Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ VIVE CLIMA DE ELEIÇÕES


O processo eleitoral de 2016 para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), para o mandato 2017-2020, chega à fase da consulta à comunidade à comunidade, que será realizada amanhã, quarta-feira, 31, das 8 horas às 21h30, envolvendo professores, servidores técnico-administrativos em educação (STAEs), alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos e representante da comunidade itajubense.

Em Itajubá no Sul de Minas, a consulta será acontecerá no saguão da Biblioteca Mauá (BIM), e em Itabira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no rol do Prédio I. 

Para a votação é necessário levar um documento de identidade com foto, como carteira funcional e de estudante, CNH e RG.

No site da Unifei (https://www.unifei.edu.br/eleicao_reitor/documentos) encontram-se as listas dos que estão aptos a votar: integrantes do quadro permanente de pessoal docente da Unifei; integrantes da carreira dos cargos técnico-administrativos em educação do quadro permanente da universidade, e alunos efetivamente matriculados em qualquer dos cursos regulares de graduação, presencial ou EAD, e pós-graduação stricto sensu.

De acordo com o regulamento da eleição, serão atribuídos pesos por segmento: 70% para os docentes, 15% para os STAEs, 12% para os alunos, 2% para os ex-alunos e 1% para a comunidade itajubense.

Nas semanas que antecedem a consulta acadêmica, os candidatos a reitor, Dagoberto Alves de Almeida, Paulo Shigueme Ide e Paulo Sizuo Waki e seus respectivos candidatos a vice-reitor, Marcel Fernando da Costa Parentoni, João Batista Turrioni e Luiz Antônio Alcântara Pereira, têm participado de visitas aos institutos e demais departamentos nas duas unidades da Unifei, para a exposição de seus planos, bem como de debates, que ocorreram em Itabira, no dia 17, e em Itajubá, no dia 25 de agosto.

Após a consulta à comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (Consuni) vai realizar uma sessão no dia 12 de setembro para elaboração da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor, a ser encaminhada ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho (DEM), que escolherá o novo reitor. A escolha do vice-reitor, também em lista tríplice, caberá ao novo reitor eleito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ÁLVARO DAMIÃO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA NOVO ANEL JUNTO AO BANCO DO BRICS

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. “No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito. De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questã...