Pular para o conteúdo principal

CAI O ARTICULADOR POLÍTICO DE TEMER

Ministro da Secretaria de Governo, político baiano mergulha o governo em sua pior crise. Oposição vai pedir impeachment de Temer
Cortejado pelos altos escalões da República, Geddel Vieira Lima pede para sair em meio a um escândalo sem precendentes

Em dia de Black Friday no Brasil, cai o sexto ministro do governo do presidente Michel Temer (PMDB). Articulador político, linha frente das negociações pela aprovação da Proposto de Emenda a Constituição (PEC) 55, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) deixa o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República envolto em denúncias de uso do cargo para tentar obter benefícios privados.

Geddel, que foi um dos artífices do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff (PT),  enviou por e-mail sua carta de demissão a Michel Temer nesta sexta-feira, 25. 

O ministro começou a balançar no cargo neste mês, quando Calero concedeu uma entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" denunciando a pressão de Geddel.

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (PMDB-RJ) de ter advogado em causa própria e cometido tráfico de influência ao fazer pressões para que Calero agisse pela liberação de uma obra embargada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Salvador, na Bahia.

Pivô da maior crise do governo Temer, o ministro Geddel Vieira Lima ficou insustentável no cargo, mas apesar de todas as evidências de que agiu em interesse próprio, o presidente Michel Temer tentou blindá-lo.

A situação de Geddel no governo se agravou ontem, quinta-feira, 24, se tomou conhecimento que não foi só o então ministro da Secretaria de Governo que pressionou o ex-ministro Marcelo Calero, a liberar uma obra ilegal em Salvador, que agride o patrimônio histórico da capital baiana.

Em seu depoimento à Polícia Federal (PF), Calero afirmou que Temer também o pressionou a liberar o espigão de 107 metros de altura, onde Geddel tem um imóvel de R$ 2,4 milhões.

"Que na quinta, 17, o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado 'dificuldades operacionais' em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia-Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução (...) Que, no final da conversa, o presidente disse ao depoente 'que a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão'", diz o ministro, em um trecho do depoimento.

De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Temer aceitou o pedido de demissão de Geddel, que era responsável pela articulação política do governo.

Geddel Vieira Lima já se envolveu em outras polêmicas anteriormente. Ele foi um dos "anões do orçamento", um escândalo ocorrido a 20 anos atrás, no qual políticos manipulavam emendas parlamentes com o objetivo de desviar os dinheiros por meio de entidades sociais fantasmas ou com a ajuda de empreiteiras. 

Mesmo com a saída de Geddel Vieira Lima do governo, os outros partidos de oposição vão apresentar o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. 

Lava Jato
Em relatório da Polícia Federal o ministro-chefe da Secretaria de Governo, que pediu demissão do cargo hoje, Geddel Vieira Lima, é acusado por um dos delatores da Operação Lava Jato como “boca de jacaré” pela ganância em conseguir uma transação do FI-FGTS (fundo de investimento do FGTS) que totalizou RS$ 330 milhões que o favoreceria.

O operador financeiro do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o empresário Lucio Funaro é quem acusa Geddel de participação no caso. Funaro foi preso pela PF na Operação Lava Jato.  A denúncia foi feita pela revista Época.

A suspeita contra Geddel foi descoberta após perícia feita pela PF no celular de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal e, atualmente, delator da Lava Jato. Em 2012, Cleto operou dentro do FI-FGTS em favor de Cunha e Funaro. Em troca, Cleto disse que recebia propina.

Sem o cargo, Geddel perde o foro privilegiado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho