Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL RECEBE PRESIDENTE DA ANCINE PARA DISCUTIR AÇÕES VOLTADAS AO AUDIOVISUAL MINEIRO

Durante o encontro, participantes conheceram ações já desenvolvidas em Minas Gerais dentro do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro 


O governador Fernando Pimentel (PT) recebeu na última quinta-feira, 1º, no Palácio da Liberdade, o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, a equipe do governo estadual responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), lançado em junho, e cineastas. 

O objetivo do encontro foi discutir parcerias e políticas públicas voltadas ao setor audiovisual em Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo (PMDB) explicou que a intenção do Prodam é viabilizar políticas públicas por meio de parcerias entre órgãos e entidades, entre elas a Ancine.

“O governador tem destacado que o setor audiovisual é decisivo para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Minas Gerais. O audiovisual está crescendo muito e é importante que Minas Gerais ocupe o lugar que já tinha perdido para outros estados. Havia, no passado, ações desarticuladas no governo. Estamos agora procurando unir tudo isso. Com essa parceria com a Ancine, que é ligada ao governo federal, poderemos avançar fazendo convênios”, explicou o secretário após o encontro.

Quando foi lançado, em junho, o governo mineiro anunciou, dentro do Prodam, a destinação de R$ 23,5 milhões ao segmento audiovisual, distribuídos em editais destinados a roteiros, produção e finalização de longa-metragens para cinema e séries para televisão, além do pré-licenciamento de 37 projetos de obras seriadas e não-seriadas de ficção, animação e documentário.

“Nós temos vários editais. Devemos implantar um centro de audiovisual, temos programas com Codemig e BDMG. Isso ficou acertado de maneira detalhada com aval do governador e compromisso da Ancine de ser parceira de Minas Gerais. O programa visa, inclusive, a multiplicação de salas para audiovisual. A intenção da reunião com a Ancine foi fazer uma avaliação do que já foi feito e o que poderemos fazer com essa parceria”, completou o secretário.

Segundo o presidente do Prodam, Gilvan Rodrigues, há quatro editais em fase já avançada e que serão lançados em breve. “A ideia é que esses editais permaneçam e contribuam para a construção de uma política audiovisual no Estado”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o cineasta Helvécio Ratton, além dos coordenadores da ONG Contato, que promove projetos de audiovisual, Helder Quiroga e Vitor Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.