Pular para o conteúdo principal

LUMINÁRIAS DESATIVA O ATERRO CONTROLADO


Luminárias, no Sul de Minas, desativou o aterro que funcionava, há décadas, como depósito para o lixo coletado no município. 

Uma empresa foi contratada, em processo licitatório, com o objetivo de gerenciamento de coleta, transporte e destinação final do resíduos. 

Atualmente, são depositados cerca de 18 toneladas de lixo orgânico por semana. A empresa contratada disponibiliza caçambas onde são acomodadas os resíduos sólidos e a cada semana caminhões roll-on ou roll-off fazem o transporte até a destinação final, onde recebe o tratamento adequado. 

Os resíduos que são coletados não terão mais contato direto com o terreno, deixando de prejudicar o solo. Essa medida dá fim a um problema crônico enfrentado há décadas pelo município, que ocasionava sérios danos ambientais e sociais.

Além disso, de acordo com a prefeitura da cidade, outras ações já estão sendo tomadas e o município já está finalizando todos os processos legais para participar de um consórcio com outros municípios vizinhos para tratar o lixo.

Para o prefeito Arthur Maia Amaral (PT), Luminárias dá um passo importante para o desenvolvimento. 

“Finalmente desativamos o aterro de Luminárias e proporcionamos um transbordo do nosso lixo para locais adequados e preparados para receber os devidos tratamentos! É uma grande conquista para nosso município, pois evitamos danos ou riscos à saúde pública e reduzimos os impactos ambientais.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA ESTADUAL FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE SABÃO EM PÓ

Em mais uma ação integrada de combate à clandestinidade e à sonegação fiscal, a Receita Estadual, por intermédio da Delegacia Fiscal de Divinópolis, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fecharam uma fábrica de sabão em pó falsificado, localizada na zona rural de Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação, batizada de Sabão Odores, resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de cerca de 27 toneladas de sabão em pó falsificado, embalado com se fossem de uma marca conhecida do mercado. Na ação realizada na terça-feira (5/8), também foram encontrados 15 trabalhadores e o espaço foi interditado para a perícia técnica. Esta foi a 12ª fábrica clandestina do tipo identificada em 2025 na região. Desde 2024, a Receita Estadual tem intensificado sua presença em operações conjuntas, como ocorreu em junho deste ano, quando foram apreendidas, em Bom Despacho, 18 toneladas de sabão adulterado, 20 toneladas a granel e 14,4 mil caixas prontas para distribuição. Operaçã...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.