Pular para o conteúdo principal

MULHERES NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É TEMA DE PALESTRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Serena Fernandes ministrou a palestra sobre Mulheres na TI
Nos últimos anos as mulheres tem conquistado mais espaço no mercado de trabalho, nas graduações e nas mídias, também sendo protagonistas nas cenas política e social. Mas a paridade entre homens e mulheres ainda tem muito caminho a ser percorrido.

E o mercado de tecnologia ainda é um setor dominado pelos homens. E lutando contra essa corrente, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Grace Hopper foi a criadora daquele que é considerado o primeiro software de computador. A freira Mary Kenneth Keller foi a primeira norte-americana a conseguir um PhD em Ciência da Computação e participou da criação da linguagem BASIC. 

Na abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia (SETI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizada ontem, segunda-feira, 16, Serena Fernandes, especialista em desenvolvimento de linguagem Java da empresa Avenue Code, ministrou a palestra "Mulheres na TI". 

Formada pela Cotemig, Serena é co-fundadora da Minas da TI, um grupo formado por mulheres que atuam na área de tecnologia da informação ou que atuam em outras áreas e possuem interesse por tecnologia. 

O grupo tem por objetivo empoderar mulheres e promover a troca de conhecimento. Para isso, utilizam tecnologia como ferramenta para atingir esses objetivos. Atualmente o grupo é exclusivo para mulheres.

Com as exceções da diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, e a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, o mercado de tecnologia é ainda mais restritivo a mulheres do que empresas de outros setores.

De acordo com notícia do site da revista Época Negócios, publicada em agosto de 2015, entre as companhias do SP 100, o ranking com as maiores empresas do mundo compilado pela agência de risco Standard&Poor’s, 20% delas têm, pelo menos, uma diretora. 

Ainda de acordo com a reportagem, no Vale do Silício, o mesmo acontece só com 10% das empresas. Ao descer na cadeia hierárquica, o problema persiste. No Google, 30% dos funcionários são mulheres. Se levarmos em conta a divisão mais importante, a de engenharia, a relação é menor: 17%. No Brasil, encolhe ainda mais. Somente 10% dos engenheiros no centro de engenharia de Belo Horizonte são mulheres. Não é um problema isolado. 

A publicação destaca ainda que a mesma relação desigual entre homens e mulheres acontece no Facebook (31% são mulheres), na Apple (30%) e no Twitter (30%). Para piorar, só 10% dos aportes financeiros são feitos em startups comandadas por mulheres, segundo estudo da Harvard Business School.

A SETI vai até o próximo domingo, 23. O evento é organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), Centros Acadêmicos (CA's) de Ciência da Computação e de Sistema de Informação, Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI) Ciência da Computação e Sistema de Informação e a Empresa CompJr.

Confira a programação completa da SETI: http://www.seti2016.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho