Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE DE VIDA DOS PEQUENOS CAFEICULTORES

Professor da London Business School visita Coopercam e se impressiona com a qualidade de vida dos pequenos cafeicultores atendidos pela cooperativa
Professor Rajesh Chandy (centro) durante visita em pequena propriedade rural de Campos Gerais 

A Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), no Sul de Minas, recebeu a visita do professor Rajesh Chandy, da London Business School, a faculdade de administração mais prestigiada do continente europeu. Rajesh Chandy é uma das maiores autoridades internacionais em treinamento para pequenos agricultores em mercados emergentes. 

Professor Rajesh Chandy: autoridade internacional em pequenos agricultores 

O professor é orientador de um estudo internacional realizado pelos brasileiros Ariovaldo Alberto da Silva Júnior, médico neurologista de São Paulo, juntamente com o engenheiro agrônomo Rafael Alberto S. e Silva. 

O objetivo do estudo é entender como novas formas de ensinar podem ser mais efetivas em ajudar o pequeno cafeicultor a obter a certificação em sustentabilidade, selo exigido para entrar em mercados de outros países.

De acordo com Ariovaldo, a Coopercam foi escolhida por ser considerada uma das cooperativas mais estruturadas e organizadas do Brasil e por realizar com seus cooperados, sobretudo com os pequenos produtores, um projeto de certificação com muita eficiência. 

Trata-se do Programa Nucoffee Sustentia, realizado pela Syngenta, que, através da tecnologia e capacitação, ajuda os produtores de café a adotarem práticas mais sustentáveis.

“Tem sido feito um experimento na Coopercam no intuito de comparar o novo método de aprendizado, chamado Synapse PBL, com o ensino tradicional conhecido como Dia de Campo. O que se espera com esse experimento é avaliar se um é superior ao outro em ensinar aos pequenos cafeicultores as boas práticas agrícolas necessárias para se obter a certificação”, explica Ariovaldo.

O tradicional Dia de Campo é um velho conhecido de todos na cadeia do agronegócio. Já o Synapse PBL é uma nova metodologia de ensino, criada pelo neurologista com base em um método europeu, o Problem Basead Learning (PBL). 

O Método Synapse-PBL promove a discussão de um problema em pequenos grupos liderados por um moderador. A ideia é promover a interação entre os pares, uma forma de aprendizagem interpessoal.

O professor Rajesh Chandy ficou impressionado com a qualidade de vida dos cooperados atendidos pela Coopercam. Ariovaldo completa: “a visão da escola que ele representa, que é a London Business School, é que o mundo precisa encontrar maneiras diferentes de fazer negócios que valorizem a vida das pessoas. E o grupo acredita que esse estudo vai ser algo que irá ajudar pequenos produtores do mundo rural a encontrar maneiras diferentes de aprender e, por conta disso, se manter sustentável no mercado, principalmente pela preocupação que todos têm em manter a próxima geração no campo”.

O Método Synapse-PBL ainda está em estudo e será implantado no primeiro semestre de 2017, e conta com as parcerias da Syngenta e de outras empresas.  
com Eliana Sonja -  da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...