Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO HOMENAGEIA A PROFESSORA MISABEL DERZI

Docente da UFMG é a presidente e coordenadora geral dos trabalhos da Comissão de Revisão e Simplificação Tributária de Minas

O governador Fernando Pimentel e a coordenadora da Comissão Permanente, Misabel Derzi

No período de 14 a 16 de setembro, será realizado o XX Congresso Internacional de Direito Tributário da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), no espaço de convenções The One Business, localizado na avenidade Raja Gabaglia, 1.143, em Belo Horizonte.

A homenageada deste ano é a professora Misabel Abreu Machado Derzi, fundadora e presidente honorária da ABRADT. 

A professora titular de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a presidente e coordenadora geral dos trabalhos Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais. 

Trabalho inédito
Criado em março de 2015 por meio de decreto do governador Fernando Pimentel, o grupo, inédito no Brasil, tem como objetivo desenvolver estudos, propostas e pesquisas para aperfeiçoar o sistema jurídico-tributário mineiro.

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE-MG), Licurgo Joseph Mourão, que participará da mesa do XX Congresso Internacional de Direito Tributário é um dos membros da comissão.

No último dia 31 de agosto, a professor Misabel Derzi, o conselheiro substituto Licurgo Mourão e os outros membros fizeram a entrega do primeiro relatório da comissão. 

Na solenidade, ocorrida no Palácio da Liberdade, o governador do Estado ressaltou a complexidade do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

“É absolutamente necessário que a gente compartilhe isso com uma comissão com esse perfil. Estamos avançando e vamos avançar ainda mais e temos muito trabalho pela frente para melhorar o ICMS. O trabalho que vocês estão fazendo vai ficar para o Estado, vai nos dar mais produtividade e mais competitividade para a nossa economia, para ajudar Minas Gerais”, afirmou.

Segundo a professora da UFMG, um dos principais objetivos do grupo é reduzir a guerra fiscal entre os estados, melhorando o processo em Minas Gerais, trabalhando, por exemplo, com programas eletrônicos. 

“Estamos caminhando passo a passo para a simplificação da legislação tributária. Há várias propostas nesse sentido. E quando simplificamos, nós reduzimos os ônus”, adiantou.

A comissão, criada no âmbito das Secretarias de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) e de Fazenda (SEF), também conta com a participação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Advocacia-Geral do Estado, representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), e da bancada mineira na Câmara dos Deputados, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Também integram a comissão e participaram da reunião especialistas, consultores e estudiosos nacionais e internacionais e representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG), o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), as Federações das Indústrias (Fiemg), da Agricultura e Pecuária (Faemg) e das Empresas de Transporte de Carga (Fetcemg), da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Congresso
O XX Congresso Internacional de Direito Tributário terá como tema central os “50 anos do Código Tributário Nacional - CTN”, que será dividido em subtemas, abordados por renomados especialistas, professores, autoridades e ministros dos tribunais superiores. 

A associação estima, para este evento, um público de 600 profissionais envolvidos. Maiores informações podem ser obtidas através do site da ABRADT (http://abradt.org.br/congresso2016/), pelo telefone 3261-0506 ou pelo e-mail abradt@abradt.org.br .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.