Pular para o conteúdo principal

COM CORES, DIVERSIDADE E LUTA POR DIREITOS, ALFENAS SEDIA A 11ª PARADA DO ORGULHO LGBTTTs


A praça central e as ruas de Alfenas, no Sul de Minas, se encheram de cores no último domingo, 21. A cidade sediou a 11ª Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas. Mas antes, houve intensa programação durante a 10ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual.

Única parada de toda a região, o evento contou com a presença de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, simpatizantes e famílias, com muita festa e luta por direitos.

A concentração ocorreu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas, em seguida a parada seguiu até a avenida José Paulino da Costa.

“Não queremos mais, nem menos. Queremos direitos iguais”, enfatizou Sander Simaglio, presidente do MGA. O militante apontou dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que demonstram o aumento de 47% dos índices de violência contra homossexuais. 

O terceiro relatório de violência homofóbica, publicado no dia 26 de janeiro deste ano pelo então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, destacou: ao menos cinco casos de violência homofóbica são registrados todos os dias no Brasil.

O estudo se refere a dados do ano de 2013. Isso que demonstra relativa dificuldade e demora dos órgãos públicos em apurar estas denúncias. O relatório tomou como base o conceito de homofobia para tratar de preconceito ou discriminação (e demais violências) contra pessoas em função de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Naquele ano, foram registradas 1.965 denúncias de 3.398 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 1.906 vítimas e 2.461 suspeitos.

São captadas as queixas feitas por meio das ouvidorias do SUS e das antigas secretarias de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos, por meio do Disque 100, mostrando que esses dados estão longe da realidade diária.

O relatório, elaborado pelo ministério, esclarece que "as violências ocorridas cotidianamente contra os LGBT [são] infelizmente muito mais numerosas do que aquelas que chegam ao conhecimento do poder público. Salienta-se que a falta de um marco legal que regulamente a punição de atos discriminatórios contra a população LGBT aprofunda a dificuldade de realização de diagnósticos estatísticos desta natureza."

A Parada do Orgulho LGBTTTs foi organizada pelos militantes do movimento e diretoria do Movimento Gay de Alfenas (MGA), além do Projeto de Extensão de DST/AIDS da Universidade de Alfenas (Unifenas), do Coletivo Quilombo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), da Rede Emancipa e do Coletivo Juntos.

O evento também contou com o apoio da prefeitura, TV Alfenas, Jornal dos Lagos e Rádio Fama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...