Pular para o conteúdo principal

COMPROMISSO COM A VERDADE

Em nota, COBEM-ABEM ressalta que "não faz ranqueamento, classificação de escolas, avaliações, ou determina critérios para dizer que esse ou aquele curso é melhor"

Vale tudo pelo marketing?

No início da tarde de ontem, terça-feira, 18, a DCOM e setores influentes abrigados e com trânsito na estrutura da Direção Executiva, lançaram no site oficial da instituição uma peça jornalística intitulada “Medicina da UFLA está entre os quatro melhores cursos do programa Mais Médicos”.

A reportagem destaca a participação do curso de medicina da UFLA no 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado de 12 a 15 de outubro, em Brasília. O evento é organizado pela renomada e respeitada Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que possui em seus quadros profissionais de destaque na área no Brasil. 

A peça jornalística, que teve prioridade para ser montada na DCOM (em vista de outros setores que nem sempre são privilegiados de forma tão rápida e com tanto esforço na comunicação institucional), induz o leitor a concluir que houve ranqueamento, premiação, seleção ou privilégio ao referido curso por parte do evento e de sua organizadora. 

Ao mesmo tempo, a matéria não cita quais critérios de seleção, comissão julgadora, quantos cursos ao todo participaram do evento, não traz quais as instituições dos outros três cursos que obtiveram essa “classificação” dos “quatro melhores” do Programa Mais Médicos, que é uma política pública de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS).

O conteúdo se desenrola criando no leitor e na mídia que venha a replicá-lo confiando na fonte oficial divulgadora, conclusões baseadas por critérios subjetivos, com a clara preocupação e compromisso de apenas visar uma "jogada" de marketing por mecanismo oficial.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segue nota oficial da ABEM, entidade organizadora do 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica:

O COBEM, importante encontro sobre Educação Médica que ocorreu esse ano em sua 54º versão, com a presença de aproximadamente 2.200 estudantes, professores, pesquisadores em ensino médico e dirigentes de Escolas e dos Ministérios da Saúde e Educação, foi, como sempre tem sido, um importante momento de discussão da educação médica no país, buscando cada vez mais que as Escolas formem o profissional médico que a sociedade brasileira almeja.

Em momento nenhum ela faz ranqueamento, classificação de Escolas, avaliações, ou determina critérios para dizer que esse ou aquele curso é melhor, seja em qual for o aspecto que se deseja avaliar.

A ABEM, Associação Brasileira de Educação Médica, responsável pelo Congresso é contra qualquer tipo de classificação entendendo que cada instituição é soberana para avaliar suas fortalezas e fraquezas e todos deveremos estar imbuídos da boa formação profissional, pois esse é o ideal que convém á saúde da Nação.

Tal afirmação deve ter sido, seguramente, algum entendimento distorcido de falas ou experiências apresentadas.

Atenciosamente,

Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM
---------------------------------------------------------------------------------

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Diretoria de Comunicação (DCOM) e a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última sexta-feira, 14 (dia útil no Brasil), abrindo espaço para o posicionamento da instituição pública sobre a situação do Complexo da Medicina, das obras paralisadas e atrasadas, conforme reportagens publicadas nos dias 13 e 17. Ambas não emitiram nenhum posicionamento sobre o assunto conforme solicitado oficialmente.

O Blog O Corvo-Veloz na defesa da instituição pública e gratuita, no fortalecimento das instituições e em consonância com o princípio da liberdade de imprensa, elaborou uma reportagem fundamentada em critérios verdadeiros e comprovados, mostrando a real situação de infraestrutura no campus da Universidade Federal de Lavras. 

Como é de conhecimento de nossos leitores, sempre lutamos pelo engradecimento da instituição UFLA e temos apreço e valor pela sua comunidade de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes, colaboradores terceirizados, parceiros, assim como respeito pelos seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação.

Da mesma forma, temos apreço e respeito por uma profissão tão primordial como a medicina, seus profissionais, estudantes e suas entidades de classes, estas vigorosas na defesa e desenvolvimento deste setor tão importante.

Comentários

Anônimo disse…
Tudo por vaidade??
Nem possuem o próprio departamento,nem salas de aula e precisam ir para UFMG para assisti-las e fazer as praticas,nem formou turma e estão entre os melhores??Muito estranho isso.

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...