Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL RECEBE PRESIDENTE DA ANCINE PARA DISCUTIR AÇÕES VOLTADAS AO AUDIOVISUAL MINEIRO

Durante o encontro, participantes conheceram ações já desenvolvidas em Minas Gerais dentro do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro 


O governador Fernando Pimentel (PT) recebeu na última quinta-feira, 1º, no Palácio da Liberdade, o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, a equipe do governo estadual responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), lançado em junho, e cineastas. 

O objetivo do encontro foi discutir parcerias e políticas públicas voltadas ao setor audiovisual em Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo (PMDB) explicou que a intenção do Prodam é viabilizar políticas públicas por meio de parcerias entre órgãos e entidades, entre elas a Ancine.

“O governador tem destacado que o setor audiovisual é decisivo para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Minas Gerais. O audiovisual está crescendo muito e é importante que Minas Gerais ocupe o lugar que já tinha perdido para outros estados. Havia, no passado, ações desarticuladas no governo. Estamos agora procurando unir tudo isso. Com essa parceria com a Ancine, que é ligada ao governo federal, poderemos avançar fazendo convênios”, explicou o secretário após o encontro.

Quando foi lançado, em junho, o governo mineiro anunciou, dentro do Prodam, a destinação de R$ 23,5 milhões ao segmento audiovisual, distribuídos em editais destinados a roteiros, produção e finalização de longa-metragens para cinema e séries para televisão, além do pré-licenciamento de 37 projetos de obras seriadas e não-seriadas de ficção, animação e documentário.

“Nós temos vários editais. Devemos implantar um centro de audiovisual, temos programas com Codemig e BDMG. Isso ficou acertado de maneira detalhada com aval do governador e compromisso da Ancine de ser parceira de Minas Gerais. O programa visa, inclusive, a multiplicação de salas para audiovisual. A intenção da reunião com a Ancine foi fazer uma avaliação do que já foi feito e o que poderemos fazer com essa parceria”, completou o secretário.

Segundo o presidente do Prodam, Gilvan Rodrigues, há quatro editais em fase já avançada e que serão lançados em breve. “A ideia é que esses editais permaneçam e contribuam para a construção de uma política audiovisual no Estado”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o cineasta Helvécio Ratton, além dos coordenadores da ONG Contato, que promove projetos de audiovisual, Helder Quiroga e Vitor Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...