Pular para o conteúdo principal

CRESCIMENTO DAS FAVELAS DIANTE DA CRISE DO CAPITAL É TEMA DE DISSERTAÇÃO NA UFJF

Banca de mestrado ocorreu nesta terça-feira, 29, na Faculdade de Serviço Social
O processo de favelização da cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, na atualidade é o tema da dissertação de mestrado da aluna do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS), Laís Maria Lima Barbosa. 

O estudo tem como título “Desenvolvimento das forças produtivas, crescimento da população supérflua e favelização nesses tempos de crise estrutural do capital: um estudo sobre a Vila Olavo Costa.” 

A defesa aconteceu nesta terça-feira, 29, sob orientação da professora Elizete Maria Menegat na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No trabalho, Laís aborda as dificuldades de acumulação do capital devido à crise econômica mundial contemporânea, a busca de soluções para a crise por meio da automação dos processos produtivos e o consequente aumento do desemprego estrutural e da pobreza, que levaria à formação das favelas. 

“Discutir essa questão é essencial na busca de extrapolar o senso comum e dar à população mais pobre a visibilidade junto à academia, despertando uma consciência, em busca de um entendimento que possa provocar mudanças”, explica a mestranda.

A Vila Olavo Costa, bairro carente de Juiz de Fora, foi usada como exemplo, por ser a primeira área da cidade considerada favela. Laís já havia estudado o bairro na graduação, quando fez estágios na região e chegou a entrevistar moradores. 

“A Vila é um exemplo emblemático das questões que discuto no mestrado. A região começou a ser povoada na década de 1950 e é hoje uma das maiores áreas de favela em Juiz de Fora, com características, como pobreza, violência e tráfico de drogas.” 

Para a professora orientadora, Elizete Maria Menegat, o trabalho é inovador ao buscar compreender a produção da pobreza na sociedade, a partir de uma crise econômica profunda que causa o desemprego. 

“As pessoas sem ocupação, que chamamos de excedentes da força de trabalho, vão se concentrar espacialmente em pontos definidos da cidade, como as vilas, as comunidades, as favelas. Diante de uma crise mundial, cuja solução é pensada pela via da automação, vai sendo aumentado o volume de pessoas sem ocupação, sendo a maioria delas formada pelas populações negra e parda. Essa é uma discussão importante a ser feita”, considera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho