzida era de 2,5 bilhões, em 2009. A projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.