Pular para o conteúdo principal

PODER AOS PRÓ-REITORES

Reitoria da UFLA concede aos pró-reitores de Graduação e Pós-Graduação poder para instaurar processos administrativos contra estudantes


Em ato publicado no dia 15 de junho por meio da Portaria 836, a reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) delegou aos pró-reitores de Graduação (PRG) e de Pós-Graduação (PRPG) poder para instaurar procedimento administrativo de natureza disciplinar relacionado a estudantes.

Além disso, os pró-reitores poderão também aplicar advertência e suspensão decorrentes de infrações cometidas por estudantes. 


De acordo com o artigo 2º do documento, os pró-reitores de graduação e de pós-raduação poderão designar membros para compor comissões para condução dos procedimentos administrativos, observado o rito processual previsto no Regimento Geral da UFLA e exercer a ação disciplinar.

Os casos de desligamento de discentes previstos no Regimento Geral serão apurados pelas Pró-Reitorias em caráter investigativo e submetidos ao reitor professor José Roberto Soares Scolforo para decisão sobre a instauração de processo administrativo disciplinar e julgamento.

O documento revogou a Portaria 1423 de 17 de outubro de 2012, que permitia aos pró-reitores somente aplicarem aos discentes as penalidades de advertência e suspensão decorrentes de infrações cometidas, conforme arroladas nos arts. 198 e 199 do Regimento Geral da UFLA. 


O regimento da instituição prevê três penalidades disciplinares aplicáveis aos estudantes: advertência por escrito, suspensão e o desligamento da universidade, sendo está a penalidade máxima. As penalidades disciplinares aplicadas constam no histórico escolar do aluno.

Estudantes relatam a redação da Blog O Corvo-Veloz que a portaria não deixa claro questões como a participação dos pró-reitores, que são docentes da instituição, na abertura de processos em que o estudante for orientado do mesmo, o que configura conflito de interesse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.