Pular para o conteúdo principal

QUEIJOS INOVADORES

Alunos do curso Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS desenvolvem queijos inovadores e com potencial para comercialização


No último dia 28 de junho, os alunos do 3º ano do curso Técnico em Alimentos do Campus Inconfidentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), apresentaram os produtos que desenvolveram dentro da disciplina Processamento de Leite II, ministrada pela professora Ana Cristina Ferreira Moreira da Silva.

Em alguns casos, foram apresentados queijos visando consumidores mais exigentes. O queijo tipo Boursin com azeite de dendê e temperos característicos do norte e nordeste brasileiro inovou no sabor de um queijo tipicamente francês com temperos brasileiros. 


Também desenvolveram o Boursin com calda de chocolate  e menta, estimulando o olfato e o paladar.

Outro produto desenvolvido foi a ricota com geleia de pimenta e mel, sem utilização de açúcar. "O sabor foi surpreendente", comentou a professora. 

Segundo ela, o queijo tipo Petit Suisse com sabor de chocolate ficou muito suave e agradável ao paladar.

Para estimular o consumo de queijos pelas crianças, os alunos criaram uma bolachinha recheada de queijo, sendo que tudo é de queijo, até a "bolacha" em forma de flor e estrela, fita com provolone e recheio de ricota finamente temperada.

Para atrair os consumidores mais atarefados e sem tempo para o preparo da alimentação, foi desenvolvida uma mistura de queijo parmesão ralado e condimentado com tomate seco e manjericão, já pronta para o consumo. Este produto deve ser comercializado, em breve, na Cooperativa.

Como proposta de enriquecimento proteico, os alunos desenvolveram o queijo Minas Padrão com ora-pro-nobis. 

Este queijo é característico de Minas Gerais e o ora-pro-nobis é conhecido pela grande quantidade de proteínas em sua composição, por isso decidiram incluí-lo ao queijo, na forma de farinha. 

O sabor foi muito bem aceito pelos convidados que participaram da apresentação, devendo também ser produzido para a venda.

Os produtos foram totalmente desenvolvidos pelos alunos, desde a recepção da matéria-prima até a finalização, com cálculos de custos e rotulagem. 

De acordo com Ana Cristina, os produtos apresentados foram inovadores e todos têm potencial para comercialização e expectativa de boa aceitação pelo consumidor. 
por Paula Doná - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...