Pular para o conteúdo principal

SEDE DA ETAPA ESTADUAL DO JEMG, LAVRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS

Presença de alunos-atletas na cidade movimenta a economia local


A cidade de Lavras, no Território Sul, pode ser considerada a capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016. 

Após sediar, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que contou com a presença de cerca de 4500 alunos-atletas, a cidade se prepara agora para receber as disputas das modalidades coletivas.

A expectativa é de que 1600 alunos de 144 escolas públicas e privadas de 101 municípios mineiros participem da competição, que acontece na próxima semana, de 1º a 7 de agosto. 

A cerimônia oficial de abertura da etapa será realizada no dia 2 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Ginásio do Lavras Tênis Clube – LTC (Rua Costa Pereira, s/nº, bairro Centro).

JEMG movimenta a economia
Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Lavras, Ricardo Pacheco, o JEMG é uma grande oportunidade para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade. 

Pacheco comentou que a execução das modalidades individuais e paralímpicas injetou cerca de 2 milhões de reais no comércio local.

“Com a realização das coletivas, agora, e das individuais, a estimativa é que movimentemos um total de 5 milhões de reais com o evento, o que é muito positivo para a economia de Lavras. Além disso, é uma chance de incentivar a prática esportiva em nossa cidade, já que possuímos vagas garantidas na estadual, em razão de sermos a sede”, comemorou.

Esporte nos quatro cantos da cidade
Ao todo, 12 espaços serão utilizados pelo JEMG, o que levará o esporte a diferentes regiões de Lavras. 

O Ginásio Edimilson Bosco Chitarra, no bairro São Vicente, será a casa do basquete módulo I (para alunos de 12 a 14 anos), enquanto o Ginásio II da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no bairro Kennedy, recebe as disputas do módulo II (para alunos de 15 a 17 anos). 

A UFLA recebe também as competições de handebol módulo II e vôlei de praia, ambas no Ciune.

No Centro estarão concentrados os jogos de futsal módulo II e peteca (ginásio, quadras 1 e 2 do Lavras Tênis Clube – LTC), vôlei módulo II (ginásio da Associação Atlética Ferroviária) e vôlei de praia (quadra da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo – SELT).

A competição do futsal do módulo I acontece no ginásio do Instituto Presbiteriano Gammon, no bairro Esplanada, e do handebol, no mesmo módulo, no ginásio do Colégio Tiradentes, no Jardim Floresta. 

O vôlei módulo I será realizado no ginásio do Clube ABR Cofap, no Distrito Industrial.

O programa
O Minas Esportiva/JEMG é um programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os Jogos são disputados em quatro etapas, sendo elas: municipal, microrregional, regional e estadual. A atual edição, que atingiu o número recorde de 815 municípios inscritos, pela primeira vez terá as modalidades skate e rúgbi, praticadas em caráter de demonstração.

Além de indicar os campeões no estado, o JEMG também seleciona os representantes mineiros para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. Dividida em duas etapas – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, a competição deste ano será sediada em João Pessoa (PB), nos meses de setembro e novembro, respectivamente.

Também em novembro, a cidade de São Paulo/SP sediará as Paralimpíadas Escolares, que contam com alunos indicados pelo JEMG. 

Mais informações pelo site: jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...