Pular para o conteúdo principal

SABOR & SAÚDE: SETEMBRO COMEÇA COM INCENTIVO AO CONSUMO DE PEIXE EM TODO O PAÍS


Se você é fã de pratos à base de pescados, pode se preparar. Desde o dia 1º de setembro começou em todo o país a XIII Semana do Peixe. 

Organizada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento conta com o apoio de várias instituições, entre elas a Emater-MG. 

O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

As ações da Semana do Peixe envolvem todos os elos da cadeia produtiva, incluindo supermercados, bares, restaurantes, feiras livres. 

De acordo com os organizadores, durante o período de promoção do pescado, o consumo tende a crescer cerca de 30%. Já os preços para o consumidor final caem de 20% a 30%.

Segundo o Ministério da Agricultura, vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. 

O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde. Para ter esses benefícios é preciso consumir de 1 a 2 gramas de ômega 3 por dia. 

O aumento do consumo de peixe é um ótimo caminho para se alcançar uma alimentação saudável. O teor de gordura nos peixes é baixo, fazendo deles uma ótima opção de proteína. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de, pelo menos, duas porções de peixe por semana.

Para esta edição da Semana do Peixe, o Ministério da Agricultura preparou um livro on line de receitas. São diversos tipos de preparo que irão agradar aos mais diferentes paladares. 

Além das receitas, o material também traz várias dicas sobre como escolher um pescado e os cuidados na hora de congelar e preparar os peixes. Para conhecer o livro, bastar acessar http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/semanadopeixe-livroreceitas.pdf

Trabalho da Emater-MG
A Emater-MG desenvolve uma série de trabalhos com piscicultores do Estado. As ações da empresa consistem em auxiliar na organização da cadeia produtiva, no manejo sustentável da atividade econômica e dos campos da produção. 

A empresa também presta assistência no acesso ao crédito e às demais políticas públicas e parcerias privadas que garantam o crescimento e desenvolvimento da atividade em nosso Estado.

Nos municípios de Leme do Prado e José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha, existem quatro associações de produtores que investem na criação de tilápias no lago de Irapé. Os primeiros piscicultores começaram a atividade em 2012, com a assistência da Emater-MG.

Atualmente, existem 33 associados, com mais de 130 tanques no lago. Os produtores de Leme do Prado e José Gonçalves de Minas produzem em média 400 quilos de peixe por tanque. 

Eles vendem a tilápia que produzem na região, num raio de até 140 quilômetros. A atividade se transformou em mais uma fonte de renda para as famílias. 

Já na área do lago Três Marias, na região Central de Minas, a Emater–MG trabalha com os piscicultores dos municípios de Felixlândia, Abaeté, Paineiras, Três Marias, Morada Nova de Minas, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas. São aproximadamente 150 produtores que receberam orientação dos técnicos da empresa.

O maior polo de piscicultura de Minas está no lado de Furnas, no Sudoeste do Estado. No local existem cerca de 350 produtores, com 3 mil tanques, investindo na atividade. Muitos deles recebem assistência da Emater.

Números da atividade
Segundo levantamento do IBGE, o valor total no país movimentado pela produção aquícola (em cativeiro), no ano de 2014, foi de R$ 3,87 bilhões. A criação de peixes é a mais representativa, com 70,2% do valor total da produção. Em segundo lugar, ficou a produção de camarões, com 20,5% do valor total da produção.

Em termos quantitativos, e levando em consideração apenas a piscicultura, a produção brasileira foi de 474,3 mil toneladas. Minas Gerais aparece em décimo lugar no ranking nacional da piscicultura. O Estado movimenta R$ 98,5 milhões com a atividade. A espécie mais produzida em Minas e no Brasil é a tilápia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...