Pular para o conteúdo principal

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AUNDE SOBRE O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CEUFLA

ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (AUNDE) DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CENTRO EDUCACIONAL UFLA (CEUFLA)


Nós, membros da Diretoria da Associação dos Usuários do Núcleo de Desenvolvimento Educacional - AUNDE, entidade que administra a escola de ensino infantil e fundamental em funcionamento na UFLA, denominada CEUFLA, e membros da Comissão de Pais de alunos dessa escola, vimos a público esclarecer os fatos que culminaram com o encerramento das atividades dessa escola a partir do final do corrente ano. 

1. A escola foi fundada em 1987 no campus histórico da UFLA, sob a denominação de “Creche ESAL”. Em 1994, a AUNDE torna-se mantenedora da escola por meio dos acordos de mútua cooperação firmados com a UFLA, sendo o último com vigência até o ano de 2012. Desde então, a diretoria da AUNDE vem tentando, sistematicamente, firmar um novo acordo com a reitoria da UFLA. 

2. Em abril de 2016, a direção da AUNDE recebeu dois ofícios da PROPLAG/UFLA (ANEXOS 1 e 2), por meio dos quais foi informada que a UFLA não mais teria interesse em renovar a parceria com a Associação, e que esta deveria desocupar as instalações dentro do prazo improrrogável de 31/12/2016, pois a UFLA tinha outros interesses para ocupação das referidas instalações. 

3. Em assembleia da AUNDE realizada no dia 04/05/2016, os pais dos alunos do CEUFLA foram informados sobre tais ofícios e, após ampla discussão sobre as consequências dos mesmos, aprovaram a formação de uma Comissão de Pais, que ficaria encarregada de solicitar uma audiência com o reitor da UFLA. Em paralelo, foram coletadas 2188 assinaturas de pais e simpatizantes com a causa que solicitavam junto à Reitoria, a continuidade das atividades. Houve também uma intensa busca por espaços alternativos para a transposição da escola, porém não se achou um lugar ideal que abrigasse toda a sua estrutura. 

4. No dia 20/06/2016, houve a primeira reunião entre os membros da Comissão de Pais e membros da Diretoria Executiva da UFLA, ocasião em que os primeiros apresentaram ao Reitor um pedido de reavaliação dos ofícios supracitados, com as devidas argumentações (ANEXO 3). Diante disso, o reitor mostrou-se sensibilizado em analisar o assunto junto à direção executiva da UFLA, dizendo que em breve, convocaria a Comissão para uma nova reunião. 

5. Essa nova reunião ocorreu em 21/07/2016, com a presença também do procurador federal lotado na UFLA, Dr. José Olímpio Ribeiro Silveira. Na ocasião, o reitor da UFLA informou aos membros da Comissão de Pais que encontrara um caminho, com base no DECRETO No 8.726, de 27 de Abril de 2016, por meio do qual a parceria entre a AUNDE e a UFLA poderia ser continuada. Ficou acertado que a reitoria iria apresentar, dentro do prazo máximo de 3 meses a partir daquela data, um documento contendo as diretrizes básicas para um novo acordo (contrato) de mutua cooperação entre as entidades. Diante disso, a Comissão de Pais emitiu um comunicado a todos os pais de alunos do CEUFLA em 22/07/2016, comunicando dos resultados desta reunião (ANEXO 4). 

6. No dia 28/10/2016, a direção da AUNDE recebeu uma correspondência do reitor, contendo as exigências colocadas pela UFLA para um novo acordo com a AUNDE (ANEXO 5). Tais exigências foram elaboradas por uma comissão designada pelo reitor, que posteriormente as subscreveu integralmente. Dentre essas, destacam-se: 1) que o ensino infantil seria ofertado exclusivamente pela UFLA; 2) que servidores da AUNDE deveriam trabalhar em prol do ensino infantil oferecido pela UFLA; 3) que todo o material pedagógico para o Ensino Infantil público seria oferecido pela AUNDE, 4) que o estatuto da AUNDE deveria ser alterado de forma que o presidente da mesma fosse indicado pelo Reitor ou passasse pelo seu crivo; dentre outros. 

7. Diante disso, reuniram-se a Comissão de Pais e a direção da AUNDE, a qual resultou na elaboração de ofício encaminhado ao reitor em 31/10/2016 (ANEXO 6). Em essência foi relatado ao reitor que a exclusão da AUNDE no Ensino Infantil tornaria a mesma financeiramente inviável, solicitando assim uma reavaliação por parte do mesmo, apresentando uma sugestão do oferecimento do Ensino Infantil por ambas as entidades. Nesta ocasião, solicitou-se também o pedido de autorização para abertura de matrículas, já que muitos responsáveis pelos alunos passaram a se mostrar ávidos e inseguros com a situação. Além disto, convocou-se uma assembleia da AUNDE para o dia 08/11/2016 a fim de esclarecer, aos associados, a evolução das negociações com a Reitoria e a situação do CEUFLA para 2017. 

8. A resposta da reitoria a esse ofício foi incisiva, com negativa à solicitação apresentada, momentos antes do início da assembleia. Nessa, o reitor subscreve integralmente o trabalho da comissão por ele designada, vetando também novas matrículas para 2017 no CEUFLA até que se celebrasse um novo Acordo (ANEXO 7). 

9. Todos estes fatos foram então repassados aos presentes na assembleia, e houve um consenso de que as condições impostas pela diretoria executiva da UFLA não poderiam ser atendidas, passando-se assim, a considerar o encerramento das atividades do CEUFLA. Discutiu-se, de forma ampla, alternativas ao encerramento bem como as duras consequências que esta decisão teria sob os professores e demais servidores da escola, sob os alunos, aos seus pais e à direção da AUNDE. Contudo, dado o risco da incerteza quanto ao futuro do CEUFLA geradas pelas exigências da reitoria supramencionadas, e a aproximação do período de matrícula em outras instituições, com muitos pais já procurando outras escolas para seus filhos, aprovou-se, com muito descontentamento, a proposta de encerramento das atividades do CEUFLA ao término do letivo de 2016. 

10. Estas decisões foram então repassadas à Reitoria da UFLA por meio do Ofício AUNDE No 24/2016, em 14/11/2016 (ANEXO 8). 

11. Convém ressaltar que as consequências nefastas do desmantelamento do CEUFLA serão sentidas por longos anos nas vidas das crianças e adolescentes, em seus pais e/ou responsáveis, nos funcionários, em toda a Comunidade da UFLA e de Lavras. 

12. Portanto, a Diretoria da AUNDE juntamente com a Comissão de Pais vem a público esclarecer os fatos, e lamentar profundamente que as exigências para a celebração do convênio tenham gerado tais barreiras à continuidade dos quase trinta anos de existência do CEUFLA, que tanto contribuiu para o progresso da UFLA e de Lavras.

Os ANEXOS mencionados na Nota de Esclarecimento podem ser conferidos no link a seguir: https://pt.scribd.com/document/331417889/NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-DA-AUNDE-SOBRE-O-ENCERRAMENTO-DAS-ATIVIDADES-DO-CEUFLA

Matéria relacionada: Encerra-se uma escola!

Comentários

Anônimo disse…
Lamentável. Foi por pura maldade e politicagem.
Anônimo disse…
Engraça, Sr. Reitor, primeiro o V.Sa. diz que encontrou legalmente uma solução onde pode existir sim a parceria, depois passa um tempo o Sr. muda de ideia em cima da hora. Quais os assessores aconselharem o Sr. fazer tamanha palhaçada? O Sr. está bem servido de assessoria viu!

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.