Pular para o conteúdo principal

SEDE DA ETAPA ESTADUAL DO JEMG, LAVRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS

Presença de alunos-atletas na cidade movimenta a economia local


A cidade de Lavras, no Território Sul, pode ser considerada a capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016. 

Após sediar, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que contou com a presença de cerca de 4500 alunos-atletas, a cidade se prepara agora para receber as disputas das modalidades coletivas.

A expectativa é de que 1600 alunos de 144 escolas públicas e privadas de 101 municípios mineiros participem da competição, que acontece na próxima semana, de 1º a 7 de agosto. 

A cerimônia oficial de abertura da etapa será realizada no dia 2 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Ginásio do Lavras Tênis Clube – LTC (Rua Costa Pereira, s/nº, bairro Centro).

JEMG movimenta a economia
Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Lavras, Ricardo Pacheco, o JEMG é uma grande oportunidade para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade. 

Pacheco comentou que a execução das modalidades individuais e paralímpicas injetou cerca de 2 milhões de reais no comércio local.

“Com a realização das coletivas, agora, e das individuais, a estimativa é que movimentemos um total de 5 milhões de reais com o evento, o que é muito positivo para a economia de Lavras. Além disso, é uma chance de incentivar a prática esportiva em nossa cidade, já que possuímos vagas garantidas na estadual, em razão de sermos a sede”, comemorou.

Esporte nos quatro cantos da cidade
Ao todo, 12 espaços serão utilizados pelo JEMG, o que levará o esporte a diferentes regiões de Lavras. 

O Ginásio Edimilson Bosco Chitarra, no bairro São Vicente, será a casa do basquete módulo I (para alunos de 12 a 14 anos), enquanto o Ginásio II da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no bairro Kennedy, recebe as disputas do módulo II (para alunos de 15 a 17 anos). 

A UFLA recebe também as competições de handebol módulo II e vôlei de praia, ambas no Ciune.

No Centro estarão concentrados os jogos de futsal módulo II e peteca (ginásio, quadras 1 e 2 do Lavras Tênis Clube – LTC), vôlei módulo II (ginásio da Associação Atlética Ferroviária) e vôlei de praia (quadra da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo – SELT).

A competição do futsal do módulo I acontece no ginásio do Instituto Presbiteriano Gammon, no bairro Esplanada, e do handebol, no mesmo módulo, no ginásio do Colégio Tiradentes, no Jardim Floresta. 

O vôlei módulo I será realizado no ginásio do Clube ABR Cofap, no Distrito Industrial.

O programa
O Minas Esportiva/JEMG é um programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os Jogos são disputados em quatro etapas, sendo elas: municipal, microrregional, regional e estadual. A atual edição, que atingiu o número recorde de 815 municípios inscritos, pela primeira vez terá as modalidades skate e rúgbi, praticadas em caráter de demonstração.

Além de indicar os campeões no estado, o JEMG também seleciona os representantes mineiros para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. Dividida em duas etapas – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, a competição deste ano será sediada em João Pessoa (PB), nos meses de setembro e novembro, respectivamente.

Também em novembro, a cidade de São Paulo/SP sediará as Paralimpíadas Escolares, que contam com alunos indicados pelo JEMG. 

Mais informações pelo site: jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.