Pular para o conteúdo principal

UFRJ É ELEITA A MELHOR UNIVERSIDADE DO BRASIL

USP perde liderança pela primeira vez em ranking de universidades

A UFRJ foi eleita a melhor universidade do Brasil, segundo ranking publicado nesta segunda-feira, 19, pelo jornal Folha de São Paulo. O Ranking Universitário Folha (RUF) há cinco anos avalia pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, relação com o mercado de trabalho e inovação. 

A UFRJ obteve a pontuação mais alta entre as 195 instituições públicas e privadas analisadas. Para o jornal, os investimentos em pesquisas na área petrolífera e o ensino de qualidade foram fatores de peso para a boa avaliação da universidade carioca.

Segundo o reitor Roberto Leher, a tradição em diversas áreas de conhecimento é um dos fatores positivos. 

“Estamos fortemente vinculados a redes internacionais de pesquisa. Grandes físicos brasileiros passaram pela UFRJ, temos conhecimento acumulado em letras e literaturas. Vários membros da ABL foram professores daqui e temos uma tradição muito grande em estudos antropológicos”, avalia. 

De acordo com Leher, na área de pesquisa em energia, o Instituto Alberto Luiz Coimbra em Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) foi responsável por um “trabalho visionário” nos anos 1960, em articulação com a Petrobras. 

Ele destaca, ainda, o protagonismo nacional da UFRJ em biociência, além das importantes contribuições na arte e na cultura. 

“Hoje, a Universidade é muito influente, das altas finanças às atividades nos movimentos sociais. A UFRJ é muito respeitada”, disse.


As cinco melhores


UFRJRJ
USPSP
UNICAMPSP
UFMGMG
UFRGSRS

Lavras
A Universidade Federal de Lavras obteve a 31ª colocação. Na classificação por itens, a melhor posição obtida pela instituição foi no quesito inovação (16°). Em seguida, ensino (24°), depois pesquisa (27°), seguida de internacionalização (73°). A posição da universidade no mercado ficou na 122° colocação. 

Cursos da UFLA avaliados e a posição obtida no ranking: Administração de Empresas (70º), Agronomia (5º), Biologia (80º), Computação (76º), Direito (123º), Educação Física (91º), Engenharia Ambiental (50º)
Engenharia de Controle e Automação (23º), Física (70º), Matemática (80º), Medicina Veterinária (7º), Nutrição (83º), Letras (118º), Química (61º).


Federal de Lavras não entra em ranking das 500 melhores universidades do mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.