Pular para o conteúdo principal

DEPUTADOS VÃO AO MUNICÍPIO DE MACHADO DEBATER CAFEICULTURA

Audiência será nesta terça-feira, 2, na cidade do Sul de Minas e pretende discutir políticas de valorização do setor


O município de Machado, no Sul de Minas, recebe, nesta terça-feira, 2, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a cafeicultura no Estado. 

A reunião será às 13 horas, no Instituto Federal do Sul de Minas – Centro de Excelência Campus Machado (Rodovia Machado-Paraguaçu, km 11), e atende a requerimento dos deputados Emidinho Madeira (PSB), Fabiano Tolentino (PPS), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT), Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Inácio Franco (PV).

O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, reforçou que a economia mineira é baseada, predominantemente, nas atividades agrícolas. 

“O agronegócio foi responsável, em 2015, por 33% das exportações do Estado, totalizando US$ 5,5 bilhões”, comentou. 

Tolentino disse, ainda, que é necessário propor políticas que valorizem a produção e a venda do café. 

“Em Minas, no acumulado desse ano, a produção foi estimada em quase 30 milhões de sacas, um crescimento de 28% em relação à última safra”, destacou.

O deputado Emidinho Madeira, vice-presidente da comissão e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, afirma que essa é uma oportunidade para que sejam apresentadas novas ideias e reivindicações. 

“A cafeicultura foi, e continua sendo, o grande pilar da nossa economia. Nosso papel, como poder público, é abrir os canais de discussão”, pontuou.

Convidados
Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Alfenas e presidente do Consórcio para o Desenvolvimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Maurilio Peloso; o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxapé Ltda., Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Glênio Martins de Lima Mariano; o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; e o gerente do Campo Experimental de Machado, Gilmar Cereda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.