Pular para o conteúdo principal

FEDERAL DE LAVRAS NÃO ENTRA EM RANKING DAS 500 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários

Universidade de Lavras ficou de fora de mais um ranking internacional

Após ficar de fora da lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, conforme divulgado com exclusividade pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 29 de julho, agora foi a vez da Universidade Federal de Lavras (UFLA) não aparecer entre as 500 melhores em um ranking chinês de classe mundial.

O Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês) divulgado na semana passada, aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.

Universidades brasileiras mais bem posicionadas na edição 2016 do ARWU

Entre as brasileiras, encabeça a lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo –, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. 

Na faixa seguinte (400-500), figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual de Campinas (Unicamp). 

A UFMG, única representante do Estado no rankinhg, figura entre as quatro melhores instituições de ensino superior brasileiras. Já A USP é a universidade latino-americana mais bem colocada, no grupo entre a 100ª e a 150ª posição, mesma classificação alcançada no ano passado.

Nas melhores posições do ARWU 2016 ficaram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley. A estas seguem-se a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Clique aqui e confira o resultado do ARWU.

O ranking
O ranking avalia anualmente 1200 universidades e é elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai, na China. O ARWU já foi citado pela Revista The Economist, como sendo “coerente e transparente”.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários. 

A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e a performance de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Centenas das universidades citaram os resultados do ranking nas suas notícias universitárias, nos relatórios anuais ou folhetos promocionais. Um estudo sobre o ensino superior publicado pelo The Economist em 2005, comentou a ARWU como "a classificação anual mais utilizada de universidades de pesquisa do mundo."

Burton Bollag, um jornalista do Chronicle of Higher Education escreveu que a ARWU " é considerada como a classificação internacional com mais influência".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...