Pular para o conteúdo principal

FEDERAL DE LAVRAS NÃO ENTRA EM RANKING DAS 500 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários

Universidade de Lavras ficou de fora de mais um ranking internacional

Após ficar de fora da lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, conforme divulgado com exclusividade pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 29 de julho, agora foi a vez da Universidade Federal de Lavras (UFLA) não aparecer entre as 500 melhores em um ranking chinês de classe mundial.

O Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês) divulgado na semana passada, aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.

Universidades brasileiras mais bem posicionadas na edição 2016 do ARWU

Entre as brasileiras, encabeça a lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo –, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. 

Na faixa seguinte (400-500), figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual de Campinas (Unicamp). 

A UFMG, única representante do Estado no rankinhg, figura entre as quatro melhores instituições de ensino superior brasileiras. Já A USP é a universidade latino-americana mais bem colocada, no grupo entre a 100ª e a 150ª posição, mesma classificação alcançada no ano passado.

Nas melhores posições do ARWU 2016 ficaram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley. A estas seguem-se a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Clique aqui e confira o resultado do ARWU.

O ranking
O ranking avalia anualmente 1200 universidades e é elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai, na China. O ARWU já foi citado pela Revista The Economist, como sendo “coerente e transparente”.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários. 

A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e a performance de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Centenas das universidades citaram os resultados do ranking nas suas notícias universitárias, nos relatórios anuais ou folhetos promocionais. Um estudo sobre o ensino superior publicado pelo The Economist em 2005, comentou a ARWU como "a classificação anual mais utilizada de universidades de pesquisa do mundo."

Burton Bollag, um jornalista do Chronicle of Higher Education escreveu que a ARWU " é considerada como a classificação internacional com mais influência".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...