Pular para o conteúdo principal

MULHERES NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É TEMA DE PALESTRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Serena Fernandes ministrou a palestra sobre Mulheres na TI
Nos últimos anos as mulheres tem conquistado mais espaço no mercado de trabalho, nas graduações e nas mídias, também sendo protagonistas nas cenas política e social. Mas a paridade entre homens e mulheres ainda tem muito caminho a ser percorrido.

E o mercado de tecnologia ainda é um setor dominado pelos homens. E lutando contra essa corrente, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Grace Hopper foi a criadora daquele que é considerado o primeiro software de computador. A freira Mary Kenneth Keller foi a primeira norte-americana a conseguir um PhD em Ciência da Computação e participou da criação da linguagem BASIC. 

Na abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia (SETI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizada ontem, segunda-feira, 16, Serena Fernandes, especialista em desenvolvimento de linguagem Java da empresa Avenue Code, ministrou a palestra "Mulheres na TI". 

Formada pela Cotemig, Serena é co-fundadora da Minas da TI, um grupo formado por mulheres que atuam na área de tecnologia da informação ou que atuam em outras áreas e possuem interesse por tecnologia. 

O grupo tem por objetivo empoderar mulheres e promover a troca de conhecimento. Para isso, utilizam tecnologia como ferramenta para atingir esses objetivos. Atualmente o grupo é exclusivo para mulheres.

Com as exceções da diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, e a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, o mercado de tecnologia é ainda mais restritivo a mulheres do que empresas de outros setores.

De acordo com notícia do site da revista Época Negócios, publicada em agosto de 2015, entre as companhias do SP 100, o ranking com as maiores empresas do mundo compilado pela agência de risco Standard&Poor’s, 20% delas têm, pelo menos, uma diretora. 

Ainda de acordo com a reportagem, no Vale do Silício, o mesmo acontece só com 10% das empresas. Ao descer na cadeia hierárquica, o problema persiste. No Google, 30% dos funcionários são mulheres. Se levarmos em conta a divisão mais importante, a de engenharia, a relação é menor: 17%. No Brasil, encolhe ainda mais. Somente 10% dos engenheiros no centro de engenharia de Belo Horizonte são mulheres. Não é um problema isolado. 

A publicação destaca ainda que a mesma relação desigual entre homens e mulheres acontece no Facebook (31% são mulheres), na Apple (30%) e no Twitter (30%). Para piorar, só 10% dos aportes financeiros são feitos em startups comandadas por mulheres, segundo estudo da Harvard Business School.

A SETI vai até o próximo domingo, 23. O evento é organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), Centros Acadêmicos (CA's) de Ciência da Computação e de Sistema de Informação, Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI) Ciência da Computação e Sistema de Informação e a Empresa CompJr.

Confira a programação completa da SETI: http://www.seti2016.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.