Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA & SEGURANÇA | POKÉMON GO: A INVASÃO DE PRIVACIDADE CHEGA À SUA CASA

O polêmico aplicativo expõe a privacidade das pessoas e sem a nossa prévia autorização


Texto originalmente publicado em www.simi.org.br

Todo mundo comemora hoje a utilidade do Google Street View, que possibilita conhecer endereços em qualquer parte do mundo. 

Museus, universidades e até o fundo do mar podem ser explorados pelo aplicativo. Já é possível, inclusive, entrar em lojas, bares ou restaurantes para um tour nos espaços. 

Para o comerciante, mais um canal de vendas ou a possibilidade de mostrar aos clientes como é espaçoso ou divertido seu estabelecimento. Tudo isso parece realmente sedutor, não é mesmo? Porém, as imagens podem também ser utilizadas para outros fins.

Tudo tem os dois lados
O tour pelos estabelecimentos pode alertar, por exemplo, sobre irregularidades em saída de emergência - como ocorreu no trágico acidente na Boate Kiss em Santa Maria (RS) -, falhas na segurança ou mesmos flagrar os visitantes. 

O que você estava fazendo às 10h da manhã no Bar Tito, em Ponta Grossa, Paraná (SC)? 

O site Gobefore instalou câmeras de vídeo em diversos estabelecimentos espalhados pelo mundo para que seja possível, em tempo real, saber como está o movimento no local, e o pior, reconhecer as pessoas que estão frequentando. Já imaginou o que isso pode acarretar de problemas? 

O polêmico aplicativo expõe a privacidade das pessoas e sem a nossa prévia autorização. No entanto, estamos falando de estabelecimentos abertos ao público, que exigem, naturalmente, boas normas de conduta social.

Privacidade com o Pokémon Go?
Quando estamos com as câmeras do celular abertas em casa na busca frenética por Nidoran, Pikachu, Bulbassauro, Squirtle ou Charmander no Pokémon Go, estamos, também, expondo nossa intimidade ou detalhes muito valiosos sobre nossa intimidade. 

Vamos imaginar que um desses personagens caçados está na sala da sua casa. É possível identificar adornos, aparelhos eletrônicos, quadros e muitos outros detalhes que, somados, revelam informações preciosas que podem ser cruzadas, por exemplo, com localização, faixa etária e diversos outros parâmetros. 

Será que estamos seguros? 

Você já teve a curiosidade de ler a política de privacidade do Pokémon no site da desenvolvedora Niantic?

“Proteger sua privacidade (ou a privacidade da sua criança autorizada) é realmente muito importante para a Niantic.” 

É assim que eles abrem o extenso documento que lista a política de privacidade. A empresa não deixa claro como fica a privacidade das fotos e vídeos gerados pelo usuário e não diz, claramente, que não vai vender as fotos da sua casa. 

Não ache estranho, por exemplo, se receber um e-mail oferecendo uma nova televisão de 42 polegadas porque a sua já está bem velinha.

A loja de eletrônicos pode comprar um banco de dados precioso que classifica os possíveis clientes a partir da leitura das fotos obtidas da sua sala de estar, com o seu consentimento. Parece teoria da conspiração? Isso está muito perto de acontecer e não vá colocar a culpa no Pokémon Go!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...