Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PREMIADOS OS TRABALHOS DA II MOSTRA CULTURAL COM O BULLYING NÃO SE BRINCA

Professora Cláudia Ribeiro destacou a luta e comprometimento dos envolvidos no projeto
Na última quarta-feira, 5, aconteceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), às 14h, no auditório do Setor de Sementes do Departamento de Agricultura (DAG), a premiação da "II Mostra Cultural Com Bullying Não Se Brinca". 


Estudantes e professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Lavras, Perdões e Campo Belo foram premiados pela apresentação dos melhores desenhos, slogans e poesias com a discussão da temática Bullying.

Foram 1.134 produções inscritas, entre slogans, desenhos e poesias. Participaram estudantes de diferentes faixas etárias, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, tanto de escolas públicas quanto de particulares. 

Por isso, a mostra contemplou diferentes categorias: 3º a ao 5º ano/ 6º ai 9º ano/ Ensino Médio/ Profissionais da Educação Básica. 

A seleção dos melhores trabalhos de cada categoria foi feita por uma comissão julgadora, do Departamento de Educação (DED), integrada por membros do Fesex. 

O evento teve início com a apresentação Banda Manada, formada por mulheres que estudam na UFLA. 

Pró-reitora Ana Paula Piovesan assumiu compromisso de viabilizar publicação de livro da mostra pela Editora UFLA
Em seguida, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Ana Paula Piovesan Melchiori, representando a Reitoria da instituição, destacou a importância do trabalho, a criação de uma Coordenadoria para Assuntos das Diversidades e Diferenças na universidade e assumiu, diante de todo o público, o esforço de se empenhar para conseguir a produção e publicação do livro da mostra pela Editora UFLA.

Em sua fala, a professora do Departamento de Educação (DED), Cláudia Ribeiro, destacou o esforço e comprometimento da equipe envolvida no trabalho e a luta para conseguir produzir o livro da primeira mostra. 

Cláudia Ribeiro também chamou a atenção da comunidade acadêmica para as diversidades existem no campus, lembrou a luta histórica daqueles que tem se engajado no tema durante várias anos e destacou a importância da instituição em se comprometer com um espaço de maior diálogo.

A II Mostra Cultural foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade (Fesex) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Pedagogia UFLA) em parceria com S.O.S Educação Profissional.

A Vovó Nana juntamente com as equipes da SOS Minas Interior e da UFLA estiveram presentes na solenidade de premiação 

O objetivo é de contribuir com ações para “assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e intimidação sistemática (bullying)”, conforme redação da Lei nº 13.185/16 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.



Categorias e premiados:

Slogan
1º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Cecília de Souza Freire – E. Cenecista Dulce Oliveira – Perdões

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Marcela Mesquita Pereira de Abreu – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Richardson  Henrique  Carvalho  Gonçalves – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Gabriel  Bonuty  Miranda – E. E. João M. Gomide – Perdões

1º lugar categoria Ensino Médio 
Thiago Adorno de Almeida – E. E. Firmino Costa – Lavras

2º lugar categoria Ensino Médio 
Clara Máximo de Mello – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar Profissionais da Educação Básica  
Amanda Jackeline Santos da Silva – E.E. Cinira de Carvalho/ E. José Luiz de Mesquita/Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar Profissionais da Educação Básica 
Alessandra Aparecida da Silva Lúcio Santos – Cemei Antonina Guimarães Carvalho – Lavras
Poesia

1º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Giovana  Mayumi Okada – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Leonardo Felipe Silva de Oliveira – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria do 6º ao 9º ano 
Giovana Abreu de Souza – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano  
Aline Gama Souza – Escola SESI – Lavras

1º lugar categoria Ensino Médio  
Ana Luiza Flores – E. E. Firmino Costa  –  Lavras

2º lugar Ensino Médio 
Ana Luiza Carvalho do Vale – E. E. Firmino Costa – Lavras

1º lugar Profissionais da Educação Básica 
Amanda Jackeline Santos da Silva – E. E. Cinira de Carvalho/E. José Luiz de Mesquita/Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar Profissionais da Educação Básica 
Janaina Aparecida Correa Joaquim – E. E. Tiradentes – Lavras

Desenho
1º Lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano 
Lívia Rocha Andrade – Colégio Dom Cabral – Campo Belo

2º lugar categoria estudante do 3º ao 5º ano  
Mariana  P. V. Costa – Colégio N. Sra. de Lourdes – Lavras

1º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Mikaella Cristina Silva – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar categoria estudante do 6º ao 9º ano 
Samuel Santos – Colégio Tiradentes PM – Lavras

1º lugar categoria Ensino Médio 
Vitorya  Aparecida  Machado – E. E. João Melo Gomide – Perdões

2º lugar categoria Ensino Médio 
Caroline Muniz Siquara Silva – E. E. Firmino Costa – Lavras

1º lugar profissionais da Educação Básica 
Jacinta de Fátima Dávila – Cemei Antonina Guimarães Carvalho - Lavras



Os vencedores serão premiados da seguinte forma (por categoria e modalidade): 1º lugar – um Tablet de 7”, um fone de ouvido, uma bolsa de estudos 100% SOS e um troféu; 2º lugar- uma caixa de som bluetooth, um pen drive, um powerbank, uma bolsa de estudo 100% SOS e uma medalha.
com cobertura fotográfica de Fátima Ribeiro e assessoria SOS Minas Interior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.