Pular para o conteúdo principal

INDICATIVO DE GREVE DOS DOCENTES DA FEDERAL DE LAVRAS SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Dia nacional de luta contra a aprovação da PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, terá ato público no campus


O Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Sindufla) e Associação dos Docentes (Adufla) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se uniram em torno de trabalho coletivo de adesão ao dia nacional de luta (24 de outubro) contra a aprovação da PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos.

O dia nacional, que será realizado na próxima segunda-feira, 24, contará com debate, às 08h, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, com a participação do professor Roberto Camargo Malcher Kanitz do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Às 10h, no Centro de Convivência, será realizada a assembleia da Adufla com pauta única, que compreende aprovação do indicativo de greve geral. Na parte da tarde, às 14h, será realizada plenária com a comunidade acadêmica da UFLA e diversos movimentos sindicais e sociais sobre a PEC 241. A programação se encerra com um ato público, marcado para às 16h.

Já na terça-feira, 25, ocorrerá um ebate sobre a Proposta de Emenda à Constituição com a participação das três entidades, no período noturno. O horário deste evento ainda não foi divulgado.

O que é o indicativo de greve?
O indicativo de greve é deflagrado pelos trabalhadores para estabelecer uma data mínima para se dar início a greve. Contudo, esta decisão não é definitiva, podendo ser alterada conforme a conjuntura que se apresenta para o momento.

DEFLAGRADA GREVE DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA UFLA

Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras deflagraram a greve ontem, em assembleia da categoria.

A greve da categoria é por tempo determinado, com duração enquanto se discute a Proposta de Emenda à Constituição na Câmara e no Senado. O objetivo é pressionar para que a PEC 241 seja derrotada ou então arquivada. Após o desenrolar da tramitação da proposta, a greve será encerrada.

Greve
A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988. "Art. 9º É assegurado direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Parágrafo 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Parágrafo 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."

Setores essenciais
Geralmente os setores tratados como essenciais para o funcionamento da Universidade são aqueles que estão lidando com assistência médica hospitalar, serviços de processamentos de dados e atividade vinculadas diretamente às pesquisas dentro da instituição federal. 

Portanto, para estes setores, deverá ser elaborada uma escala de serviço para que estes funcionem com o mínimo de 30% de sua capacidade.

Dentro do serviço público federal, todo trabalhador pode fazer greve, desde que não se encaixe nas situações das escalas previamente estabelecidas para os setores essenciais. Mesmo assim, com a elaboração das escalas destes setores, este trabalhador também poderá participar da greve normalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.