terça-feira, 2 de agosto de 2016

DEPUTADOS VÃO AO MUNICÍPIO DE MACHADO DEBATER CAFEICULTURA

Audiência será nesta terça-feira, 2, na cidade do Sul de Minas e pretende discutir políticas de valorização do setor


O município de Machado, no Sul de Minas, recebe, nesta terça-feira, 2, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a cafeicultura no Estado. 

A reunião será às 13 horas, no Instituto Federal do Sul de Minas – Centro de Excelência Campus Machado (Rodovia Machado-Paraguaçu, km 11), e atende a requerimento dos deputados Emidinho Madeira (PSB), Fabiano Tolentino (PPS), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT), Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Inácio Franco (PV).

O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, reforçou que a economia mineira é baseada, predominantemente, nas atividades agrícolas. 

“O agronegócio foi responsável, em 2015, por 33% das exportações do Estado, totalizando US$ 5,5 bilhões”, comentou. 

Tolentino disse, ainda, que é necessário propor políticas que valorizem a produção e a venda do café. 

“Em Minas, no acumulado desse ano, a produção foi estimada em quase 30 milhões de sacas, um crescimento de 28% em relação à última safra”, destacou.

O deputado Emidinho Madeira, vice-presidente da comissão e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, afirma que essa é uma oportunidade para que sejam apresentadas novas ideias e reivindicações. 

“A cafeicultura foi, e continua sendo, o grande pilar da nossa economia. Nosso papel, como poder público, é abrir os canais de discussão”, pontuou.

Convidados
Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Alfenas e presidente do Consórcio para o Desenvolvimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Maurilio Peloso; o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxapé Ltda., Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Glênio Martins de Lima Mariano; o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; e o gerente do Campo Experimental de Machado, Gilmar Cereda.

Nenhum comentário: