Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL PRESIDE CERIMÔNIA DE ENTREGA DA MEDALHA SANTOS DUMONT


O governador Fernando Pimentel presidiu, nesta terça-feira, 8, na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, a solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont. A comenda é concedida pelo Governo de Minas Gerais e, neste ano, foram agraciadas 111 personalidades e uma entidade. O próprio governador foi orador da cerimônia.

Pimentel destacou que o espírito inovador de Santos Dumont deve ser usado como inspiração pelos cidadãos e pelo país para vencer esta “fase difícil na vida brasileira”. 

“Temos problemas graves na política e na economia, que repercutem diretamente na vida de cada brasileiro e de cada brasileira. E a superação desses problemas requer muito trabalho, empenho e sacrifício. Pois foi com trabalho, com determinação e com muito empenho que Santos Dumont venceu o desafio, aparentemente intransponível, de colocar em voo a primeira aeronave mais pesada que o ar. Ele não se deixou abater pelas críticas, pelos insucessos temporários, nem pelas pedras no caminho. Este é o exemplo que temos de seguir”, apontou.

O governador também ressaltou ser “preciso reatar laços básicos da convivência democrática” e que uma nação só se faz forte e coesa se houver “respeito às regras constitucionais”.

“Ninguém tem o monopólio da verdade nem uma procuração para decidir sozinho o que é melhor para o povo. No estado democrático de direito, ninguém pode estar acima da lei. Não estão acima dela os políticos, nem os militares, mas tampouco estão os juízes e os promotores. Todos, sem exceção, à lei devem se submeter e respeitar antes de tudo o direito do outro, o direito do diferente, do oposto. Esse respeito sagrado é o que caracteriza os estados democráticos, e os diferencia dos regimes de exceção”, comentou.

Segundo Pimentel, a crise que afeta União, estados e municípios só será superada com humildade e generosidade por parte dos governos e das oposições. 

“A crise não será superada fomentando o ódio e a intolerância na política e na vida pública. Não será superada com pretensas soluções econômicas, que propõem um falso equilíbrio fiscal à custa do aumento da desigualdade e do desemprego. Não será superada com a produção da desesperança e do desalento na vida da nossa gente. Ao contrário. Superá-la exige, acima de tudo, humildade e generosidade de um lado - o dos governos - para governar para todos, sem revanchismos nem perseguições, e de outro lado - o das oposições - para não apostar no quanto pior melhor”, afirmou.

Homenagem
A medalha foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). É concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze. 

A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o lugar onde nasceu o inventor do avião e guarda um preciso acervo de Santos Dumont, entre réplicas de aviões e objetos do inventor.

O prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria, ressaltou a importância de reverenciar a memória do inventor. "Em tempos em que nossos valores de nação e de orgulho à pátria andam carecidos de brio e expressividade contemporânea, renomear Alberto Santos Dumont, sem dúvida, é inspirador. 

Foi nesta fazenda - e hoje museu - Cabangu, o local onde há 143 anos nasceu o brasileiro cuja fantástica capacidade criativa mudou a forma de locomoção em grandes distâncias com sua genialidade e criatividade". 

Condecorado com a medalha, o subcomandante do Batalhão Aéreo de Belo Horizonte e piloto de helicóptero da Esquadrilha Pégasus, major Didier Ribeiro Sampaio, está há 23 anos na Polícia Militar de Minas Gerais, sendo 15 dedicados ao policiamento aéreo. 

"É uma atividade prazerosa e estou profissionalmente muito realizado. Eu faço o que eu gosto. É uma situação maravilhosa ser reconhecido como essa comenda tão importante para nós da aviação e da Polícia Militar", destacou.

Outro oficial condecorado foi coronel intendente da Aeronáutica, Ângelo Nascimento Marroso, com 32 anos de serviços prestados. Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, voltou ao estado para trabalhar no parque aeronáutico de Lagoa Santa. 

"Nesse momento da carreira, ser condecorado com essa comenda é uma gratidão e uma honra muito grande. A paixão eu adquiri ao longo da carreira e, hoje, sou completamente apaixonado pelo o que eu faço", enfatizou.

Para a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Maria Ângela Figueiredo Braga, pesquisadora do Núcleo de Violência e Criminalidade – e também condecorada -, "a medalha tem um sentido amplo que o próprio nome de Santos Dumont nos remete, que é essa capacidade de criar, construir e voar, alçar voos". 

Segundo ela, a homenagem leva à "sensação de pertencimento àquele lugar que você trabalha. A Unimontes é um espaço muito interessante e enriquecedor que contribui para a formação das pessoas que hoje estão no Norte de Minas, no sertão de Minas Gerais", disse. 

Santos Dumont
Nascido em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Em 1892, foi estudar na França. Em 1906, realizou o voo do 14-Bis, um pequeno avião de alumínio, bambu e seda japonesa. 

O voo, considerado o primeiro feito com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu vários prêmios, inclusive do Aeroclube da França.

Em 1932, com a saúde debilitada, Santos Dumont foi levado pela família para uma estação de repouso no Guarujá, no litoral de São Paulo, aos 59 anos.

Fazenda Cabangu
A família do inventor chegou àquela região da Serra da Mantiqueira em 1872, quando o engenheiro Henrique Dumont foi comandar as obras de construção da estrada de ferro que cortava os vilarejos de João Gomes (atual Santos Dumont) e João Aires. Um ano depois, nasceu Alberto. Os Dumont só ficaram ali até 1875. A casa de Cabangu acabou se tornando apenas um ponto de apoio para os trabalhadores da ferrovia.

Em 1919, Alberto Santos Dumont decidiu retornar à casa natal. Ganhou o imóvel de presente do governo e se tornou um criador de gado. 

Em meados da década de 1920, teve que deixar Cabangu para tratar da saúde na Europa. Mesmo distante, não escondia o desejo de que o local fosse preservado e doado à nação. 

Depois de sua morte, em 1932, uma comissão liderada pelo jornalista Oswaldo Castelo Branco se empenhou na transformação da velha residência em museu. Criado pelo Governo de Minas em 1956, o parque histórico só foi oficialmente inaugurado em 1973.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.