Pular para o conteúdo principal

ADVOGADOS ACUSADOS DE INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS PREVENTIVAMENTE

MPMG ofereceu denúncia à Justiça pela prática de diversos crimes que teriam sido cometidos pelos advogados, incluindo falsidade ideológica e falsificação de documento. Um está foragido

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Bom Sucesso, na região Centro-Oeste do estado, e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra três advogados pela prática de diversos crimes incluindo apropriação indébita, falsidade ideológica e falsificação de documento. 

Dois advogados foram presos preventivamente e um terceiro está foragido. Os crimes, conforme as investigações, vinham sendo praticados desde 2014.

De acordo com a denúncia, presentes os indícios de autoria e prova da materialidade, a prisão preventiva é necessária para resguardar a ordem pública. 

O MPMG pediu ainda à Justiça que determine o bloqueio de bens (móveis e imóveis) e apreenda os telefones celulares utilizados pelos denunciados.

Segundo os promotores de Justiça Thiago Ferraz de Oliveira, Igor Serrano Silva e Daniel Ribeiro Costa, “os denunciados integraram-se em organização criminosa constituída com finalidade de obtenção de vantagem mediante a prática de crimes”. 

Ainda segundo os promotores de Justiça, “os denunciados são advogados e, utilizando-se de informações privilegiadas, angariavam a identidade de pessoas que estavam com o nome negativado junto aos órgãos de restrição (SPC/Serasa) e, aproveitando-se da ingenuidade e da falta de instrução delas, as captavam como clientes”.

Conforme apurou o Ministério Público de Minas Gerais, os denunciados contavam com apoio de uma pessoa identificada como “Nelinho”, responsável por fazer o contato inicial com as vítimas, promovendo a captação delas como “clientes” dos denunciados, sem esclarecimento quanto aos documentos que assinavam e qual a finalidade deles. 

Os denunciados, de posse da documentação colhida, ingressavam com ação declaratória, ganhavam a indenização perante o Poder Judiciário e, posteriormente, entregavam às vítimas uma quantia irrisória.

De acordo com a denúncia, para justificar a apropriação indébita, os denunciados faziam inserir declaração falsa em recibos de quitação e utilizavam esses documentos nos processos judiciais como forma de prestação de contas.

Ainda conforme a denúncia, em outra vertente, os denunciados, valendo-se de procurações supostamente falsas - fatos que estão sendo investigados em Procedimentos Investigatórios Criminais -, ingressavam com ações judiciais de exibição de documentos e inexistência de débito sem que as partes sequer tivessem conhecimento, angariando valores reconhecidos judicialmente como devidos a título de indenização.

Assim agindo, tendo os denunciados praticado o crime previsto no artigo 2.º da Lei 12.850/03 (organização criminosa), por uma vez; e artigos 299, caput, (falsidade ideológica); 304 (uso de documento falso) e 168, parágrafo 1.º, inciso III, todos do Código Penal, por duas vezes, na forma do concurso material, o MPMG requereu à Justiça que seja autuada e recebida a denúncia, instaurando-se a Ação Penal, a qual há de se imprimir o rito procedimental previsto no art. 386 e ss. do Código de Processo Penal, inclusive com a intimação das vítimas e testemunhas arroladas para serem ouvidas, prosseguindo-se até final decisão condenatória, suspendendo-se os direitos políticos nos termos do art. 15, inc. III, da Constituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...