Pular para o conteúdo principal

COMPROMISSO COM A VERDADE

Em nota, COBEM-ABEM ressalta que "não faz ranqueamento, classificação de escolas, avaliações, ou determina critérios para dizer que esse ou aquele curso é melhor"

Vale tudo pelo marketing?

No início da tarde de ontem, terça-feira, 18, a DCOM e setores influentes abrigados e com trânsito na estrutura da Direção Executiva, lançaram no site oficial da instituição uma peça jornalística intitulada “Medicina da UFLA está entre os quatro melhores cursos do programa Mais Médicos”.

A reportagem destaca a participação do curso de medicina da UFLA no 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado de 12 a 15 de outubro, em Brasília. O evento é organizado pela renomada e respeitada Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que possui em seus quadros profissionais de destaque na área no Brasil. 

A peça jornalística, que teve prioridade para ser montada na DCOM (em vista de outros setores que nem sempre são privilegiados de forma tão rápida e com tanto esforço na comunicação institucional), induz o leitor a concluir que houve ranqueamento, premiação, seleção ou privilégio ao referido curso por parte do evento e de sua organizadora. 

Ao mesmo tempo, a matéria não cita quais critérios de seleção, comissão julgadora, quantos cursos ao todo participaram do evento, não traz quais as instituições dos outros três cursos que obtiveram essa “classificação” dos “quatro melhores” do Programa Mais Médicos, que é uma política pública de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS).

O conteúdo se desenrola criando no leitor e na mídia que venha a replicá-lo confiando na fonte oficial divulgadora, conclusões baseadas por critérios subjetivos, com a clara preocupação e compromisso de apenas visar uma "jogada" de marketing por mecanismo oficial.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segue nota oficial da ABEM, entidade organizadora do 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica:

O COBEM, importante encontro sobre Educação Médica que ocorreu esse ano em sua 54º versão, com a presença de aproximadamente 2.200 estudantes, professores, pesquisadores em ensino médico e dirigentes de Escolas e dos Ministérios da Saúde e Educação, foi, como sempre tem sido, um importante momento de discussão da educação médica no país, buscando cada vez mais que as Escolas formem o profissional médico que a sociedade brasileira almeja.

Em momento nenhum ela faz ranqueamento, classificação de Escolas, avaliações, ou determina critérios para dizer que esse ou aquele curso é melhor, seja em qual for o aspecto que se deseja avaliar.

A ABEM, Associação Brasileira de Educação Médica, responsável pelo Congresso é contra qualquer tipo de classificação entendendo que cada instituição é soberana para avaliar suas fortalezas e fraquezas e todos deveremos estar imbuídos da boa formação profissional, pois esse é o ideal que convém á saúde da Nação.

Tal afirmação deve ter sido, seguramente, algum entendimento distorcido de falas ou experiências apresentadas.

Atenciosamente,

Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM
---------------------------------------------------------------------------------

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Diretoria de Comunicação (DCOM) e a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última sexta-feira, 14 (dia útil no Brasil), abrindo espaço para o posicionamento da instituição pública sobre a situação do Complexo da Medicina, das obras paralisadas e atrasadas, conforme reportagens publicadas nos dias 13 e 17. Ambas não emitiram nenhum posicionamento sobre o assunto conforme solicitado oficialmente.

O Blog O Corvo-Veloz na defesa da instituição pública e gratuita, no fortalecimento das instituições e em consonância com o princípio da liberdade de imprensa, elaborou uma reportagem fundamentada em critérios verdadeiros e comprovados, mostrando a real situação de infraestrutura no campus da Universidade Federal de Lavras. 

Como é de conhecimento de nossos leitores, sempre lutamos pelo engradecimento da instituição UFLA e temos apreço e valor pela sua comunidade de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes, colaboradores terceirizados, parceiros, assim como respeito pelos seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação.

Da mesma forma, temos apreço e respeito por uma profissão tão primordial como a medicina, seus profissionais, estudantes e suas entidades de classes, estas vigorosas na defesa e desenvolvimento deste setor tão importante.

Comentários

Anônimo disse…
Tudo por vaidade??
Nem possuem o próprio departamento,nem salas de aula e precisam ir para UFMG para assisti-las e fazer as praticas,nem formou turma e estão entre os melhores??Muito estranho isso.

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...