Pular para o conteúdo principal

MEDALHA JK: PIMENTEL DESTACA LUTA PELA DEMOCRACIA E COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO

Governador presidiu, em Diamantina, cerimônia de entrega da comenda e destacou o legado do ex-presidente para o Brasil e as gerações que o sucederam


A história de luta pela democracia e o compromisso com o desenvolvimento do Brasil de Juscelino Kubitschek foram destacados pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta segunda-feira, 12, em Diamantina, durante a cerimônia de entrega da 21ª Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, como as principais fontes de inspiração e força para que o povo brasileiro volte a acreditar no Brasil.

“As insígnias do presidente Juscelino Kubitschek simbolizam as mais caras virtudes da vida pública de nosso Estado. Em Minas Gerais, combater pela liberdade, construir a paz social, praticar a democracia e ser republicano são essencialmente os valores que definem a nossa maneira de estar no mundo. Nós, mineiros e mineiras, não faltaremos ao Brasil na luta fraterna da nossa gente para a superação das circunstâncias que ora nos desafiam. Conscientes dos nossos deveres, queremos e buscaremos a concretização dos sonhos que jamais deixaremos de sonhar”, disse Pimentel.

O governador ressaltou alguns dos legados que irão desafiar o futuro brasileiro. 

“Quem contempla, em Diamantina, os resultados produzidos em poucos anos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, saberá, desde logo, que há um legado a desafiar o nosso futuro. E isso nos faz acreditar ainda mais no Brasil. Daquela pioneira escola de odontologia plantada em Diamantina pelo presidente JK até os campi universitários erguidos pelos presidentes Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) e Dilma Rousseff na vastidão dos dois vales, existe uma linha contínua de compromisso com a educação e com o desenvolvimento, com o combate à pobreza, com o enfrentamento da fome e com a defesa da dignidade da vida”, afirmou.

Para Fernando Pimentel, a trajetória de JK na luta pela democracia se reflete no atual momento vivido no país. 

“Por sobre abismos do caminho, o caminhar de JK prossegue rumo à democracia e à prosperidade, metas que lhe coroaram os ideais. Esses passos, os dele, nos trazem hoje a uma encruzilhada que não vai nos embaraçar, porque, tal como o presidente diamantinense, persistiremos na fé e na esperança”, ressaltou.

Lembrando do auge da história de JK, perseguido e cassado, sendo impossibilitado de voltar à presidência da República, o governador lamentou as “injustiças” sofridas pelo ex-presidente.

“Ele havia resistido a duas tentativas de golpe em seu governo e, com a grandeza da alma que o caracterizava, havia anistiado os envolvidos nos dois episódios. A nação estava apaziguada quando JK deixou o Palácio do Planalto. Mas, quase às vésperas da sonhada companha presidencial de 1965, quando ele deveria reapresentar-se ao eleitorado nacional, viu-se violentamente afastado da vida pública com a cassação imposta pelo golpe militar de 1964”, relembrou.

A memória deixada por JK também foi lembrada por Fernando Pimentel em seus feitos e obras. Brasília, Diamantina e a Pampulha, em Belo Horizonte, são, atualmente, reconhecidas como patrimônio cultural da humanidade, refletindo a qualidade estética e a força histórica que recobrem esses monumentos. 

Reflexão
Orador da solenidade, o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda, destacou, o esforço da administração estadual para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e da situação econômica de Minas Gerais. 

“Nosso governador pegou o Estado em dificuldade e está levando com responsabilidade e com muita dedicação, junto com a sua equipe, para que Minas Gerais possa voltar ao rumo do desenvolvimento, que eu tenho certeza que é o que o nosso ex-presidente, ex-governador JK queria ver”, afirmou Epaminondas Miranda, agraciado com a Medalha de Honra.

O prefeito ressaltou que a medalha “não é apenas uma honraria”, mas, também, um convite à reflexão sobre os “ideais do homem que se dedicou a mudar os rumos da nação (JK)”. 

“A cerimônia - prosseguiu - que se realiza hoje é, então, de suma importância para toda a população brasileira, principalmente aos mineiros e aos diamantinenses, uma vez que reconhece as extraordinárias conquistas do Presidente Juscelino, que se traduzem em conquistas do próprio povo, demonstrando o quão necessário é acreditar nos sonhos de um país melhor, mais justo e democrático”, acrescentou.

A cerimônia foi aberta pelo prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo. Dividida em Grande Medalha e Medalha de Honra, a comenda agraciou personalidades de diversos setores como autoridades, lideranças políticas, desembargadores, professores, atletas, militares, dentre outros. 

Medalha
Criada em 1995 e concedida pela primeira vez um ano depois, a Medalha JK é entregue sempre no dia 12 de setembro, data que marca o nascimento de Juscelino Kubitschek. Neste ano, 86 personalidades e instituições foram homenageados – 21 com a Grande Medalha e 65 com a Medalha de Honra. A honraria foi entregue pelo governador Fernando Pimentel, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, e pelo prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.