Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: JUSTIÇA DETERMINA QUE SANTANA DA VARGEM REGULARIZE DESTINAÇÃO DE LIXO

Conforme ACP, grande volume de resíduos sólidos depositados diariamente em lixão vem causando danos ao meio ambiente e aos moradores

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou que o município de Santana da Vargem, no Sul de Minas, adéque as condições de destinação dos resíduos sólidos produzidos na cidade. 

Há anos, o lixo gerado pela população é despejado em um lixão de condições inadequadas, o que vem causando danos ao meio ambiente e prejuízos à saúde pública. Todos os dias, cerca de quatro toneladas de resíduos são descartadas no local, conforme relatório técnico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Após investigar o funcionamento do lixão e verificar a prática de diversas infrações ambientais relacionadas à disposição irregular de resíduos sólidos na cidade, o MPMG, por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, ajuizou Ação Civil Pública (ACP).

Na ação, os promotores de Justiça Artur Forster Giovannini e Bergson Cardoso Guimarães destacam que o espaço recebe grandes quantidades de resíduos de várias espécies, que são depositados in natura a céu aberto, sem compactação ou recobrimento, contrariando a legislação ambiental. 

"No local, existe uma grande quantidade de resíduos expostos, o que propicia a proliferação de microvetores  (bactérias, fungos, vermes, vírus, macrovetores, baratas, ratos e  moscas),  responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.  A situação se agrava pela evidência da presença de catadores que frequentam a área", relatam. 

A gravidade da situação é verificada, segundo os promotores, também pela constatação de que, no lixão, não existe sistema de drenagem pluvial, nem estruturas de dissipação e sedimentação. Em razão disso, as águas das chuvas infiltram na massa de lixo e conduzem o chorume para o solo, cursos d’água e lençol freático. 

Medidas
A Justiça julgou procedentes os pedidos formulados pelo MPMG, determinando que o município adote uma série de medidas - a maior parte delas, no prazo de 180 dias. 

Entre as obrigações fixadas, estão: implantação de sistema de drenagem pluvial em todo o terreno e recobrimento do lixo com terra, no mínimo, duas vezes por semana; manutenção de boas condições de acesso à área do depósito de lixo, que deve possuir portão de entrada que impeça o acesso de pessoas e animais; proibição da permanência de pessoas no local de descarte de lixo para fins de catação de material reciclável; criação de alternativas adequadas para a realização de triagem de materiais; proibição do depósito de rejeitos urbanos e pneumáticos, equipamentos eletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes no local; implementação do programa de coleta seletiva; elaboração e execução do Plano Integrado de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, entre outras.

De acordo com a decisão, a omissão do município em dar cumprimento às normas ambientais "conduz à necessária condenação nas obrigações de fazer e de não fazer voltadas à regularização do lixão municipal, à recuperação da área degradada e à destinação regular dos resíduos sólidos urbanos". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...