Luminárias, no Sul de Minas, desativou o aterro que funcionava, há décadas, como depósito para o lixo coletado no município.
Uma empresa foi contratada, em processo licitatório, com o objetivo de gerenciamento de coleta, transporte e destinação final do resíduos.
Atualmente, são depositados cerca de 18 toneladas de lixo orgânico por semana. A empresa contratada disponibiliza caçambas onde são acomodadas os resíduos sólidos e a cada semana caminhões roll-on ou roll-off fazem o transporte até a destinação final, onde recebe o tratamento adequado.
Os resíduos que são coletados não terão mais contato direto com o terreno, deixando de prejudicar o solo. Essa medida dá fim a um problema crônico enfrentado há décadas pelo município, que ocasionava sérios danos ambientais e sociais.
Além disso, de acordo com a prefeitura da cidade, outras ações já estão sendo tomadas e o município já está finalizando todos os processos legais para participar de um consórcio com outros municípios vizinhos para tratar o lixo.
Para o prefeito Arthur Maia Amaral (PT), Luminárias dá um passo importante para o desenvolvimento.
“Finalmente desativamos o aterro de Luminárias e proporcionamos um transbordo do nosso lixo para locais adequados e preparados para receber os devidos tratamentos! É uma grande conquista para nosso município, pois evitamos danos ou riscos à saúde pública e reduzimos os impactos ambientais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário