Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL PARTICIPA DA ABERTURA DA EXPOCATADORES

Evento marca 15 anos do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e conta com a presença de trabalhadores do Brasil e da América Latina

O governador Fernando Pimentel participou na noite dessa segunda-feira, 28, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte, da abertura da 7ª edição da Expocatadores. Ele esteve acompanhando do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. 

É a primeira vez que a capital mineira recebe o evento, que contou com a presença de catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil e de outros países da América Latina.

Na ocasião, Pimentel assinou um decreto que instituiu a criação de um Grupo de Trabalho para promover estudos e propostas para o desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem em Minas Gerais e a inclusão socioprodutiva de catadores de matérias recicláveis. 

O governador ressaltou o apoio ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, que completa 15 anos.

“É uma emoção muito grande de estar com vocês e com o Lula, ver como o movimento se firmou e se consolidou nesses 15 anos. Eu sou testemunha disso tudo quando cheguei à Prefeitura de Belo Horizonte lá atrás, em 1993, quando elegemos o Patrus Ananias. Esse apoio continuou com o doutor Célio de Castro, que foi um parceiro do movimento. Depois eu fui prefeito e continuei apoiando e agora com muita luta chegamos ao Governo do Estado”, afirmou. 

Para Pimentel, a sociedade deve se inspirar nos catadores de materiais recicláveis para buscar esperança nos momentos difíceis.

O ex-presidente Lula relembrou as políticas públicas voltadas para os catadores durante seu mandato à frente da Presidência da República, entre elas a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem.

“Eu lembro quando criamos a Lei Nacional do Saneamento Básico (2007), que prioriza as cooperativas na coleta seletiva. Eu lembro da Medida Provisória que deu incentivos fiscais aos empresários que comprassem materiais recolhidos por catadores. Mas a coisa mais sagrada que vocês conquistaram foi a dignidade, foi o direito de andar de cabeça erguida”, afirmou Lula.

Diversas autoridades e lideranças compareceram ao encontro. Entre eles o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e os secretários de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, de Educação, Macaé Evaristo; Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...