Pular para o conteúdo principal

JUIZ DE FORA: MARGARIDA SALOMÃO QUER UNIVERSIDADES ALIADAS DA PREFEITURA

Ex-reitora, deputada federal propõe aproximar ensino superior da gestão pública para ampliar participação e estimular inovação


Aproximar as universidades existentes em Juiz de Fora, na Zona da Mata, da administração da Prefeitura Municipal é um dos desafios que a candidatura da atual deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) definiu como prioridade para as eleições deste ano.

A proposta considera o polo de ensino superior da cidade como caminho para a inovação na gestão pública e se constitui em um dos eixos de um governo de participação popular que sua eleição representa.

“Infelizmente, a separação é muito grande entre a cidade e a universidade. É uma das nossas prioridades aproximar a cidade de Juiz de Fora do grande sistema universitário nela sediado, seja a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da qual fui reitora, seja a UNIP-Sudeste ou a grande rede particular de ensino que se constituiu no entorno das instituições públicas”, diz Margarida Salomão.

“Todas elas agregam competências, experiências políticas e científicas que muito têm a acrescentar à vida da cidade. Pela minha experiência universitária, sei que a questão da inovação é central. Não só a inovação tecnológica, mas a inovação social e política.”

Com uma poulação estimada em 555.284 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geaografia e Estatística ( IBGE), Juiz de Fora tem na pré-candidatura de Margarida Salomão a chave para fazer essa aproximação. Isso porque ela foi reitora da UFJF de 1998 a 2006.

Um primeiro passo na direção da inovação política, conta a candidata, é o lançamento da plataforma colaborativa “A Juiz de Fora de Todos Nós”, ferramenta criada para colher propostas, ideias e críticas da população sobre a gestão municipal. A plataforma possui também uma página no Facebook.

“A cidade vem sendo dirigida de uma forma muito convencional, por um grupo político que aborda os problemas de maneira muito antiga”, sintetiza Margarida. 

“Construir uma gestão com a participação da sociedade, transparente e que envolva as pessoas. Essa é certamente a grande lição que precisamos apresentar à sociedade para lutar contra a corrupção, para derrotá-la, e oferecer à sociedade uma forma nova de política.”

Com larga experiência ligada ao ensino superior, Margarida foi dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) por oito anos e disputou por duas vezes a Prefeitura de Juiz de Fora, chegando ao segundo turno em 2008 e 2012. Desta vez, afirma sorridente, será para ganhar.

Quebrando o tabu
Conhecida em Juiz de Fora justamente por seu papel como educadora, reitora e atuação em favor da ciência e do conhecimento, Margarida Salomão ganhou projeção nacional devido ao vídeo de uma audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em que defende o comprometimento da Educação com a Ciência.

Viralizou com mais de 250 mil compartilhamentos na página “Quebrando o Tabu” no Facebook, ao lembrar do pedido de perdão da Igreja Católica a Galileu Galilei por tê-lo condenado quando o cientista sustentou que o planeta Terra gira em torno do Sol, contrariando os ditames religiosos de sua época.

Na comissão, foi aplaudida ao questionar quanto tempo levaria para que pedíssemos desculpas “às mulheres, aos homossexuais e aos transgêneros” por não fazer o que a ciência indica que se deve fazer.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...