Pular para o conteúdo principal

CONCILIAÇÃO: CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS SERÁ INAUGURADO EM GUAXUPÉ

Solenidade será realizada hoje; unidade concentra audiências de conciliação antes e depois da existência de processos
Fórum da Comarca de Guaxupé

O próximo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o 77º, será instalado em Guaxupé, no Sul do estado. 

A solenidade de instalação prevê a participação do juiz auxiliar da terceira Vice-Presidência do TJMG, Maurício Pinto Ferreira, e do diretor do foro da comarca de Guaxupé, juiz João Batista Mendes Filho. A unidade será coordenada pelo juiz José Eduardo Junqueira Gonçalves. 

A inauguração será realizada hoje, terça-feira, 20, às 10h, no Fórum Doutor Arthur Augusto Fernandes Leão (Avenida Prefeito Anibal Ribeiro do Val, 150 – Vila Santo Antônio – Guaxupé). 

O Cejusc de Guaxupé vai funcionar nesse local. Os dois juízes estarão no fórum da comarca à disposição da imprensa local a partir das 9h30 para esclarecer dúvidas e responder perguntas sobre o Cejusc.

Parceria
O TJMG assinou termo de cooperação técnica com o Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (Unifeg) para ampliar o atendimento à população. 

A instituição de ensino vai oferecer um espaço, em suas instalações (Avenida Dona Floriana, 463 – Centro), para o funcionamento de atividades voltadas para a conciliação e se comprometeu além disso a integrar o corpo docente e discente nas atividades desenvolvidas em parceria com a equipe do Judiciário. 

Ao Tribunal competem as tarefas de capacitar os conciliadores e mediadores que atuarão no local, acompanhá-los, supervisioná-los e orientá-los e coordenar os trabalhos.

Segundo o juiz Maurício Pinto Ferreira, o Tribunal está se empenhando implementação de uma política de tratamento adequado para os conflitos de interesse e procura oferecer, ao lado do processo judicial, outros mecanismos para a resolução das controvérsias. 

Conforme o juiz, a conciliação e a mediação têm se revelado instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios. 

“Sua adequada utilização, em diversos programas pelo Brasil, tem reduzido a excessiva judicialização dos conflitos de interesse, a quantidade de recursos e de execução de sentenças”, disse.

A implantação dos Cejuscs é supervisionada no estado pela Terceira Vice-Presidência do TJMG, que tem à frente o terceiro vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna. 

O desembargador será representado, na solenidade, pelo juiz Maurício Ferreira.

Cejuscs
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) é o local onde profissionais treinados podem ajudar as partes em conflito a encontrar uma solução conjunta antes que o problema se torne uma ação judicial. 

No centro, também é possível buscar acordos em ações que já tramitam na Justiça. Os Cejuscs concentram as audiências de mediação e conciliação, pré-processuais e processuais.

A mediação difere da conciliação porque é voltada para pessoas que mantêm algum tipo de laço e precisam reencontrar a harmonia, porque continuarão convivendo: é o caso de irmãos, pais e filhos, vizinhos, ex-cônjuges. 

Já a conciliação pode abranger demandas de consumo, batidas no trânsito, cobrança de dívidas e outras circunstâncias em que as pessoas envolvidas não necessariamente continuarão mantendo contato.

Os Cejuscs ainda contam com um setor de cidadania, que orienta a população a respeito de necessidades diversas, como obtenção de documentos e certidões, e encaminha as pessoas aos locais onde poderão resolver seu problema, caso ele não seja do âmbito do Judiciário.

O objetivo dos Cejuscs é consolidar uma abordagem diferente na resolução de conflitos, modificando a tendência, culturalmente arraigada, desde a Constituição Federal de 1988, de o cidadão procurar a Justiça para resolver quaisquer impasses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...