Pular para o conteúdo principal

PROJETO CINEMAS EM REDE EXIBE "URUTAU"

Filme trata a questão da pedofilia


A pedofilia é o tema central do filme que estará em cartaz hoje, quinta-feira, 15, no Cine Vila Rica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir das 19h, como parte da programação do projeto Cinemas em Rede. 

“Urutau”, é um drama sobre Fernando, adolescente tímido que há sete anos, desde que era criança, vive confinado em um pequeno quarto na casa de Josias. 

Na manhã em que eles completam mais um ano juntos, uma tragédia obriga Fernando a lidar com uma nova realidade. 

Utilizando poucos atores e uma única locação, "Urutau" emprega uma estética minimalista para trazer à tona a discussão acerca da pedofilia, analisando a relação entre o abusador e a vítima, bem como a complexidade do comportamento humano em situações extremas.

A obra é um projeto autoral e independente, que levou mais de dois anos para ser executado, sem qualquer apoio ou patrocínio. Todos os recursos investidos foram do próprio diretor, Bernardo Cancella Nabuco. O filme também não conta com nenhuma empresa produtora ou distribuidora.

Após o filme, haverá uma roda de conversa com o psicólogo Diego Carrara, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde faz o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Festivais e premiações dos quais o filme participou: 

VII Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro
19ª Mostra de Cinema de Tiradentes
4ª Mostra Tiradentes/SP
7th New York Independent Film Festival
8ª Muestra de Cine Iberoamericano de Nicaragua

Confira o trailer do filme no link:


Classificação: 18 anos

Cinemas em Rede - Trata-se de um projeto resultante da cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Hoje, quinta-feira, 15, a partir das 19h, estarão conectadas, exibindo o mesmo filme, as seguintes instituições:  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Cine Metrópole; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).

A exibição de “Urutau” é a sexta do projeto. A partir da iniciativa, o Cine Vila Rica já exibiu obras como o documentário “Vestidas de Noiva”, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani, “Batguano”, de Tavinho Teixeira, e “Invasores”, de Marcelo Toledo.
com Lígia Souza - da assessoria UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.