Pular para o conteúdo principal

ALMG VAI DEBATER LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Comissão de Prevenção ao Crack aprovou uma audiência pública e duas visitas

A experiência uruguaia de legalização da maconha será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no próximo dia 16 de novembro. A proposta foi aprovada nesta terça-feira, 4, na Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, a requerimento do deputado Antônio Jorge (PPS).

A reunião será realizada com a presença de uma das maiores autoridades mundiais no assunto, o jurista Santiago Pereira, que exerceu importante papel no processo de regulamentação da legalização da droga no Uruguai, durante o governo de José Mujica.

Na justificativa que acompanha o requerimento, Antônio Jorge ressalta que o tema divide as opiniões e suscita o debate, seja sob o argumento de diminuir a violência resultante do tráfico de drogas ou mesmo para o tratamento de doenças.

Segundo o parlamentar, Santiago Pereira é um jurista conceituado, integrante do grupo de pesquisas do Banco Mundial sobre saúde. É também professor de Direito Processual da Universidade de Montevidéu e membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual.

STF
Antônio Jorge destaca que, desde a legalização da maconha pelo país vizinho, os olhares do mundo se voltaram para o Uruguai, devido à experiência radical que adotou. Além disso, observa, o assunto tem sido muito discutido também no Brasil e o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) vem se debruçando sobre o tema, com a manifestação explícita de três ministros, dois com posições favoráveis e um com posição mais restritiva.

“Não se trata de tomar partido, contra ou a favor da legalização, mas de promover o debate aberto na sociedade. E a Assembleia Legislativa é o espaço adequado para repercutir as posições de forma bastante plural. Essa discussão ultrapassa os limites acadêmicos, já que diz respeito também às dimensões social, religiosa, familiar e de segurança pública”, ressalta.

Direito à saúde é tema de encontro internacional na ALMG
Santiago Pereira estará em Belo Horizonte para participar do Encontro Internacional “Direito à Saúde, Cobertura Universal e a Integralidade Possível”, que será realizado na Assembleia de Minas entre os dias 17 e 19 de novembro.

O evento é uma atividade conjunta da ALMG, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público do Estado e do Banco Mundial e, segundo Antônio Jorge, deverá reunir um grande número de especialistas de vários países.

“Vamos aproveitar a presença do Doutor Santiago para, um dia antes, discutirmos a experiência uruguaia da legalização da maconha, tema que consideramos dos mais oportunos”, frisou Jorge.

Conforme destacam os organizadores, o encontro pretende promover uma reflexão sobre os conceitos de universalidade e integralidade em saúde; apresentar os modelos de atenção à saúde dos países convidados, possibilitando sua comparação; e promover diálogos setoriais de interesse comum nos temas de direito à saúde.

Visitas
Além da audiência pública sobre a experiência uruguaia da legalização da maconha, a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas aprovou ainda a realização de duas visitas, ambas também por iniciativa do deputado Antônio Jorge.

A primeira visita será a São Paulo, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, com o objetivo de participar de reunião do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo e da cerimônia de apresentação da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas. 

Na ocasião, está marcado também o encerramento da campanha institucional “Cerveja também é Álcool”. Os eventos serão realizados no dia 14 de outubro, às 9h30, no Auditório Queiroz Filho, sede do MP paulista.

A segunda visita, em data a ser marcada, será ao Complexo Penitenciário Unidade Parceria Público-Privada (PPP), situada à Rua Esplanada, s/nº, Vila Esplanada, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.