Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO DO DEMOCRATAS QUER VIABILIZAR CAMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Proposta é antiga e voltou a cena. No momento, nenhuma instituição federal de ensino superior apresentou oficialmente proposta para se instalar na cidade

José Roberto Scolforo, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Carlos Melles (DEM-MG)
Em seu perfil na rede social Facebook, o deputado federal mineiro Carlos Melles, do Partido Democratas (DEM-MG), informou que esteve com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, reiniciando o trabalho para a implantação do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, na sua terra natal, São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.

Na postagem, o parlamentar - que foi ministro do Esporte e Turismo (2000/2002) no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas no governo Antonio Anastasia (PSDB) - comemora ainda que o Centro de Excelência se integra ao esforço que a cidade de São Sebastião do Paraíso possa sediar um campus de uma universidade federal.

O parlamentar do Sul de Minas aparece ao lado do ministro Leonardo Picciani e do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. A proposta de um campus da universidade em São Sebastião do Paraíso é antiga e agora está sendo ressuscitada. Anteriormente, chegou a ser cogitada a instalação de um campus da UFLA. Mas atualmente não se sabe ainda qual instituição possa querer e tenha viabilidade de se instalar naquela cidade.

A proposta está sendo reerguida em meio um momento crítico pelo qual passa a educação superior no Brasil. Só na UFLA, neste momento, quatro segmentos da instituição (estudantes, servidores, professores e pós-graduandos) estão em greve contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela os gastos públicos em saúde e educação por 20 anos. Na última sexta-feira, 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou pela suspensão do calendário acadêmico na instituição. Hoje, quinta-feira, 24, docentes das universidades federais iniciaram uma greve nacional contra a PEC 55.


De acordo com Melles, o reitor apresentou ao ministro, na reunião realizada nesta quarta-feira, 23, em Brasília, a solicitação para complementação de recursos para investimentos no complexo esportivo da universidade, com foco na promoção de atletas de alto rendimento. Ainda segundo o parlamentar - que foi um dos mais ferrenhos defensores do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) - o ministro deverá fazer uma visita à universidade no mês de dezembro.

Recentemente o reitor da UFLA esteve participando em solenidade no Palácio do Planalto e em fotografia postada no site institucional da universidade aparece cumprimentando o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). 

Em outra notícia, o reitor aparece ao lado do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha (PMDB-SP).

AÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA

Os professores e servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, amanhã, sexta-feira, 25, a ação "Defesa da Educação, Saúde e Cultura: exercendo a cidadania".

O eventoserá realizado a partir das 10h, na Praça Doutor Augusto Silva e contará com aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, apresentação musical de artistas da universidade e da cidade.

Estudantes, professores, artistas, poetas, músicos e a comunidade lavrense estarão exercendo a sua cidadania e lutando em defesa do País de uma maneira diferente: prestando serviço à comunidade local. A ação também será um canal de diálogo e exposição da atual conjuntura nacional.

Os grupos Cabelinho da Lua e Los Sirius já confirmaram presença. Também haverá um palco livre onde haverá recital de poesia, varal de frases para compartilhar experiências vividas, conversa com a comunidade local e atividades para crianças e debates.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.