Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PREMIADOS OS TRABALHOS DA II MOSTRA CULTURAL COM O BULLYING NÃO SE BRINCA

Professora Cláudia Ribeiro destacou a luta e comprometimento dos envolvidos no projeto
Na última quarta-feira, 5, aconteceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), às 14h, no auditório do Setor de Sementes do Departamento de Agricultura (DAG), a premiação da "II Mostra Cultural Com Bullying Não Se Brinca". 


Estudantes e professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Lavras, Perdões e Campo Belo foram premiados pela apresentação dos melhores desenhos, slogans e poesias com a discussão da temática Bullying.

Foram 1.134 produções inscritas, entre slogans, desenhos e poesias. Participaram estudantes de diferentes faixas etárias, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, tanto de escolas públicas quanto de particulares. 

Por isso, a mostra contemplou diferentes categorias: 3º a ao 5º ano/ 6º ai 9º ano/ Ensino Médio/ Profissionais da Educação Básica. 

A seleção dos melhores trabalhos de cada categoria foi feita por uma comissão julgadora, do Departamento de Educação (DED), integrada por membros do Fesex. 

O evento teve início com a apresentação Banda Manada, formada por mulheres que estudam na UFLA. 

Pró-reitora Ana Paula Piovesan assumiu compromisso de viabilizar publicação de livro da mostra pela Editora UFLA
Em seguida, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Ana Paula Piovesan Melchiori, representando a Reitoria da instituição, destacou a importância do trabalho, a criação de uma Coordenadoria para Assuntos das Diversidades e Diferenças na universidade e assumiu, diante de todo o público, o esforço de se empenhar para conseguir a produção e publicação do livro da mostra pela Editora UFLA.

Em sua fala, a professora do Departamento de Educação (DED), Cláudia Ribeiro, destacou o esforço e comprometimento da equipe envolvida no trabalho e a luta para conseguir produzir o livro da primeira mostra. 

Cláudia Ribeiro também chamou a atenção da comunidade acadêmica para as diversidades existem no campus, lembrou a luta histórica daqueles que tem se engajado no tema durante várias anos e destacou a importância da instituição em se comprometer com um espaço de maior diálogo.

A II Mostra Cultural foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade (Fesex) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Pedagogia UFLA) em parceria com S.O.S Educação Profissional.

A Vovó Nana juntamente com as equipes da SOS Minas Interior e da UFLA estiveram presentes na solenidade de premiação 

O objetivo é de contribuir com ações para “assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e intimidação sistemática (bullying)”, conforme redação da Lei nº 13.185/16 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.



Categorias e premiados:

Slogan
1º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Cecília de Souza Freire – E. Cenecista Dulce Oliveira – Perdões

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Marcela Mesquita Pereira de Abreu – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Richardson  Henrique  Carvalho  Gonçalves – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Gabriel  Bonuty  Miranda – E. E. João M. Gomide – Perdões

1º lugar categoria Ensino Médio 
Thiago Adorno de Almeida – E. E. Firmino Costa – Lavras

2º lugar categoria Ensino Médio 
Clara Máximo de Mello – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar Profissionais da Educação Básica  
Amanda Jackeline Santos da Silva – E.E. Cinira de Carvalho/ E. José Luiz de Mesquita/Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar Profissionais da Educação Básica 
Alessandra Aparecida da Silva Lúcio Santos – Cemei Antonina Guimarães Carvalho – Lavras
Poesia

1º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Giovana  Mayumi Okada – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Leonardo Felipe Silva de Oliveira – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria do 6º ao 9º ano 
Giovana Abreu de Souza – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano  
Aline Gama Souza – Escola SESI – Lavras

1º lugar categoria Ensino Médio  
Ana Luiza Flores – E. E. Firmino Costa  –  Lavras

2º lugar Ensino Médio 
Ana Luiza Carvalho do Vale – E. E. Firmino Costa – Lavras

1º lugar Profissionais da Educação Básica 
Amanda Jackeline Santos da Silva – E. E. Cinira de Carvalho/E. José Luiz de Mesquita/Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar Profissionais da Educação Básica 
Janaina Aparecida Correa Joaquim – E. E. Tiradentes – Lavras

Desenho
1º Lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Lívia Rocha Andrade – Colégio Dom Cabral – Campo Belo

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano  
Mariana  P. V. Costa – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Mikaella Cristina Silva – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Samuel Santos – Colégio Tiradentes PM – Lavras

1º lugar categoria Ensino Médio 
Vitorya  Aparecida  Machado – E. E. João Melo Gomide – Perdões

2º lugar categoria Ensino Médio 
Caroline Muniz Siquara Silva – E. E. Firmino Costa – Lavras

1º lugar profissionais da Educação Básica 
Jacinta de Fátima Dávila – Cemei Antonina Guimarães Carvalho - Lavras



Os vencedores serão premiados da seguinte forma (por categoria e modalidade): 1º lugar – um Tablet de 7”, um fone de ouvido, uma bolsa de estudos 100% SOS e um troféu; 2º lugar- uma caixa de som bluetooth, um pen drive, um powerbank, uma bolsa de estudo 100% SOS e uma medalha.
com cobertura fotográfica de Fátima Ribeiro e assessoria SOS Minas Interior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...