Pular para o conteúdo principal

INDICATIVO DE GREVE DOS DOCENTES DA FEDERAL DE LAVRAS SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Dia nacional de luta contra a aprovação da PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, terá ato público no campus


O Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Sindufla) e Associação dos Docentes (Adufla) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se uniram em torno de trabalho coletivo de adesão ao dia nacional de luta (24 de outubro) contra a aprovação da PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos.

O dia nacional, que será realizado na próxima segunda-feira, 24, contará com debate, às 08h, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, com a participação do professor Roberto Camargo Malcher Kanitz do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Às 10h, no Centro de Convivência, será realizada a assembleia da Adufla com pauta única, que compreende aprovação do indicativo de greve geral. Na parte da tarde, às 14h, será realizada plenária com a comunidade acadêmica da UFLA e diversos movimentos sindicais e sociais sobre a PEC 241. A programação se encerra com um ato público, marcado para às 16h.

Já na terça-feira, 25, ocorrerá um ebate sobre a Proposta de Emenda à Constituição com a participação das três entidades, no período noturno. O horário deste evento ainda não foi divulgado.

O que é o indicativo de greve?
O indicativo de greve é deflagrado pelos trabalhadores para estabelecer uma data mínima para se dar início a greve. Contudo, esta decisão não é definitiva, podendo ser alterada conforme a conjuntura que se apresenta para o momento.

DEFLAGRADA GREVE DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA UFLA

Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras deflagraram a greve ontem, em assembleia da categoria.

A greve da categoria é por tempo determinado, com duração enquanto se discute a Proposta de Emenda à Constituição na Câmara e no Senado. O objetivo é pressionar para que a PEC 241 seja derrotada ou então arquivada. Após o desenrolar da tramitação da proposta, a greve será encerrada.

Greve
A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988. "Art. 9º É assegurado direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Parágrafo 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Parágrafo 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."

Setores essenciais
Geralmente os setores tratados como essenciais para o funcionamento da Universidade são aqueles que estão lidando com assistência médica hospitalar, serviços de processamentos de dados e atividade vinculadas diretamente às pesquisas dentro da instituição federal. 

Portanto, para estes setores, deverá ser elaborada uma escala de serviço para que estes funcionem com o mínimo de 30% de sua capacidade.

Dentro do serviço público federal, todo trabalhador pode fazer greve, desde que não se encaixe nas situações das escalas previamente estabelecidas para os setores essenciais. Mesmo assim, com a elaboração das escalas destes setores, este trabalhador também poderá participar da greve normalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.