Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL ENTREGA 192 KITS DE SEGURANÇA A AGENTES PENITENCIÁRIOS

Servidores em situação de risco em razão do exercício de suas atividades funcionais receberão material para proteção pessoal

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), entregou nesta quinta-feira, 24, durante evento na Cidade Administrativa, 192 kits de segurança a agentes de segurança penitenciários. 

O objetivo é ampliar a proteção dos servidores, devido à natureza de risco de suas atividades funcionais.

Cada kit é composto por uma pistola Taurus calibre .40 e um colete balístico. Ao todo, foram investidos R$ 524,7 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Júlio.

O governador ressaltou que, pela primeira vez, o governo mineiro fez uma entrega desse tipo, simbolizando a preocupação com a segurança efetiva de cada agente prisional do Estado. “Esse kit é individual. Ele vai ser usado pelo agente prisional mesmo fora da sua atividade de serviço”, afirmou o governador.


Pimentel disse que um sistema prisional equilibrado depende de dois fatores: agentes motivados, bem treinados e bem remunerados, e internos com condições de trabalho e ressocialização dentro das unidades prisionais. Isso, segundo o governador, justificou a criação da Secretaria de Administração Prisional em agosto deste ano.

“Como é que nós vamos ter um sistema com 69 mil internos, um contingente que é o segundo maior no Brasil, e você não tem um órgão com estatura de secretaria para cuidar disso? É um erro grave de administração que nós resolvemos na última reforma administrativa”, completou.

O governador também salientou a importância das emendas parlamentares para o atendimento de demandas da sociedade. “As emendas parlamentares, que às vezes são criticadas, são a forma mais transparente e objetiva que o deputado tem de, efetivamente, fazer política para as suas comunidades. Esse é o verdadeiro mecanismo da boa política. Estamos trabalhando em Minas Gerais com olhar para o conjunto do Estado, um olhar regionalizado”, finalizou.

O governo de Minas Gerais vem desenvolvendo uma série de ações para aumentar a segurança dos agentes. A entrega dos kits é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e, somada a outras ações, potencializará a proteção e a resposta a casos concretos cuja medida de proteção seja requerida. Poderão ser beneficiados os servidores integrantes do quadro efetivo de agentes de segurança penitenciários aprovados no treinamento com arma de fogo.

Os interessados deverão preencher um termo de solicitação de inclusão, comprovando a necessidade de participação como declaração formal de testemunhas, boletins de ocorrência interna, boletins de ocorrência policial e relatórios de inteligência, entre outros.

O secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski acredita que a entrega dos kits representa uma parte do trabalho da secretaria, que está empenhada em valorizar o trabalho do agente de segurança penitenciário.

“Rendo minhas homenagens aos valorosos agentes de segurança penitenciários pelo trabalho e amor a causa, e peço-lhes que façam uso desses equipamentos sempre com sabedoria e bom senso para colocar a razão acima da emoção, valendo-se das boas técnicas de uso desse equipamento”, afirmou.

Também participaram da entrega os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), de Segurança Pública, Sérgio Menezes, além de representantes do sistema prisional e agentes de segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.