Pular para o conteúdo principal

UFMG É A 7ª MELHOR UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA, SEGUNDO RANKING DA THE

THE havia divulgado em maio ranking de reputação acadêmica, baseado em pesquisa com mais de 10 mil acadêmicos de todo o mundo, em que a UFMG aparecia em nono lugar na região
A UFMG ocupa a sétima posição no Latin America University Rankings, da Times Higher Education (THE), que classifica as 50 melhores universidades da Região.

Divulgado durante Cúpula de Universidades da América Latina que a THE realizou na semana passada em Bogotá (Colômbia), o resultado considera 13 indicadores, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência de tecnologia.

Para o reitor Jaime Ramírez, esse resultado é consequência de um conjunto de políticas nas quais a UFMG tem trabalhado há anos, “em todos os setores e em todas as dimensões, o que aumenta a responsabilidade da instituição para manter e ampliar o patamar de qualidade já alcançado”.

Especificidades
A Times Higher Education explica que utilizou os mesmos indicadores com os quais trabalha para elaborar o THE World University Rankings, mas fez adaptações, com o intuito de “refletir as especificidades das instituições latino-americanas”. 

Um exemplo é a redução do peso das citações, cuja faixa limite era de mil, em período de cinco anos, no ranqueamento mundial, e passou para 500 na avaliação latino-americana.

Jaime Ramírez pondera que o critério adotado pela Times Higher Education “abre espaço de reflexão sobre a natureza dos próprios rankings e a forma como os indicadores são construídos”. 

Em sua opinião, a iniciativa “é um convite para que as agências conversem mais com as universidades, não só sobre as especificidades latino-americanas, mas também a brasileira, haja vista que, das 50 melhores instituições, 23 são do Brasil.”

O diretor de Relações Internacionais, professor Fábio Alves, considera positiva a utilização de critérios específicos, que respeitem a realidade local. “No ranking mundial da mesma agência, a UFMG estava na faixa 601-800. Na classificação da região, foi alçada ao sétimo lugar, tendo ficado acima de algumas universidades que estavam na faixa 401-500 ou 500-600, justamente porque quando as especificidades foram consideradas, o nosso desempenho ganhou destaque”.

Segundo ele, esta é a primeira vez que uma agência ranqueadora toma a iniciativa de desenhar uma avaliação com base nas especificidades da região, no caso, a América Latina. 

Fábio Alves sugere um olhar local para outros aspectos do ranking, como o que avalia o número de alunos estrangeiros.

“As grandes universidades brasileiras nunca terão um alto percentual de estudantes estrangeiros, especialmente as públicas, cujo primeiro compromisso é receber o aluno brasileiro”, avalia.

Apesar de relevantes e de aumentar a presença de alunos oriundos de outros países, as políticas de internacionalização não têm como meta reservar um número elevado de vagas para esse público. 

“Provavelmente a faixa atual de 1% será ampliada, mas não tanto como em outros países do mundo”, comenta o professor.

Das dez instituições mais bem colocadas no Latin America University Rankings, cinco são brasileiras. Também foram listadas a USP (1ª posição), a Unicamp (2ª), a UFRJ (5ª) e a PUC-Rio (6ª).

O ranking aponta 23 universidades brasileiras entre as 50 melhores da América Latina. O Chile está em segunda posição, com 11 instituições, seguido do México, que tem oito universidades entre as 50 melhores. A lista pode ser consultada no site da agência.

No fim de maio, a THE havia divulgado ranking de reputação acadêmica, baseado em pesquisa com mais de 10 mil acadêmicos de todo o mundo, em que a UFMG aparecia em nono lugar na região.

Confira as 10 universidades mais bem posicionadas no ranking da THE:
1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3. Pontifícia Universidade do Chile
4. Universidade do Chile
5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
6. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
7. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
8. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México)
9. Universidade Autônoma do México
10. Universidade dos Andes (Colômbia)

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estu...