Pular para o conteúdo principal

OS SECRETARIÁVEIS DE JOSÉ CHEREM


O médico urologista José Cherem (PSD) se reuniu no último dia 6, com vereadores eleitos para a próxima legislatura em Lavras, no Sul de Minas. Cherem, que vai assumir o comando da cidade a partir de 1º de janeiro de 2017, com um salário de R$20.623,70, realizou a confraternização para afinar o discurso com os futuros parlamentares para garantir a sua governabilidade.

Após as eleições municipais de 2 de outubro, um dos pontos que vai ascender discussões nos próximos meses é a escolha para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lavras. 

Por enquanto, nenhum nome levantou ainda discussões nos bastidores, mas de acordo com fontes ligadas ao grupo político da família Cherem, João Paulo Felizardo (PSD), parlamentar reeleito e que foi o mais votado nesta eleição, estaria enxergando que está a sua hora de alçar voo rumo a cadeira da presidência.

Para a liderança do governo na Câmara, a estreante Cristiane Costa (PSD) é o nome mais especulado para ocupar o posto. Paralelo, um certo fator decisivo e aguardado ainda pode mexer na composição do futuro Legislativo local.

Do outro lado, não se tem notícias ainda sobre nomes para compor um bloco de oposição ao futuro prefeito na Câmara e nem um nome de contraponto para a presidência do Legislativo local.

Em outra frente, começam a ser levantadas especulações quanto a formação do primeiro escalão do governo José Cherem. 

O futuro vice-prefeito Edson Alves de Abreu, é dado como certo para assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Rurais. Ex-vereador e produtor rural, Duti, como é mais conhecido, deve assumir o posto tanto pelo conhecimento e articulação que possui na zona rural, quanto para geração de economia aos cofres públicos, uma vez poderá optar entre o salário de vice ou de secretário municipal.

A ex-secretária de Educação da administração Marcos Cherem (PSD), Cláudia das Neves Lopes é o nome mais lembrado para retornar a pasta, mas as especulações diante do seu nome já geraram apreensão e um certo descontentamento no setor, mesmo entre apoiadores do prefeito eleito. 

Em uma entrevista, José Cherem disse que tem pessoas na atual administração de Silas Costa Pereira (PMDB) que podem ser aproveitadas em sua gestão. Além disso, o prefeito deve abrir espaços para vereadores que não conseguiram se reeleger, seja no primeiro ou segundo escalão e também candidatos que não foram eleitos, mas são aliados.

Na pasta da Defesa Social e Trânsito, por exemplo, um vereador, que não se reelegeu, de acordo com especulações, estaria articulando apoios para uma propensa indicação para o cargo. O mesmo já estaria em um política de aproximação amigável com os servidores do órgão.

Para a Controladoria do município, um profissional com militância em nível estadual na entidade de classe da carreira que atua, é o cotado para assumir o cargo.

O ex-prefeito Marcos Cherem e o ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), além do deputado estadual Fábio Cherem (PSD) também devem indicar nomes para postos na futura gestão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.