Pular para o conteúdo principal

JOGOS OLÍMPICOS: MOMENTO ESPORTIVO HISTÓRICO É REVIVIDO NA MOSTRA 'UFJF 2016'


Mostra de fotos foi aberta ao público na última terça, 11; em destaque, o estoniano Rasmus Mägi, atleta do salto com barreiras 
Empenho, energia e espírito esportivo são retratados na exposição “UFJF 2016″, em cartaz desde esta terça-feira, 11, no saguão da Reitoria.

A mostra transcreve em imagens a permanência de nove delegações olímpicas e paralímpicas que treinaram na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de julho a setembro deste ano. 

Até o próximo dia 5 de novembro, visitantes terão a oportunidade de reviver o período ou ter noção pela primeira vez dos treinos por meio das imagens. 

Dentre as mais de 1.800 fotos tiradas durante 36 dias de estadia das equipes, cerca de 50 estão expostas, registradas por seis fotógrafos e estudantes de Jornalismo e Artes e Design da Universidade. 

Há atletas no exato momento após a passagem do sarrafo no salto com vara, nos instantes de concentração e em outras situações de treino. 

Cada uma das paredes das duas entradas do saguão é tomada completamente por imagens. Em uma delas, atletas paralímpicos canadenses se preparam na corrida com cadeira de rodas. 

Segundo o expografista da Pró-reitoria de Cultura, Thiago Berzoini, a montagem permitiu não apenas a exibição de número maior de fotos, valorizando o trabalho dos fotógrafos, como também possibilitou fluxo de leitura diferente. 

“As fotos de tamanhos variados, as cores, a iluminação e as próprias artes (de fusão entre várias imagens) – toda essa variedade enriquece muito a unidade, faz com que a leitura da exposição não fique monótona, porque toda vez que o observador se acostuma, ela é quebrada.” 

Sensibilidade e anseio de avanços

Professor Márcio Guerra e reitor Marcus David abriram a exposição; reitor destacou empenho de setores em receber atletas 
O reitor Marcus David abriu a mostra e parabenizou os setores envolvidos na recepção das equipes na instituição e da comunicação desse período à sociedade. 

 “A exposição UFJF 2016 celebra esse momento, com muita competência, qualidade e sensibilidade”, ressaltou.

Ao encerrar sua fala, David citou o primeiro sentimento que teve ao ingressar no saguão. 

“Quando vemos uma universidade pública tendo tantas oportunidades de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da comunidade em que está inserida, como este trabalho, lamentamos ainda mais o forte golpe que sofremos com a decisão do governo de propor a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional), que certamente implicará em restrições fortíssimas para todo o país, mas em especial para a educação e para a saúde, porque altera conquistas históricas dos limites constitucionais de gastos que tínhamos.”

Percepções
Expositores_Gessica_Leine_Twin_Alvarenga_Larissa_Garcia_e_Guilherme_Leite_
Quatro dos expositores: Géssica Leine, Twin Alvarenga, Larissa Garcia e Guilherme Leite
Por ser de fácil compreensão, a mostra é acessível a todos os públicos, conforme o estudante do sexto período de Economia da UFJF Algber Tibúrcio, que visitou a exposição no primeiro dia. 

“Mesmo sendo leigo, consegue-se entender a visão dos fotógrafos. É interessante perceber que, ao mesmo tempo que existe uma grande variedade de olhares, existe uma junção entre eles, uma unidade. Isso representa o próprio esporte.”

Um dos pontos que une as imagens é o registro do instante exato de um salto com vara ou dos primeiros segundos da disparada em corrida. 

“O esporte em si é movimento. Poder retratar essa energia, o momento exato, foi uma oportunidade única. Tentei mostrar para todos como os atletas treinam, suas dificuldades e também apresentar o espaço da universidade. Gosto de retratar a pessoa no ambiente, porque os dois para mim estão entrelaçados. A pessoa é a história, mas o lugar é onde acontece o instante”, explicou a expositora Géssica Leine, bolsista de fotografia da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF.

Um dos fotógrafos participantes, Twin Alvarenga disse estar emocionado com a mostra e que o registro dos treinos foi inesquecível em sua vida. 

“Nunca mais devo ter a oportunidade de conviver com atletas de nove delegações. Poucos brasileiros terão essa oportunidade e, na vida de um fotógrafo, esse é um momento para o qual você se prepara longamente, espera ansiosamente por ter uma oportunidade ímpar, única. Espero que tenhamos correspondido à chance que nos foi dada com as imagens que apresentamos aqui. Destaco também a garra e a dedicação dos atletas, principalmente dos paralímpicos. Quem os viu na pista tem noção do que é de fato ter garra.” 

A mostra reúne também os registros de Alexandre Dornelas, Estela Loth, Guilherme Leite e Larissa Garcia.

Compartilhamento e memória

Fotos reúnem diversidade de cores e ângulos sobre momentos de ansiedade, concentração e força no período pré-Jogos na UFJF 
Para o idealizador da exposição e diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, a mostra surgiu do interesse pessoal de exibir o que foi vivenciado na instituição. 

“Aos poucos, fui percebendo que a dimensão do projeto era muito grande, tanto em qualidade quanto em quantidade, e que esse material não podia ficar fechado para poucos. Ao mesmo tempo, a mostra seria uma forma de agradecer a sensibilidade e o olhar dos fotógrafos de um momento tão importante e histórico para a universidade. Isso merece ser compartilhado com as comunidades universitária e externa”, explica Márcio Guerra, acrescentando que a exposição também é uma oportunidade de valorizar a memória do esporte e da Universidade.

A UFJF recebeu 159 atletas e 144 integrantes de equipe técnica, totalizando 303 profissionais. Durante 34 dias de treinos e 36 de estadia – de 22 de julho a 16 de agosto e de 27 de agosto a 5 de setembro -, foram praticados três esportes: atletismo, levantamento de peso e vôlei. 

Ao todo, os atletas conquistaram 17 medalhas nos dois Jogos.

Serviço
“UFJF 2016”
Mostra fotográfica
Local: Saguão da Reitoria, campus da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Bairro São Pedro)
Visitação: até 5 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h
Entrada franca

da assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.