Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL CULTURAL TEVE INÍCIO NO DOMINGO EM ALFENAS


Desde o dia 1º de setembro, o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) movimenta Poços de Caldas, no Sul de Minas, com atividades culturais. 

E desde este domingo, 11, o projeto chega à Alfenas, também na região Sul de Minas, para sua terceira edição. Toda programação é gratuita e acontece em vários locais da cidade. 

No domingo, 11, o FAISCA ocupou a quadra do Chapadão no Bairro Santa Luzia com o projeto Coliseu Cultural Social com atividades direcionadas ao hip hop. No local houve apresentações dos grupos Latropa, Ecletcrew e o MC Bill e convidados. 

Hoje, segunda-feira, 12, haverá a abertura oficial do festival com um show especial da artista Dani Lasalvia acompanhada por Rui Kerner (viola clássica e bandolim) e Poli Brandani (violão). O evento será às 19h30, no Auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

A partir de amanhã, terça-feira, 13, o FAISCA oferece oficinas culturais com várias temáticas no campus da UNIFAL-MG e nas escolas Padre José Grimmick (Bairro Pinheirinho) e Abrão Adolpho Engel (Bairro Barranco Alto). 

A relação das oficinas pode ser acessada no site oficial do evento (www.unifal-mg.edu.br/faisca). As inscrições serão feitas no local.

Na quinta-feira, 15, o projeto realiza apresentações dos grupos Grilo à Paisana e do Projeto Consonância, às 17h, no campus da UNIFAL-MG. 

Na sexta, 16, além das oficinas, o FAISCA promove a segunda edição do Sarau Vira-Lata. Este ano o sarau será realizado em parceria com o Sarau Fundo de Quintal e destaca a performance teatral de Rodrigo Mikelino, música com a dupla Las Forasteras e participação de diversos poetas de Alfenas e região.

No final de semana, as ações do FAISCA serão na área central de Alfenas. No sábado, 17, a partir das 16h, a concha acústica da Praça Getúlio Vargas será ocupada com shows dos grupos Facção Caipira, Ferdi e do MC Chavez e apresentações teatrais com a Cia Circo do Asfalto e com a atriz Évila dos Anjos. 

No domingo, 18, haverá apresentação do Palhaço Fusquinha na feira municipal e a partir das 16h, o espetáculo será na Praça Getúlio Vargas. 

No mesmo dia, se apresentam os grupos Compasso Lunnar (com participação do guitarrista Fredera) e Fino du Rap, e o Coletivo Galeria Gruta participa com a performance “Tapete Manifesto” com temática referente à violência contra a mulher.

O campus da UNIFAL também receberá as exposições “Experimentos” do artista visual Filite, “Vestígios da Alma” de Vanessa CTReis e a exposição de fotografia colaborativa do festival com cerca de 40 fotógrafos. 

A Casa de Cultura de Alfenas recebe a exposição “Derivas Continentais” de Felipe Castro e Fernanda Flores. As exposições estarão abertas à visitação no período de 12 a 17/09.

A partir do dia 21 de setembro, o projeto chega à Varginha e destaca shows com Tuatha de Danann, Djambê, Marginália, Brasileirinhos, Camerata Theophillus, Sofisticanto, LEVE e diversas oficinas. O acesso também será gratuito.

O FAISCA 2016 tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, patrocínio da Frutty Refrigerantes e SpeedLife Energético. 

O projeto é uma realização coletiva entre a UNIFAL-MG, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) e coletivos culturais das cidades de Poços de Caldas, Alfenas e Varginha, com apoio institucional da Prefeitura de Alfenas. A produção é colaborativa envolvendo estudantes e grupos culturais independentes.

Informações no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...