Pular para o conteúdo principal

CATEGORIA ANUNCIA GREVE GERAL NOS CORREIOS A PARTIR DE 15 DE SETEMBRO

Pedro Paulo informou que as agências franqueadas já respondem por 42% do faturamento da ECT

Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lotaram o Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira, 22, para denunciar o aprofundamento do que consideram um processo de sucateamento da empresa, com vistas à sua privatização.

Terceirização, precarização das condições de trabalho, troca de agências convencionais por franqueadas e privatização do plano de saúde foram alguns dos problemas relatados na audiência da Comissão de Direitos Humanos, requerida pelo deputado Rogério Correia (PT). A categoria anuncia greve geral a partir de 15 de setembro.

A categoria criticou a terceirização, as condições de trabalho, a troca de agências convencionais por franqueadas e a privatização do plano de saúde

Vários participantes da audiência lembraram que a ameaça aos Correios já dura anos e teve momentos marcantes como a abertura às franquias, na década de 1990, ou a privatização do plano de saúde dos trabalhadores, em 2011.

Mas até 2015, a empresa ainda era maior que todas as suas concorrentes no mundo, conforme acentuou o coordenador do Movimento Mundo do Trabalho contra a Precarização e diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e similares do Estado de Minas Gerais (Sintect-MG), Pedro Paulo de Abreu Pinheiro.

Pedro Paulo informou que a ECT tem hoje 118.500 funcionários próprios e cerca de 85 mil temporários, número inuficiente de acordo com padrões internacionais, que consideram o tamanho da população.

A terceirização, na opinião do sindicalista, envolve riscos para a natureza do serviço, que requer sigilo e privacidade. Assim também a privatização comprometeria o papel social dos Correios, que prestam serviços variados, como o de banco postal, em pequenas cidades.

“Tudo isso está caindo por uma clara política de desmanche. Os grandes clientes foram transferidos para as franqueadas, que são de apadrinhados políticos e já respondem por 42% do faturamento da ECT”, aponta o sindicalista.

Ameaça de privatização estaria mais clara
Para os trabalhadores e deputados, a ameaça de privatização está mais clara e concreta no governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). 

“O movimento é conhecido e atinge não só os Correios, mas a Petrobras e a Caixa Econômica. O governo sucateia e cria a opinião pública favorável para a entrega da empresa, como ocorreu com a Vale”, afirmou Cristiano Silveira (PT), presidente da comissão. Para ele, a ECT é estratégica, por sua capilaridade e por ser um patrimônio do País.

Segurança – Até mesmo a onda de assaltos a agências dos Correios pode ter relação com a terceirização, acrescentou Pedro Paulo, já que um setor estratégico, que organiza o trabalho na empresa, está há tempos nas mãos de funcionários temporários. “Tudo indica que há informações sendo repassadas”, aponta.

Ele leu carta da Prefeitura de Brás Pires, na Zona da Mata, onde o banco postal deixou de funcionar depois de sucessivos roubos à agência local dos Correios. “A direção não faz nada. É a política do quanto pior, melhor”, lamentou.

O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Jairo Nogueira Filho, também assinala que estão ocorrendo atrasos nas entregas, assim como violações de correspondências. “Só com um quadro próprio forte conseguiremos manter o nível de qualidade a que a população está acostumada”, defendeu.

Plano de saúde dos servidores foi extinto
Uma das queixas recorrentes na audiência foi o fim do plano de saúde próprio dos Correios, considerado uma das maiores conquistas dos trabalhadores. 

O presidente do Sintect-MG e também diretor da federação da categoria, Robson Gomes da Silva, afirma que o plano foi “doado” a uma instituição que gasta o dobro do antigo plano. Vários servidores reclamaram que atendimentos estão sendo suspensos pelo não pagamento aos credenciados. “O Sul de Minas está sem plano”, acrescentou Robson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...