Pular para o conteúdo principal

PROJETO CINEMAS EM REDE EXIBE "URUTAU"

Filme trata a questão da pedofilia


A pedofilia é o tema central do filme que estará em cartaz hoje, quinta-feira, 15, no Cine Vila Rica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir das 19h, como parte da programação do projeto Cinemas em Rede. 

“Urutau”, é um drama sobre Fernando, adolescente tímido que há sete anos, desde que era criança, vive confinado em um pequeno quarto na casa de Josias. 

Na manhã em que eles completam mais um ano juntos, uma tragédia obriga Fernando a lidar com uma nova realidade. 

Utilizando poucos atores e uma única locação, "Urutau" emprega uma estética minimalista para trazer à tona a discussão acerca da pedofilia, analisando a relação entre o abusador e a vítima, bem como a complexidade do comportamento humano em situações extremas.

A obra é um projeto autoral e independente, que levou mais de dois anos para ser executado, sem qualquer apoio ou patrocínio. Todos os recursos investidos foram do próprio diretor, Bernardo Cancella Nabuco. O filme também não conta com nenhuma empresa produtora ou distribuidora.

Após o filme, haverá uma roda de conversa com o psicólogo Diego Carrara, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde faz o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Festivais e premiações dos quais o filme participou: 

VII Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro
19ª Mostra de Cinema de Tiradentes
4ª Mostra Tiradentes/SP
7th New York Independent Film Festival
8ª Muestra de Cine Iberoamericano de Nicaragua

Confira o trailer do filme no link:


Classificação: 18 anos

Cinemas em Rede - Trata-se de um projeto resultante da cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Hoje, quinta-feira, 15, a partir das 19h, estarão conectadas, exibindo o mesmo filme, as seguintes instituições:  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Cine Metrópole; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).

A exibição de “Urutau” é a sexta do projeto. A partir da iniciativa, o Cine Vila Rica já exibiu obras como o documentário “Vestidas de Noiva”, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani, “Batguano”, de Tavinho Teixeira, e “Invasores”, de Marcelo Toledo.
com Lígia Souza - da assessoria UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...