Pular para o conteúdo principal

EM NOTA, SILAS DESTACA QUE ATUAL GESTÃO É TRANSPARENTE E DESEJA SUCESSO AO FUTURO PREFEITO

Atual prefeito de Lavras destacou que não irá rescindir contratos de limpeza urbana, medicamentos ou de outros serviços básicos no "apagar das luzes" da sua administração

Silas Costa Pereira disse que "as urnas mostraram a esperança do povo de Lavras no novo governo" e espera que ele "seja digno da votação que recebeu"

Durante a semana passada, o prefeito eleito de Lavras, no Sul de Minas, o médico urologista José Cherem (PSD), concedeu entrevistas a diversas mídias da cidade e região. 

Na entrevista exclusiva concedida para o portal Lavras 24 Horas na manhã do último dia 3, data posterior a realização da eleição municipal, o prefeito eleito deu o tom de como enxerga a atual administração de Silas Costa Pereira (PMDB).

Perguntado se daria continuidade as políticas públicas implantadas pela atual administração da cidade, José Cherem disse que não vê nada que possa ser aproveitado da administração de Silas, a não ser algumas pessoas que fazem parte dela. 

O futuro chefe do Executivo disse também que real situação do município é uma "caixa-preta".

Em nota, dirigida ao prefeito eleito e a toda a população de Lavras, o atual chefe do Executivo, Silas Costa Pereira, se defende, diz que a atual gestão é transparente e destaca a normalidade e democracia do processo eleitoral ocorrido na cidade.

Silas, disse ainda, que não deixará o cargo com pendências como a ausência de prestação de serviços básicos no "apagar das luzes" com objetivo de tumultuar a nova gestão que assumirá e desejou sucesso ao futuro prefeito. 

Confira abaixo a nota enviada pelo prefeito Silas Costa Pereira:

José Cherem,

Li a sua primeira entrevista como prefeito eleito. Duas afirmações merecem ser esclarecidas.

Antes, porém, dou-lhe os parabéns pela expressiva votação que recebeu da população lavrense.

A eleição transcorreu de modo tranqüilo, não vi a confecção de panfletos criminosos caluniando a honra de candidatos, não vi abuso dos meios de comunicação, não tenho notícia de que houve contratações abusivas, enfim, diferentemente da eleição de 2012, em 2016, parece que os candidatos aprenderam a lição da Justiça dada em suas quatro instâncias.

“A prefeitura Municipal é uma caixa-preta”, você disse em sua entrevista.

A afirmação é falsa.

Qualquer cidadão minimamente esclarecido pode saber das contas da prefeitura por meio de vários meios, entre os quais o portal da transparência. O Diário Oficial torna público quem é demitido e contratado em cargos comissionados, há audiências públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a cada quatro meses o Secretário da Fazenda e a Contadora do Município apresentam à Câmara de vereadores o relatório do período.

A próxima apresentação na Câmara será dia 17/10, quando se poderá constatar, entre outras coisas, que de janeiro a agosto deste ano a receita corrente líquida do município caiu 7%, o que significa mais de 11 milhões de reais a menos. Também será demonstrado que o gasto com pessoal, nos últimos 12 meses, corresponde a 47,44% da receita e, portanto, não se pode falar que há mero congelamento de benefícios. Os restos a pagar, que me foram entregues ao final da gestão do ex-Prefeito Marcos Cherem em 41,38 milhões de reais, abaixaram para aproximadamente 38,74 milhões. E veja bem, em período de forte crise.

Os processos licitatórios são públicos, estão todos à disposição para quem quiser examinar. E lhe garanto: não rescindirei contratos de limpeza urbana, medicamentos ou aquisição de balão de oxigênio, para ficar com apenas esses exemplos, como foi feito pelo ex-prefeito, para dificultar a gestão de quem me sucederá. Jamais, afinal, meu berço é lavrense e não vou me apequenar.

Lembre de uma coisa: na política a gente não milita para derrotar, a gente faz política para construir.

Mas há mais uma fala sua que merece atenção: “Não vejo nada na atual gestão que possa ser aproveitado.” 

Você pretende acabar com o CEACAD e com o convênio da AABB que abrigam centenas de crianças carentes, com atividades diversas e refeições diárias? As Unidades Básicas de Saúde que inauguramos no Vila Rica e Cruzeiro do Sul não serão mais aproveitados?  E a “Escola da Inteligência”? Eu como educador que sou nunca vi nada mais eficiente e inovador. E o “Sistema Positivo” que implantamos na nossa educação infantil? Só as melhores escolas particulares utilizam esse método. O Lixão vai voltar? A Secretaria de Saúde sairá de sua nova sede? A Câmara de vereadores continuará esperando sua nova casa? E as quadras do Olaria e São Vicente serão desfeitas? O Centro de Esportes e Artes Unificadas (CEU) será desativado? E as crianças que estão com suas vidas sendo modificadas para o bem? Como é que ficam? O novo CEMEI do Fonte Verde a ser inaugurado em poucas semanas será fechado?  Todas as escolas municipais foram ou estão sendo reformadas. Elas servirão para nada? O trânsito voltará a ter a mesma direção de antes? As rotatórias serão destruídas? O EDUCAT será fechado de novo depois de educar mais de duas mil crianças para o trânsito? E a dengue? Herdamos uma epidemia e eliminamos mais de 90% da incidência, o trabalho vai parar? E os desastres que herdamos como no Jardim Magnólia, Rua Progresso, Rua Raimunda Marques, Vila  Alzira e a ponte da Vila Rica e Vale do Sol? São infraestruturas difíceis de não serem aproveitadas. A maior parte delas está debaixo da terra. Foram feitas para resolver problemas e não para inaugurar placas. E as centenas de imóveis que regularizamos, voltarão à estaca zero?

E há muito mais que fizemos e que, com certeza, será aproveitado – e espero melhorado – por você.

É preciso ter cuidado antes de sair por aí dizendo coisas sem sentido, pois quando se faz política com ódio, não há construção de coisa alguma.

As urnas mostraram a esperança do povo de Lavras no novo governo. Que ele seja digno da votação que recebeu, agindo com civilidade e respeito a todos os cidadãos, inclusive aos que estão comandando o barco na maior tempestade que já se viu. Assim será melhor para Lavras. E é isso que interessa! 

Espero que você seja feliz no cargo de Prefeito e sinta, ao final da jornada, como eu estou sentido, que tudo que pôde ser feito foi feito.

Viva Lavras, acima de tudo!

Silas Costa Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.