Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO DO DEMOCRATAS QUER VIABILIZAR CAMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Proposta é antiga e voltou a cena. No momento, nenhuma instituição federal de ensino superior apresentou oficialmente proposta para se instalar na cidade

José Roberto Scolforo, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Carlos Melles (DEM-MG)
Em seu perfil na rede social Facebook, o deputado federal mineiro Carlos Melles, do Partido Democratas (DEM-MG), informou que esteve com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, reiniciando o trabalho para a implantação do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, na sua terra natal, São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.

Na postagem, o parlamentar - que foi ministro do Esporte e Turismo (2000/2002) no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas no governo Antonio Anastasia (PSDB) - comemora ainda que o Centro de Excelência se integra ao esforço que a cidade de São Sebastião do Paraíso possa sediar um campus de uma universidade federal.

O parlamentar do Sul de Minas aparece ao lado do ministro Leonardo Picciani e do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. A proposta de um campus da universidade em São Sebastião do Paraíso é antiga e agora está sendo ressuscitada. Anteriormente, chegou a ser cogitada a instalação de um campus da UFLA. Mas atualmente não se sabe ainda qual instituição possa querer e tenha viabilidade de se instalar naquela cidade.

A proposta está sendo reerguida em meio um momento crítico pelo qual passa a educação superior no Brasil. Só na UFLA, neste momento, quatro segmentos da instituição (estudantes, servidores, professores e pós-graduandos) estão em greve contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela os gastos públicos em saúde e educação por 20 anos. Na última sexta-feira, 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou pela suspensão do calendário acadêmico na instituição. Hoje, quinta-feira, 24, docentes das universidades federais iniciaram uma greve nacional contra a PEC 55.


De acordo com Melles, o reitor apresentou ao ministro, na reunião realizada nesta quarta-feira, 23, em Brasília, a solicitação para complementação de recursos para investimentos no complexo esportivo da universidade, com foco na promoção de atletas de alto rendimento. Ainda segundo o parlamentar - que foi um dos mais ferrenhos defensores do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) - o ministro deverá fazer uma visita à universidade no mês de dezembro.

Recentemente o reitor da UFLA esteve participando em solenidade no Palácio do Planalto e em fotografia postada no site institucional da universidade aparece cumprimentando o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). 

Em outra notícia, o reitor aparece ao lado do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha (PMDB-SP).

AÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA

Os professores e servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, amanhã, sexta-feira, 25, a ação "Defesa da Educação, Saúde e Cultura: exercendo a cidadania".

O eventoserá realizado a partir das 10h, na Praça Doutor Augusto Silva e contará com aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, apresentação musical de artistas da universidade e da cidade.

Estudantes, professores, artistas, poetas, músicos e a comunidade lavrense estarão exercendo a sua cidadania e lutando em defesa do País de uma maneira diferente: prestando serviço à comunidade local. A ação também será um canal de diálogo e exposição da atual conjuntura nacional.

Os grupos Cabelinho da Lua e Los Sirius já confirmaram presença. Também haverá um palco livre onde haverá recital de poesia, varal de frases para compartilhar experiências vividas, conversa com a comunidade local e atividades para crianças e debates.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...